Oxalá para Umbanda é sincretizado na figura de Jesus Cristo. Ele é o guardião do trono da fé junto a Logunan (Santa Clara). Juntos representam um dos sete tronos sagrados, uma das sete linhas de Umbanda. Abaixo indicaremos alguns banhos regentes neste trono, e portanto, podem ser utilizados para quem precisa desta vibração.
ÁGUA COMUM COM AÇÚCAR: PAZ
O banho de água com açúcar geralmente é tomado depois de um banho de sal grosso (dependendo da casa) ou para nos colocar com a energia do anjo de guarda (direita) e para aumentar sedução e magnetismo pessoas (quando manuseado pela esquerda). No geral, por ser um banho cristalino (água) e branco (açúcar) também está ligado a Oxalá. A água traz a limpeza e o açúcar a doçura, o positivo, a calmaria e a paz.
Perceba que nossos avós diante de uma pessoa que passava nervoso, recomendava que esta tomasse sempre "água com açúcar" para acalmar seus ânimos, isso porque a glicose ajuda a relaxar. Consagramos este banho a Oxalá quando estamos precisando de paz.
TULIPA BRANCA COM ÁGUA DE CACHOEIRA: RELAXAMENTO
Indicamos banho de Tulipa Branca (ligada a Oxalá) junto com água de cachoeira (ligado a Oxum) para promover o relaxamento, seja ele físico, mental ou espiritual.O perfume da tulipa é agradavelmente aromático e a água de cachoeira pelo seu poder de descarrego contribui para o afastamento de energias que estejam nos esgotando.
BANHO DE CRAVO BRANCO COM ÁGUA DO MAR: DESENVOLVIMENTO
Temos Yemanjá como a mãe de todas as cabeças representada aqui pela água do mar. Temos Oxalá aqui representado pelo cravo Branco como um potencializador, um expansor da mediunidade quando combinado com água do mar. O Cravo branco pode aparecer ainda em magias de Ogum e de Zé Pilintra. Neste caso, focado em desenvolvimento mediúnico e atrelado ao mistério de Yemanjá, devemos consagrar o banho pedindo ao trono da fé e da geração que atue na nossa evolução espiritual.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por serem banhos ligados a Oxalá e ao trono da fé, podem ser feitos da cabeça aos pés, porém, na dúvida, sempre consulte o pai de santo de sua confiança. Cada casa tem a sua doutrina, cada guia o seu mistério, umbanda é fundamento e é preciso estudar.
Comentários
Postar um comentário