Pular para o conteúdo principal

O PODER DO ALECRIM NA UMBANDA: BANHO, COLÔNIA, CHÁ E DEFUMAÇÃO

INTRODUÇÃO

Há muita coisa na internet sobre a religião de Umbanda. Nesta diversidade, é de suma importância que você leitor filtre o que se aplica a sua casa, formação & doutrina. As magias aqui citadas foram emantadas pelo meu caboclo e mentor "Caboclo Flecheiro de Aruanda". Quando o assunto for banho, consulte sempre seus guias e o pai de santo de sua confiança. Boa leitura!



A palavra "Alecrim" vem do latim e significa "Orvalho". Trata-se de uma iguaria trazia do mediterrâneo para o resto do mundo utilizada como condimento para carnes, molhos, chás, tempero, etc. Na fitoterapia é empregado como chá, pomada, tônicos, remédios naturais, etc.

Em religiões como a Umbanda, é empregado em banho, defumação, Amacis (rituais de cabeça), limpeza de ambiente (batimento de ervas, sacudimento, vasos em ambiente), etc. Independente de qual seja o seu uso, não é a toa que esta é uma das ervas preferidas dos nossos "Pretos Velhos".

BANHO DE ALECRIM (COROA)



Usado como banho na coroa, esta erva tem propriedade de limpeza de energias negativas propiciando e facilitando o contato com os espíritos de luz, portanto, indicada para quem está passando por algum tipo de confusão mental, sentimentos depressivos, tristeza, desânimo, falta de fé, desmotivação, etc. É frequentemente escolhida em rituais de coroação (Amacis), fechamento de corpo, limpeza energética de áurea, neste sentido, atraindo positividade para a matéria (corpo físico), para mente e para o ambiente. 

BANHO DE ALECRIM (PESCOÇO PARA BAIXO)


O banho de Alecrim do pescoço para baixo é indicado principalmente a pessoas que não são médiuns. Pois limpam e purificam a pessoa, porém, limita a expansão coronária com espíritos, afinal de contas, uma pessoa que não quer ou não pode desenvolver seus guias de Umbanda, precisa de cuidado muito peculiar com banhos de coroa. Na minha prática de Umbanda observo os banhos desta erva em pescoço para baixo quando o guia não tem motivos, permissão ou necessidade para mexer na coroa, e portanto, no chákra coronário (Trono da Fé).  

COLÔNIA TÔNICA DE ALECRIM: ENERGIA, PROTEÇÃO, PACIÊNCIA & OTIMISMO


Na Umbanda é muito comum o uso de colônias e perfumes como instrumento magístico para manipulação de energia. Linhas de Cigano, Exus, Pomba-Gira, Caboclos, Êres, etc costumam fazer e indicar mirongas (feitiços) para proteger, ajudar, auxiliar e apoiar os seres humanos em sua evolução. Esta é uma colônia ensinada pelo Caboclo Flecheiro de Aruanda:

Ingredientes e preparo: Em um recipiente propício para borrifar o líquido (como por exemplo, de cabeleireiro, de desodorante desde que esteja limpo e sem resquícios anteriores, etc) coloque alfazema e um de Alecrin. Emante a linha de Caboclos para que lhe traga paciência, energia, proteção e afaste-o de pessimismo, tédio, reclamação, etc. Acenda uma vela bicolor verde e branca para linha e peça que ativem as propriedades magísticas desta colônia.

CHÁ DE ALECRIM: LIMPEZA DE SENTIMENTOS NEGATIVOS

O ser humano é muito bom em guardar sentimentos negativos e poucas pessoas conseguem perdoar de verdade uma agressão, uma mágoa, uma traição, etc. Guardar sentimentos e não externalizá-los da forma adequada é o que a psicologia da psicossomática diz ser a principal causa das doenças psicológicas que se tornam físicas. Guardar sentimentos negativos é mais prejudicial do que pensamos. Para limpar estes sentimentos cristalizados, a linha de caboclos indica que façamos não apenas a limpeza exterior (banho), mas a interior (chá).



Deve-se tomar muito cuidado ao indicar ou tomar algum tipo de chá em Umbanda, pois no mundo da fitoterapia, há ervas perigosas como o chá de folhas de amora que podem ser abortivos. Umbanda é fundamento e é preciso estudar. Atender a assistência do terreiro exige muita responsabilidade. Para este tema, indicamos ao leitor conhecer nossa concepção de "Biopsicosocioespiritual" (clique aqui).  



Ingredientes e preparo: Ferva água potável com um galho de alecrim (sem o caule, coloque apenas as folhagens), 21 gotas de limão e açúcar a gosto. Durante o preparo faça sua prece e peça a linha de caboclos e de Pretos Velho que limpe-o por dentro removendo sentimentos negativos cristalizados como raiva, ódio, mágoa, ressentimento, sentimento de vingança, etc. Acenda uma vela verde para linha de caboclos e uma vela bicolor preto e branca para linha de Pretos Velho e emante-as com prece. 

