Pular para o conteúdo principal

O QUE É UM PATUÁ E COMO FAZÊ-LO?




O que é um Patuá?

Patuá é um elemento consagrado feito de diversos elementos para ser utilizado como proteção ou amuleto de boa sorte, boas energias e boas vibrações. 

O Patuá é exclusivo da Umbanda?

Não! Na época medieval por exemplo, os cavaleiros usavam dentro de suas armaduras patuás feitos por padres, feiticeiros, magos, bruxas e afins para irem aos campos de batalha e retornarem com vida. Já as noivas de diversas épocas usavam amuletos e talismãs em seus casamentos para atrair boa sorte. 

O Patuá não é algo criado pela Umbanda, porém é frequentemente utilizado por ela, em especial por linhas de Exu, Caboclos e Pretos Velhos. 

A quem é indicado carregar um Patuá?

Pessoas que precisam:

- Afastar olho gordo e maus olhares
- Atrair boa sorte
- Proteger-se contra acidentes e assaltos
- Despistar energias do baixo astral, bem como quiumbas e eguns. 
- Etc.

Quem pode fazer um Patuá?

Qualquer pessoa pode fazer um Patuá. É comum inclusive um determinado guia indicar o conteúdo e material a ser utilizado e pedir para própria pessoa fazer.

Quem pode consagrar um Patuá?

Apenas guias em terra podem consagrar um Patuá, seja eles em médium de incorporação, médiuns de frente, de porteira, etc. Consagrar um elemento pelo plano espiritual parte da premissa que alguém de lá precisa vir agregar seu Asé, seu mistério, sua benção, sua energia a um determinado objeto. Todavia, caso tenha dúvidas sobre isso sempre procure o pai de santo de sua confiança. 

Como fazer um Patuá?

Diversos elementos podem compor um Patuá, desde ervas a objetos mais específicos. A escolha destes elementos estão diretamente ligada ao seu propósito. Vejamos alguns exemplos:

- Descarrego: Sal grosso, arruda, aroeira, búzios, etc.
- Boa sorte: Trevo de 4 folhas, cravo da índia, canela, anis estrelado, moedas.
- Proteção: Hortelã, Guiné, Figa, Figueira, Olho de Cabra, Olho de Boi, etc.
- Melhorar os estudos: Anis estrelado, Fava de Aridan, Cipó Caboclo, Noz Moscada, etc.
- Melhorar a atratividade pessoal: Canela, Açúcar mascavo, rosa vermelha, etc.
- Melhorar o Sono: Camomila, Erva Cidreira, Contas de Cristal de Yemanjá, etc.
- Melhorar o dinheiro: Louro, folha da fortuna, rosa amarela, cravo da índia, etc.

Estes são apenas exemplos, não quer dizer que um Patuá tenha que ter todos estes elementos. A Cor dos tecidos, linhas e demais componentes também depende do propósito e da energia dos sete tronos de Umbanda que usaremos. Dependendo do mistério do guia, pode ser solicitado que faça em um horário ou dia específico. 

Ele pode ser feito dentro ou fora do terreiro. Se você não tem habilidades de costura, peça ajuda a alguém que tenha, mas se o Patuá é para você, o ideal é que apenas você manuseie os objetos. Ele pode ou não demandar consagração para ser ativado. Tudo isso vai depender do porque que ele está sendo pedido e para que será usado.

Quanto tempo dura um Pautá?

Este é um assunto muito complexo, então optamos por escrever um texto inteiramente a esta resposta. Confira a continuidade deste assunto clicando aqui




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios