Pular para o conteúdo principal

O TRATAMENTO DE EPILEPSIA ATRAVÉS DA UMBANDA


O QUE É EPILEPSIA?

É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro e consequentemente dos músculos, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos (ou semelhantes).
Durante alguns segundos ou minutos (cada caso é um caso), uma parte do cérebro emite sinais incorretos e confusos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se pelo corpo todo (daí os tremores).



Se ficarem restritos, a crise é chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, reconhecemos como  generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.

 SINTOMAS DE EPILEPSIA 

Em crises de ausência, a pessoa apenas apresenta-se “desligada” por alguns instantes, podendo retomar o que estava fazendo em seguida. Em crises parciais simples, o paciente experimenta sensações estranhas, como distorções de percepção ou movimentos descontrolados de uma parte do corpo. Ele pode sentir um medo repentino, um desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente.

Se, além disso, perder a consciência, a crise será chamada de parcial complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Em crises tônico-clônicas, o paciente primeiro perde a consciência e cai, ficando com o corpo rígido; depois, as extremidades do corpo tremem e contraem-se. Existem, ainda, vários outros tipos de crises. Quando elas duram mais de 30 minutos sem que a pessoa recupere a consciência, são perigosas, podendo prejudicar as funções cerebrais.

 CAUSAS DA EPILEPSIA 

Muitas vezes, a causa é desconhecida ou multideterminada, mas pode ter origem em ferimentos sofridos na cabeça, recentemente ou não. Traumas na hora do parto, abusos de álcool e drogas, genética, tumores e outras doenças neurológicas também facilitam o aparecimento da epilepsia.


DIAGNÓSTICO MÉDICO DE EPILEPSIA 

Exames como eletroencefalograma (EEG) e neuroimagem são ferramentas que auxiliam no diagnóstico. O histórico clínico do paciente, porém, é muito importante, já que exames normais não excluem a possibilidade de a pessoa ser epiléptica. Se o paciente não se lembra das crises, a pessoa que as presencia torna-se uma testemunha útil na investigação do tipo de epilepsia em questão e, conseqüentemente, na busca do tratamento adequado. APENAS O MÉDICO PODE DAR O DIAGNÓSTICO DA PATOLOGIA.
  
CURA DA EPILEPSIA COM A MEDICINA

Foi-se o tempo que epilepsia era sinônimo de Gardenal, apesar de tal medicação ainda ser utilizada em certos pacientes. As drogas antiepilépticas são eficazes na maioria dos casos, e os efeitos colaterais têm sido diminuídos. Muitas pessoas que têm epilepsia levam vida normal, inclusive destacando-se na sua carreira profissional. Cada caso é um caso e cada médico tem as suas ferramentas. É preciso sempre consultar um médico de sua confiança. Quando esta doença não é encontrada suas causas na medicina, é comum os médicos indicarem tratamentos alternativos.  
  
TRATAMENTOS ALTERNATIVOS DE EPILEPSIA 



Tratamentos alternativos ou religiosos NÃO PODEM E NÃO DEVEM SUBSTITUIR O TRATAMENTO MÉDICO. Todavia, podem ser usados como apoio. Existe por exemplo uma dieta especial, hipercalórica, rica em lipídios, que é utilizada geralmente em crianças e deve ser muito bem orientada por um profissional competente. Em determinados casos, a cirurgia é uma alternativa.
Tratamentos como Umbanda, psicoterapia, benzimento, cromoterapia, meditação, acupuntura, entre outros podem ser indicados.

TRATAMENTO UMBANDISTA DE EPILEPSIA

Uma vez que os médicos não tenham identificado causas, a Umbanda pode auxiliar no tratamento de causas espirituais da Epilepsia. Confira:  

Banhos

Recomenda-se banhos ligados a saúde, bem como, o banho de Sapê (Ou Capim Sapê), Malva Branca, Salvia, Picão Branco, etc.

Chás

Recomenda-se que o consulente faça uso do chá de raiz de Sapê (que tem efeito analgésico e relaxante muscular) com Malva Branca em sua rotina e dieta. Além dos benefícios da fitoterapia, o chá indicado pelos guias e linhas de trabalho seguem propriedades de cura espiritual.

Velas

Devemos trabalhar com velas na vibração de Oxalá (Pai de todos e da paz), de anjo de guarda, de Yemanjá (Mãe das cabeças), de Obaluaê (Pai da cura) e de Oxossi (Pai dos caboclos e das ervas). 

Descarrego

Se a Epilepsia for fruto de carrego, é comum trabalhos particulares com Exus, Ogum, Boiadeiros, Yansã ou semelhante para recolher as almas opressoras e liberar o caminho do consulente. Entregas como "Papas de Egun" feitas a base de farinha de mandioca e água podem ser feito as almas no cruzeiro para que deixem a pessoa livre. 

Cirurgia espiritual

A linha de médicos do espaço e bezerra de Menezes podem ser convocadas para tratar rupturas de áurea, ectoplasma, perispírito ou outra camada energética que esteja resultando na doença. 

Banho de pipoca

Obaluaê é conhecido por ser o pai da cura e também das doenças. Banho de pipoca na linha de Obaluaê pode ser uma outra opção de trabalho. 

Pemba

A pemba pode ser usada em pontos riscados no chão ou no corpo do consulente para trazer o mistério da magia dos mentores que estão trabalhando ou intercedendo.

Cabeça de cera

Este elemento pode ser utilizado como instrumento de magia para trabalhar o que está em desequilíbrio na cabeça da pessoa.   

  
RECOMENDAÇÕES  MÉDICAS

Não ingerir bebidas alcoólicas, não passar noites em claro, não levar sustos, ter uma dieta balanceada, evitar uma vida estressada demais.
  
CRISES DE EPILEPSIA 


Se a crise durar menos de 5 minutos e você souber que a pessoa é epiléptica, não é necessário chamar um médico. Acomode-a, afrouxe suas roupas (gravatas, botões apertados), coloque um travesseiro sob sua cabeça e espere o episódio passar. Observe a língua para a pessoa não engasgar. Se presenciar uma crise destas também recomenda-se ligar para o Samu, ambulância, etc.

FONTE DE PESQUISA

Liga Brasileira de Epilepsia - http://epilepsia.org.br/  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta é uma doença séria. Seja na Medicina ou em tratamento alternativo, ela deve ser tratada com toda seriedade dos envolvidos. 

Comentários

  1. Fiquei com uma dúvida, um dos itens do tratamento na Umbanda, diz que é o banho de pipoca (de Obaluaê), soube há pouco tempo que Xangô não come com Obaluaê, sendo assim, um filho de Xangô pode To ae banho de pipocas?

    ResponderExcluir
  2. Olá,me chamo jorge e comecei a ter crises epilépticas aos 13 anos até os dias de hoje, mais todos os exames que faço dão normais.Quero saber se posso achar a cura pra esse mal na umbanda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a