Pular para o conteúdo principal

PONTOS CARDEAIS E MANDALA DA PROSPERIDADE


INTRODUÇÃO


A necessidade de se localizar sempre foi uma coisa muito antiga: quem ia para guerra precisava saber voltar. Quem se lançava ao mar em navegações precisava saber para onde ia e assim por diante. Desta demanda e necessidade criaram os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste), que por sua vez originaram pontos colaterais (sudoeste, noroeste, sudeste e nordeste). 

Pontos cardeais correspondem aos pontos de partida para determinar as direções e são concebidos a partir da posição na qual o Sol se encontra durante o dia. Estes 4 pontos iniciais podem ser traduzidos como: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente; e Leste (E), intitulado de oriente.

Para estabelecer uma localização mais precisa são usados os pontos que se encontram no meio dos pontos cardeais ("colaterais"). Nos pontos intermediários, temos: Sudeste (entre sul e leste e sigla - SE), Nordeste (entre norte e leste - NE), Noroeste (entre norte e oeste - NO) e Sudoeste (entre sul e oeste - SO).

Na magia eles podem ser atrelados a terra, fogo, vento e água. Na Astrologia, podem ser atribuídos a signos cardeais. Na Umbanda em função da movimentação do Sol podem ser atribuídos a dia/noite, etc. A interpretação de como agem estes pontos de força em magia pode variar de casa para casa e de doutrina para doutrina. Na dúvida, sempre procure um pai de santo de sua confiança. 

COMO SE LOCALIZAR COM OS PONTOS CARDEAIS?



Leste (L): o lado onde o sol aparece no horizonte pela manhã indica o leste. O leste também é conhecido como "Oriente". Na Umbanda a linha de Ciganos é também chamada de "Linha do Oriente". 
Oeste (O): o lado onde o sol desaparece no horizonte indica o oeste.
Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
Nordeste (NE) - localizado entre o norte (N) e o leste (L).
Sudeste (SE) - localizado entre o sul (S) e o leste (L).
Noroeste (NO) - localizado entre o norte (N) e o oeste (O).
Sudoeste (SO) - localizado entre o sul e o oeste (O).

MANDALA DA PROSPERIDADE NA LINHA DE UMBANDA: USANDO A MAGIA E FORÇA DOS PONTOS CARDEAIS

1 passo:

Faça um círculo com pemba branca.

2 passo:

Coloque velas dedicadas aos seguintes pontos cardeais e Orixás: 

O hemisfério Norte (setentrião) usaremos uma vela verde para Oxossi (São Sebastião). A palavra setentrião deriva de septem e triones (sete trios, literalmente) – em alusão à constelação da Ursa Maior (Famosa constelação do hemisfério norte). Pedindo a força dos das florestas, dos animais, dos vegetais.

No Hemisfério Oeste (onde o Sol desaparece, finaliza sua jornada) usaremos uma vela azul escura para Ogum (São Jorge) pedindo por caminhos e proteção.

No Hemisfério Sul usaremos uma vela vermelha para Yansã (Santa Bárbara) pedindo para que vente para longe das nossas vidas toda dificuldade financeira, energética, física, espiritual e mental.

No Hemisfério Leste o ponto onde nasce o Sol, o brilho, o ouro usaremos uma vela amarela para Oxum (Nossa Senhora) pedindo por prosperidade.


3 passo:

Entre no circulo pelo Sul com o pé direito e fique de frente para o Oeste (Ogum). Feche seus olhos, faça seus pedidos e permaneça de olhos fechados em meditação respirando fundo 7 vezes. Ao terminar, saia com o pé direito pelo Oeste. 

Faça a magia com toda sua fé e confie nos Orixás! Asé!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode