Os patuás são objetos de proteção com mirongas, fundamentos e objetos de proteção que podem ser carregados na bolsa, no bolso, na carteira, no carro ou mesmo sendo deixados para proteção de ambientes. Neste texto ensinaremos um patuá na vibração de Ogum, Yansã, Oxum, Oxossi, Obaluaê e Exu:
1 Folha de Bambu
Yansã é a dona do vento, das tempestades, do cemitério (junto a Omolu) e dos bambuzais/canaviais (entre outras coisas). A folha de bambu vibra em yansã e ajuda a afastar eguns e quiumbas.
1 folha de Vence Tudo ou Quebra Demanda
Tanto a erva de vence tudo quanto a erva de quebra demanda vibra em nosso pai Ogum, senhor do ferro, das guerras, das estradas. Aqui está simbolizando a quebra de energias negativas que nos são direcionadas.
1 semente de girassol
A semente de girassol vibra em Oxum e Oxossi. Atrai boa energia, boa sorte e prosperidade. Exala bons sentimentos e mantem a alegria por perto. Onde tem luz, as escuridão não opera!
1 lágrima de nossa senhora
A lágrima de nossa senhora, muito utilizado na linha de Pretos Velhos vibra em Obaluaê. Nos ajuda a afastar tristezas e doenças. Age como um escudo na linha das almas contra energias negativas do baixo astral. Na fitoterapia é usada em chás em função dos seus princípios ativos:
como ácidos graxos e mirístico, arginina, beta-caroteno, coixol, histidina,
leucina, lisina, proteínas e sais minerais.
No geral, a planta pode ser usada no tratamento de apendicite, edema,
enterite crônica, espasmos musculares, reumatismos e bronquiais. Todavia, em caso de ingestão é muito importante consultar o médico da família ou nutricionista. Aqui nossa indicação é que ela seja colocada no patuá representando toda esta força que traz em seu material.
1 Búzio fechado
O Búzio representa Exu, o caminho, a intuição, a magia, a moeda, o fechamento e a proteção de algo.
Modo de preparo
Coloque um de cada elemento em saquinhos feito de pano (aqui estamos usando o branco, mas você pode usar a cor de algum destes Orixás que estão sendo ativados). Independente de você fazer um ou mais, coloque eles em uma cesta ou prato e pode colocar as seguintes velas em volta (Vermelho ou Azul escuro para Ogum, Vermelho, Amarelo ou Laranja para Yansã, Amarelo ou Rosa para Oxum, Verde para Oxossi, Roxa ou bicolor preta e branca para Obaluaê e uma preta ou bicolor preta e vermelha para Exu).
Estenda as suas mãos sobre o circulo de velas e fala a ativação: "Peço aos Orixás presentes nestes elementos que venham ativar e consagrar este (s) patuá(s) para trabalharem em minha/nossa proteção. Que pai Ogum venha com sua espada cortando as demandas, que Yansã afaste os quiumbas, eguns e zombeteiros, que Oxum e Oxossi protejam meu trabalho, meus recursos financeiros e minha prosperidade, que Oabaluaê me afaste de problemas de Saúde e que Exu impeça qualquer um de trancar o meu caminho, amém."
Depois disso, espere as velas acabarem e o patuá estará pronto para uso. Pode ser consagrado em qualquer dia. Confira outro de nossos textos com dicas de patuás: Clique aqui. Para saber quanto tempo dura um patuá, indicamos a leitura deste outro texto Clique aqui. Umbanda tem fundamento e é preciso estudar.
Em caso de dúvidas, poste ela qui que responderemos assim que possível. Sempre consulte o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.
Ótimo texto! Parabéns!
ResponderExcluirOlá irmão, poderia indicar onde faz os saquinhos com logo?
ResponderExcluir