Pular para o conteúdo principal

CAMA DE OMOLU E CUIDADOS PALIATIVOS NO DESENCARNE

INTRODUÇÃO

Na Umbanda, o Orixá Omolu (São Roque) é quem cuida da morte. Ele faz regência do trono da geração junto a Yemanjá. Ela dá a vida e ele a morte. Para entender melhor o ciclo da vida para Umbanda, acesse nosso texto "OXALÁ, NANÃ, YEMANJÁ, OXUM E OMOLU: DA VIDA À MORTE"Clique aqui 



O QUE É CUIDADO PALIATIVO?

Para medicina, quando existe uma doença sem possibilidades de cura, aquela que os médicos já "desenganaram" a família, que a única certeza é a morte, que o sujeito já está na UTI, em coma, com órgãos falecidos esperando a morte chegar, diz-se "cuidados paliativos" os cuidados que objetivam fazer com que a morte seja o mais indolor possível. Cuidado paliativo é todo esforço da equipe médica para aliviar a dor e o sofrimento de quem está fazendo a passagem ou aguardando a morte chegar.

CAMA DE OMOLU PARA O DESENCARNE

Quando a pessoa já foi liberada para morrer em casa, está em cuidados paliativos da família ou médicos, forramos a cama (embaixo do colchão) com folhas de mamona rogando a Omolu que tenha piedade desta alma e a liberte para fazer a passagem. Estas folhas devem ser trocadas a cada sete dias até que a pessoa faça a passagem.

Esta magia foi indicada pelo Erveiro Adriano Camargo em seu curso de ervas (Módulo I) ministrado em Março/2017. Não queremos ser aqui os donos da vida ou da morte, ou exercer o papel de Deus, porém, como a Umbanda assim como a medicina presta esforços na tentativa de aliviar dores e sofrimentos, na tentativa de ensinar pessoas a serem melhores (sem julgar seus comportamentos), esta magia se autorizada pela família pode ser realizada para auxiliar pessoas que estão prestes a fazer a passagem do desencarne. 

Nesta magia, as folhas de mamona na vibração de Omolu vão sugar o que está atrapalhando a passagem, bem como dores, apegos, resistências à deixar a terra, etc. O ideal é que comecemos em uma segunda-feira, pois além de ser dia de Exu, é também dia das almas. A mamona anterior a troca pode ser despachada em um cruzeiro ou porta do cemitério. Seja claro ao pedir a Omolu:

"Meu pai Omolu tenha piedade de (xxx) e auxilie-o neste momento de passagem. Não permita que fique sofrendo, dê a ele (a) entendimento e alívio para este momento evolutivo, peço encarecidamente que dentro da permissão de nosso pai maior, seja feito o melhor. Amém".

Comentários

  1. Achei interessante! E bom se saber das coisas.eu gosto muito de aprender.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a Dica para o uso da folga
    De momona.
    Gostei.👍

    ResponderExcluir
  3. Ouvi,que também pode se usar,para tirar os maus efeitos de doenças,funcionando como um filtro. Doenças de longa data,que esta difícil de curar. Isso procede? Grato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode