INTRODUÇÃO
É muito comum observarmos a presença da pipoca nas giras, cultos e ritos de Obaluaê (São Lázaro no sincretismo religioso). Este Orixá divide o trono da Transformação com nanã Buruquê (Nossa Sra Sant'Anna).
Obaluaê é o rei da peste, das doenças, da cura, das chagas, da feitiçaria, da transformação, da pipoca, da palha (junto a Ogum), etc. Recorremos a ele quando estamos enfrentando enfermidades, processos cristalizados ou demorados sejam eles internos ou externos, estamos sob ataque de feitiçaria, etc.
No Candomblé a pipoca é amplamente usada em Ebós. Na Umbanda, geralmente é mais observada em cruzeiros e no famoso banho de pipoca que algumas casas fazem anualmente em seus filhos e assistência para afastar as doenças e más energias.
Em nossa Casa (T.U.S Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda) com sede na Rua Irapuru, 28, Freguesia do Ó (SP) o banho de pipoca é feito anualmente em Agosto (Mês de Obaluaê, mês do "cachorro louco", mês de grande acumulo de doenças).
DIFERENÇA ENTRE PIPOCA COM DENDÊ X PIPOCA COM AREIA DO MAR
Em nossa casa acreditamos que a pipoca estourada no dendê tem alto poder de descarrego e quebra de demandas enquanto a pipoca estourada sem nada ou na areia de praia traz a harmonia, a saúde e o equilíbrio. Cada casa tem a sua doutrina, na dúvida sempre procure o pai de santo de sua confiança.
PONTO DE OBALUAÊ
No dia de Omolu vou estourar pipoca
Vou estourar pipoca
No dia de Obaluaê vou estourar pipoca
Vou estourar pipoca
Vou estourar, pipoca na areia, pipoca na areia
para curar você
Vou estourar pipoca com dendê, pipoca com dendê
para curar você
Comentários
Postar um comentário