A vela é um elemento de magia frequentemente utilizado na Umbanda. A tonalidade da cor da vela e sua finalidade pode variar de acordo com casa para casa, portanto, na dúvida sobre doutrina sempre procure o pai de santo de sua confiança e/ou do terreiro que você frequenta.
Branco: Geralmente usado para Oxalá e Loguan (Tempo). Usamos para pedir a paz (interior e a nossa volta), a calma, fortalecer a fé, usamos para cuidar de Anjo de Guarda, etc. Na ausência de velas coloridas é comum usar o branco que é conhecido como "servir" a todas as linhas.
Verde: Geralmente usado para Oxossi. Usamos para pedir prosperidade, sabedoria, inteligência, abertura de caminhos, fartura, desenvolvimento mediúnico, cura, etc.
Azul escuro: Usamos Para Ogum quando queremos pedir proteção e abertura de caminhos, para Oxum quando queremos pedir proteção e prosperidade e para Logunan (Tempo) quando queremos pedir que agilize ou retarde alguma questão temporal. Pode ser usada para algumas falanges de marinheiros dependendo da casa.
Azul turquesa: Usamos para Oxumare para pedir equilíbrio emocional.
Azul claro: Usamos para Yemanjá para pedir limpeza da mente, paz no lar, calmaria, livramento de fofocas, para algumas qualidades de marinheiros, para linha de êres, etc.
Rosa: Usamos para Oxum para pedir questões ligadas ao amor e para algumas falanges de Erês (Cosme e Damião) para pedir prosperidade, proteção, calma, etc.
Amarelo: Usamos para pedir prosperidade a Oxum, para linha de Baianos, algumas falanges de Ciganos, em algumas casas para Yansã, etc.
Magenta: Usamos para pedir proteção e resistência a mãe Obá.
Marrom: Usamos para pedir proteção e Justiça ao pai Xango.
Laranja: Usamos para pedir justiça e prosperidade a mãe Egunitá. Usamos para linha de boiadeiros para pedir limpeza espiritual, descarrego de energias negativas, etc.
Violeta: Usamos para pedir saúde e proteção a Obaluaê.
Vermelho: Usamos para pedir abertura de caminhos e proteção a Ogum. Em algumas casas pode ser usada para Yansã. Usamos para pedir caminhos a Pomba-Giras. Pode ser empregada para algumas falanges de Ciganos.
Lilás: Usamos para pedir sabedoria a mãe Nanã.
Bicolor Preto e Branco: Usamos para tratar e louvar as almas, para pedir pelos doentes a pai Obaluaê e Omolu, para algumas qualidades de Exu, etc.
Preta: Usamos para pedir limpeza, proteção e descarrego a Exu.
Bicolor Preto e Vermelho: Usamos para pedir caminhos, proteção, limpeza e descarrego a Exus e Pomba-Giras.
Bicolor Preto e Amarelo: Usamos para pedir prosperidade a Exu do ouro e para algumas qualidades de Zé Pilintra. Pode aidna ser utilizados a Exus e Pomba Giras ligadas a Oxum.
Bicolor vermelha e branca: Pode ser usada para Ogum, qualidades de Zé Pilintra, qualidades de Exu-mirim, etc.
Bicolor Preto e Verde: Pode ser usado para qualidades de Exu, em especial Exus ligados a Oxossi.
Prata: Pode ser usado para mãe Logunan e qualidades de Pomba-Giras e Ciganos.
Dourado: Usado para Oxum e qualidades de Ciganos, Pomba-Giras, etc.
Para saber mais sobre velas na Umbanda, indicamos a leitura:
PSICOLOGIA DAS CORES
A psicologia entre várias áreas de atuação contribui com o impacto das cores no comportamento humano. Primeiro é preciso saber quais são as cores primárias, secundárias, análogas, tonalidades, complementares, etc. Vejamos:
As cores se complementam ou se divergem. Elas somadas podem dar origem a outras cores. O segundo, passo é saber para que cada cor é indicada ou o que ela estimula:
Por ser uma ciência de diferentes vertentes teórica, a psicologia pode divergir entre o significado de uma cor e outra. Por isso, quando for estudar as cores, sempre observa a literatura e a construção do raciocínio.
CORES QUENTES X CORES FRIAS
No geral cores quentes trazem energia, vibração e movimento. Já as cores frias trazem calma, paz e tranquilidade:
QUE COR USAR NA VIRADA DE ANO?
Para atrair boa sorte ou boas energias, as pessoas se utilizam de roupas na virada do ano cuja cor atrai uma energia específica:
É importante ressaltar que não precisamos esperar a data da virada do ano para usar uma cor e seu benefício. Podemos escolher a tonalidade das nossas roupas diariamente de acordo com a energia que precisamos.
INDICAÇÃO DE LEITURA SOBRE PSICOLOGIA DAS CORES
Comentários
Postar um comentário