Pular para o conteúdo principal

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é).



Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc.

Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, até por que a maior parte do Candomblé prefere atuar com Orixás e não com "catiços". Não entraremos nesta questão teológica, mas apresentaremos abaixo alguns nomes de marinheiros de Umbanda:

Martin Pescador
Martin Negreiro
Marinheiro das Sete Praias
Marinheiro Mercador
Manoel Marujo
Manoel da Praia
João da Praia
João do Rio
João do Farol
João Marujo
Zé do Mar
Zé da Jangada
Zé do Bote
Zé do Cais
Zé Pescador
Zé da Proa
Seu Atenor
Seu Sete Ondas
Seu Sete Cais

Nomes de Marujas ou Marinheiras também tem surgido recentemente, ainda não se sabe se na figura de "Marinheiras", "sereias" ou "ondinas", mas se percebe a manifestação de mentoras na linha de Marinheiros:

Dona Sete Praias
Luzia dos Sete Mares
Luzia do Cais
Maria do Farol
Maria das Ondinas
Luíza Ondina
Luíza do Cais
Marina Pescadora
Marina das Sete Ondas
Janaína da Jangada
Janaína Mercadora
Tina do Cais
Tina do Porto

Em algumas casas também tem se notado marinheiros com atuação na direita e na esquerda, vulgo "Piratas" assumindo papel na linha de Marinheiros como Zé Pilintra está para linha de Baianos/Esquerda:

João Pirata
João Caolho
Zé do Timão
Zé da Prancha
Pirata Ruerez
Capitão Baleia
Capitão Caveira
Seu Perna de Pau dos Sete Mares
Seu Terra a Vista

Sua casa pode:

1) Reconhecer ou não a linha de marinheiros.
2) Reconhecer ou não a presença de mentoras nesta linha.
3) Enquadrar as mentoras na linha de marinheiro ou na linha das ondinas/sereias.
4) Reconhecer ou não a presença de espíritos que se aproxima a Piratas.
5) Enquadrá-los tal como zé Pilintra entendendo que estes guias atuam na força da direita/esquerda.


Independente de qual seja a doutrina da sua casa, respeite a fé alheia, pois a Umbanda já tem intolerantes demais do lado de fora. Cada casa tem a sua doutrina e cada guia o seu Asé. Se você é médium em desenvolvimento e obteve intuição do nome do seu marinheiro(a) e ainda tem dúvidas, procure o pai de santo de sua confiança.  

Comentários

  1. oso esse aprendizado obrigado e muito axe

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog. Esse programa foi ao ar na TV BANDEIRANTES anos atrás. Ele retrata a situação atual. Surpreendente!

    ResponderExcluir
  3. O nome do meu Marinheiro é um nome tão comum que acho que as duas vezes que ele me falou , achei estar imaginando. Vou me certificar com minha babá. Axé.

    ResponderExcluir
  4. A Casa que frequento começou a trabalhar com gira de marinheiro no mês passado.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho meu Martin pescador, como regente dos meus orixás , ele que trabalha ...adoro a gira de marinheiro

    ResponderExcluir
  6. SIMPATIA PRA PESSOA AMADA SE ARREPENDER E VOLTAR LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre mps de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que mk venha para MIM, afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele mps não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Gostaria de saber a história do marujo Baso ou Bazo, não sei como se escreve. Alguém poderia me ajudar. Asé

    ResponderExcluir
  8. bom dia, alguem conhece o marinheiro Zé da Ancora, algo sobre ele?? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vim pesquisar sobre tbm. Trabalho com ele e ele deu o nome a pouco tempo

      Excluir
  9. Ola Alguem conhece Joao pescador de Madeira que foi a cabo verde Sao vicente em 1974

    ResponderExcluir
  10. procuro senhor Antonio Vieira pinto Marinheiro de 1967 Lisboa foi a cabo verde Sao vicente deixou uma filha chamada Maria Miranda

    ResponderExcluir
  11. A minha entidade é Maria do Farol ...fiquei sabendo quando foi jogado os búzios pela primeira vez pra mim ...falaram que é uma encantada

    ResponderExcluir
  12. A minha entidade é Maria do Farol me falaram quando o pai da casa encorporado um cigano dis ser uma encantada ...Eu nunca tinha ouvido falar

    ResponderExcluir
  13. Essas resposta Sao para mi nao entendi nada obrigado

    ResponderExcluir
  14. Queria saber sobre um marinheiro que só se entitula marinheiro Marcos

    ResponderExcluir
  15. Quem é rosa pinguinnha a linha de marujos.

    ResponderExcluir
  16. Meu marinheiro deu o nome de sete caravelas

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo conhecimento passado Pai...Axé

    ResponderExcluir
  18. Alguém conhece o marujo João pescador?

    ResponderExcluir
  19. Os piratas são bom,conheço uma pessoa trabalha capitao baleia,trabalho dele otimo,vem pouco a terra,mais trabalha muito.

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito das orientações. E enciçamentos de vocês. .Estou te tanto entender alguma coisa .tem tanta coisa que não entendo.por exemplo. O que quer dizer enredo e digina.na umbanda. Vejo falar. Mas não entendo..Quando o mentor pede.para a entidade marcar enredo e digina...

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, estou começando agora a frequentar a umbanda e gostaria de saber sobre o Capitão Joaquim... nao sei se atende por outro nome, esse foi o que ele me deu

    ResponderExcluir
  22. Minha é marinheira Maria Lavadeira, adoro gira de marinheiro 💞💞

    ResponderExcluir
  23. Queria saber quais marinheiro vem de Nanã

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos.