Pular para o conteúdo principal

COMO AMENIZAR BRIGAS E ACALMAR PESSOAS IRRITADAS?

INTRODUÇÃO



Independente da causa raiz, uma briga traz uma enorme carga energética negativa, bem como: raiva, ira, desdenho, desprezo, intolerância, vingança, entre outros sentimentos que afetam ambas as partes de uma discussão.

Amigos deixam de ser amigos, vizinhos deixam de serem vizinhos, casais deixam de ser casais, colegas de trabalho deixam de serem colegas e até familiares deixam de se falar por desavenças. A Umbanda prega os ensinamentos de Deus, portanto, é uma religião da paz, do amor, da humildade e da caridade.

Quando um consulente procura a Umbanda sob queixa de brigas a Umbanda não toma partido, pois para ela, Xango, o pai da justiça é neutro, imparcial e justo, logo, nenhum guia espiritual tomará as dores de uma ou da outra parte. 

O atendimento espiritual de um consulente sob queixa de briga permeará os ensinamentos de Deus, provocando no consulente uma auto reflexão, despertando o interesse em perdoar, em compreender, em resolver e evitar que isso aconteça no futuro. 

Muitas pessoas que se envolvem em brigas fazem isso por uma falha em sua personalidade, por um repertório de comportamentos inadequados, bem como: egoísmo, teimosia, arrogância, falta de comunicação, falha de comunicação e assim por diante. 

OXALÁ E AS BRIGAS

Não é a toa que o símbolo da paz e de Oxalá é um pombo branco. Nas guerras, exércitos que desejavam a paz estendiam uma andeira branca. A Umbanda veste o branco, pois não compactua com brigas e desavenças. 



Tem uma passagem na bíblia que fala de uma moça que cometeu adultério (traiu seu marido) e seria apedrejada. Jesus (Oxalá) em sua sabedoria ao invés de se apegar na versão dela ou do marido ou da população iniciou um discurso da paz onde terminou com a frase "quem aqui é santo e nunca pecou na vida, atire a primeira pedra". 

Os pecadores se conscientizaram, largaram as pedras e foram embora. A mulher foi perdoada e orientada por Oxalá a nunca mais cometer este erro, foi orientada a ser uma pessoa melhor. Para saber mais como a Umbanda interpreta os pecados Clique aqui.

COMO E POR QUE AMENIZAR BRIGAS?

As brigas podem ser amenizadas se tivermos um real motivo e vontade para resolvê-las, caso contrário, se for da boca e do coração para fora, ela dificilmente se resolverá. Um outro aspecto amenizador importante é que as duas ou mais partes envolvidas queiram mudar, estejam alinhadas para o mesmo objetivo, afinal de contas, "o que um não quer, dois não fazem".

Evitar uma briga, uma discussão ou "saia justa" é muito mais fácil do que remediar. As brigas trazem grande carga negativa e alimentam espíritos obsessores, sofredores e mau intencionados como quiumbas e eguns.

É importante amenizar e acalmar brigas para que possamos nos manter em uma atmosfera positiva, principalmente sendo um filho de santo. Na Umbanda a gente só pode dar ao outro o que nós temos, ou seja, imagine você uma pessoa irritada que briga e discute com todos a sua volta, incorpora seu guia e vai dar um atendimento ensinando o consulente a não brigar. Isso beira a hipocrisia.

Jesus (Oxalá) para poder fazer sua pregação, ele se esforçava para ser um exemplo e até na sua morte, reconheceu-se como falho diante de Deus. Além do aspecto religioso, ninguém gosta de uma pessoa briguenta. Ela tende a afastar de si as pessoas e ficar uma pessoa solitária, azeda e amarga. 

DICAS DE UMBANDA PARA ACALMAR PESSOAS IRRITADAS

Para acalmar a si, podemos:

- Recorremos a Oxalá com banho de Tapete de Oxalá da cabeça aos pés. (para que a fé e a paz seja maior que a desavença)
- Recorrer a Nanã tomando banho de chuva suave ou de poço da cabeça para baixo. (para que a calma e a resistência seja maior do que o assunto a ser enfrentado)
- Recorremos a Yemanjá tomando banho de água de melissa do pescoço para baixo. (para que a calma e a paciência sejam maior que a ansiedade e a impulsividade)
- Recorremos a Oxum/Oxalá tomando banho de Camomila do pescoço para baixo e /ou tomando chá de Camomila (para que as noites de sono sejam tranquilas e não sejam roubadas por pensamentos negativos ou preocupações)
- Recorrer ao Anjo de guarda com vela branca pedindo calma. 

Para acalmar outra pessoa, podemos:

- Recorrer a Oxum e colocar o nome das pessoas que brigaram na água com açúcar e/ou mel. (para que a doçura e o que há de bom neste relacionamento prevaleça)
- Recorrer a Oxalá/Yemanjá e colocar o nome das pessoas que brigaram no congelador ("para que esfriem").
- Recorrer a Yemanjá com uma vela azul clara pedindo para que amanse a situação. 

Na dúvida sobre como proceder com banhos e ervas, sempre consulte o pai de santo de sua confiança, pois cada terreiro tem a sua doutrina e cada guia o seu mistério. Dedique-se a ser um Umbandista honesto e coerente com os valores do branco que você veste. 

    

Comentários

  1. Boa tarde, eu mesmo posso fazer uma oferenda para oxala para acalmar meu marido, isso não gera quizila de santo?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, quizilas são conceitos exclusivos de Candomblé. A Umbanda entende que Oxalá (no sincretismo jesus) jamais vai quizilar algo ou alguém. Se é o pai maior, só pode ser amor e bondade.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite como devo preparar o banho de camomila pra mim sou de oxum ..

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde preciso acalma cabeça do meu marido como faço?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia gostaria de assegurar minha filha com oxalá como faço???

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meu marido e muito encrenqueiro arrumar confusão com todos dentro de casa com vizinho até mesmo com os irmãos dele já não sei o que fazer chamo pra conversar não quer só ele que tá certo preciso de acalmar ele me ajudar com banho chá qualquer coisa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos.