Pular para o conteúdo principal

COMO É A COROAÇÃO NA SUA CASA?






INTRODUÇÃO

A Coroação é um ritual de consagração e reconhecimento da coroa de um médium para uma determinada função: tornar-se médium, tornar-se dirigente espiritual, fortalecimento, etc. Os seus elementos se diferem de casa para casa pois carregam a doutrina do local e os fundamentos dos guias que ali trabalham. 

Na antiguidade, reis e rainhas eram coroados de acordo com o seu sangue real, o que representava a continuidade da sua missão e do seu legado. 

O ato de "coroar" é conhecido e foi realizado no mundo todo em diversas culturas, religiões e sociedades. Atualmente, apenas países monarcas usam este ritual. "Coroar" está atrelado à elevar, dar um cargo, um título, uma outorga, informar que aquela pessoa é elevada em relação a algo.


Nas religiões, observamos o uso de coroas não apenas em atos sagrados de elevação, mas em rituais fúnebres ou até de punições. Jesus mesmo usou uma coroa de espinhos em seu sofrimento (inclusive para dizer a sociedade que ele era negativamente perigoso para sociedade da época, portanto, negativamente punido) e posteriormente, coroa do espírito santo (na figura do pombo branco e raio de luz). 


A coroação na Umbanda traz a representação simbólica de força, elevação de grau, fortalecimento, consagração, fortificação, renovação, inspiração e aproximação com orixás de cabeça, guias e mentores. É a chancela, a assinatura de que aquele médium está pronto para um próximo passo na sua jornada espiritual. 

Neste texto vamos falar um pouco sobre como é a coroação no T.U.S Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda. 

TIPOS DE COROAÇÃO

Coroação de fortalecimento: Fazemos quando um médium está encontrando diversas dificuldades físicas e espirituais em sua vida. Na nossa casa ela segue as regras de um Amaci, mas não deixa de ser um ritual de coroa uma vez que segue elementos semelhantes (Velas, pano de cabeça, ervas, rezas, etc). 

Coroação de médium de passe: Fazemos quando um filho já tem os seus guias firmes (como nome, fundamentos, etc). Esta coroação consagra e reconhece o filho para o início do exercício de suas funções mediúnicas perante a assistência, ou seja, autoriza-o à fornecer consultas, passes, assessoria espiritual nos atendimentos. 

Coroação de pai/mãe de santo: Fazemos para elevar mais um degrau mediúnico na vida de uma pessoa que antes era médium de corrente e agora passa a seguir a missão de dirigente, ou ainda, para aqueles que já exercem a liderança sacerdotal, mas nunca foram coroados. 


ELEMENTOS DE COROAÇÃO

Ponto riscado: O uso de ponto riscado pode trazer elementos de acordo com o propósito e tipo da coroação e o mistério do guia que está fazendo o rito. 

Madrinhas e padrinhos: Pode ou não haver a presença deles. Pode ou não serem pessoas físicas ou guias incorporados. 

Velas: A presença de velas pode acompanhar os Orixás de cabeça do coroado, como podemos incluir velas brancas (Anjo de guarda, Oxalá, Ori, etc). Geralmente as mandalas acompanham 7 velas verdes (casa de caboclo) no circulo (representando as sete linhas de Umbanda) e no centro as velas dos orixás. 

Ervas e flores: A escolha de ervas e flores podem estar ligadas ao Orixá da pessoa ou a necessidade energética que a mesma esteja precisando. 

Pano de cabeça: O pano de cabeça é essencial para o processos e posteriormente a pessoa vai guardá-lo após o ritual como símbolo de sua coroação. 

Preceito: Preceitos podem ser aplicados de acordo com cada obrigação.

Pedras: A presença de padras pode incrementar ou não a mandala. A escolha de itens está diretamente ligada ao "porque da pedra".

Pontos cantados: Cantamos pontos de coroação, pontos de Oxalá e pontos dos Orixás de cabeça do coroado. 

Tudo é feito com muita simplicidade, amor e alegria da corrente que ampara o ritual. 

E na sua casa, como é a coroação?

Asé! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a