INTRODUÇÃO
A Quaresma é um evento com sólida base católica e como tal carrega algumas simpatias que foram adotadas como ritos de Umbanda, a se observar, as casas em que seus dirigentes compactuam com a herança católica.
Alguns terreiros de Umbanda acabam dando maior ênfase aos ritos de mesa branca, outros às matrizes africanas, outros a práticas xamânicas, outros ao espiritismo e assim por diante.
Há uma passagem na bíblia onde Deus anuncia que faria uma limpeza no Egito. Pediu que colocasse sangue nas portas para que a peste ao chegar ali reconhecesse que era uma casa de Deus e , por tanto, seus moradores não seriam afetados. O copo de água com carvão tem esta função analógica uma vez que as religiões de natureza Cristã não realizam mais sacrifícios de animais.
A Quaresma é reconhecida como a fase em que as coisas ruins, espíritos sofredores e de baixa magia estão soltas, fase que eles não podem ser presos, fase para que usem seu livre arbítrio para provar se estão aptos para regeneração ou se voltam a ser presos. Muitos ritos católicos são adotados no período de quaresma: A) Cobrir imagens; B) Abrir Jejum; C) Colocar água com carvão na porta, D) Orar; E) Investir na caridade, etc.
Já em alguns terreiros além de podermos observar alguma destas práticas, podemos achar ainda as práticas de: A) Não trabalhar com Exu; B) Não tocar atabaque na sexta-feira santa, C) Cobrir o Congá, etc.
Cada casa tem a sua doutrina e cada doutrina o seu fundamento. Independente de qual seja a sua base teológica, este texto vai dar ênfase ao uso do copo de água com carvão.
Muitos filtros de água consideram o carvão como elemento de sua engrenagem. Há várias indústrias que utilizam o carvão em seus insumos. Até o mundo cosmético já tem investido e reconhecido o poder deste elemento.
Nos terreiros o carvão se tornou elemento indispensável para defumações, riscada de pontos de Exu, etc. Nas religiões de Wicca (Bruxas), o carvão misturado com água é usado para muitas finalidades de feitiçaria, magia branca e até negra!
Como todo elemento de Umbanda, esta combinação de recursos naturais e seus efeitos estarão diretamente ligados a forma que são empregados, a doutrina que é aplicada e ao mistério que é ativado.
ÁGUA COM CARVÃO NA QUARESMA
Durante a quaresma coloque um copo de água com 3 pedaços de carvão (Analogia a Pai, Filho e Espirito Santo) atrás da sua porta. Troque o carvão cada vez que ele afundar. Para algumas casas ainda pode-se colocar um pouco de sal grosso. Jogue os carvões trocados no lixo para não poluir a natureza.
A função do carvão com água além de representar a porteira de Deus quanto às bestas da quaresma é desmagnetizar o ambiente quanto a presença de gases tóxicos do ambiente (que podem ser provenientes de carga, eguns e quiumbas), bactérias e derivados.
Só colocar estes elementos lá não bastam. Eles precisam ser consagrados, ou seja, precisamos emantá-los, precisamos ativar sua propriedade magística. Cada casa, cada guia pode fazer isso da sua maneira. Uma forma bem simples de fazer isso é através da prece. estenda suas mãos sobre estes elementos e faça uma oração pedindo a Deus, seus guias e mentores que protejam sua casa e seus familiares de todos os males.
Outra forma de fazer isso é pedir a um guia e mentor em terra (Um preto velho, um exu, etc) cruzar os elementos. No fim da quaresma o copo pode ser recolhido e despachado. Caso ache interessante, você ainda pode fazer este ritual em comércios, terreiros, etc.
Muito bom!
ResponderExcluirvou fazer espero bom resultado
ResponderExcluirSem querer eu ja fiz
ResponderExcluirFeito
ResponderExcluirFeito
ResponderExcluirFeito de novo... e sempre!
ResponderExcluir