Observação importante: Produtos religiosos não substituem tratamento e acompanhamento médico.


DEFUMAÇÃO DE ALECRIM
  
A defumação de Alecrim pode ser utilizada para afastar negatividade em ambientes residenciais e comerciais, bem como atrair a conectividade com bons espíritos. Em Umbanda temos um ponto cantado que diz:

"Defuma com as ervas da Jurema. Defuma com arruda e Guiné. Com bejoim, Alecrim e Alfazema, vamos defumar filhos de fé".

Esta é a defumação mais frequente feita em terreiros de Umbanda. Arruda faz o descarrego, Guiné a proteção, Bejoim, Alecrim e Alfazema equilibram e propiciam o contato com seres de luz. Pode ser feita sem contra-indicação nos lares e comércio.


Comentários

  1. Quando se toma banho com o alecrim, é verdade que não pode fazer sexo?

    ResponderExcluir
  2. Quando se toma banho com o alecrim, é verdade que não pode fazer sexo?

    ResponderExcluir
  3. Todo banho de limpeza espiritual deve se abster de sexo ou alcool, pois as energias purificadoras de tais banhos tratam nossas mentes. É impossível mantê-las com os desajustes e práticas do sexo, pelo menos nos dias dos banhos. Deve-se ter cautela, pois tudo é pro nosso bem. O ideal seria vc ficar uns 3 ou 7 dias sem a prática sexual durante a limpeza. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aqui lendo os comentários, e vi isso,eu não sabia, Deus abençoe.

      Excluir
    2. Eu aqui lendo os comentários, e vi isso,eu não sabia, Deus abençoe.

      Excluir
  4. amei! tirou muitas dúvidas minha sobre os banhos, chás e a defumação!obrigada

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. muito bom e esclarecedor, obrigado!

    ResponderExcluir
  7. eu estava em desenvolvimento espiritual na umbanda, mas por falta de conhecimento e informações eu me sentia inseguro e não fui mais, procuro uma casa que possa ensinar os fundamentos.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite e muito Axe gostaria de partiçipar desta pagina pois achei muito bom os ençinamentos

    ResponderExcluir
  9. gostei das explicaçoes aprendi mais sobre o alecrim

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de acrescentar um comentário em relação a se abster de sexo durante as limpezas através das ervas ou outros trabalhos que fazem por ai:
    Quando se tem uma relação sexual, as energias de um fica no campo do outro por alguns dias! Dessa forma, se a pretenção é limpar e equilibrar as energias de uma pessoa, não há porque ter relação sexual enquanto faz o tratamento, devido a interação misturar as energias por um tempo.
    Espero ter colaborado! Mas aviso:
    A melhor forma de equilibrar as energias definitivo é, sem dúvidas, manter-se conectados com o ser maior(Pai Supremo, Shiva, Deus..) e seguindo e vivendo de conformidade com suas Leis. Em outras palavras fazendo Karmayoga.
    Abç
    Salve a Luz!

    ResponderExcluir
  11. O alecrim para o banho deve ser cuado ou não?

    ResponderExcluir
  12. como devo fazer a colonia de alecrim é so colocar oramo de alecrim dentro do perfume de alfazema ou tem outro procedimento por favor explique obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, além de colocar, precisa emantar - Ingredientes e preparo: Em um recipiente propício para borrifar o líquido (como por exemplo, de cabeleireiro, de desodorante desde que esteja limpo e sem resquícios anteriores, etc) coloque alfazema e um de Alecrin. Emante a linha de Caboclos para que lhe traga paciência, energia, proteção e afaste-o de pessimismo, tédio, reclamação, etc. Acenda uma vela bicolor verde e branca para linha e peça que ativem as propriedades magísticas desta colônia.

      Excluir
  13. O Tonico é feito com "água", alfazema e alecrim? O que seria o líquido? Essência? Água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendi se a alfazema utilizada é a erva fresca ou a essência líquida. :(

      Excluir
  14. As essências (de alecrim, de alfazema...) têm efeito? Ou é preciso usar a erva mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ervas seria muito melhor,mas emfim se for dificil pide ser a essencia mesmo #Axé

      Excluir
  15. Gostei muito das explicações axé a todos

    ResponderExcluir
  16. O que quer dizer emanar aos caboclos

    ResponderExcluir
  17. Gente após banho o que faço com sobras das ervas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deposita em baixo de uma arvore ou até mesmo em um lugar de terra,Nunca no lixo.

      Excluir
  18. Eu tenho tido muito sono .desânimo.posso tomar o banho de alecrim.obrigada desde já

    ResponderExcluir
  19. Durmo.e continuo num cancasso.minha televisão vive instalando .sinto que tem egun na casa que eu moro e não consigo me mudar .moro de aluguel .muito a desentendimentos .inveja.nao consigo prosperar .alguém pode me ajudar no que devo fazer ? Obrigada aproveitando aqui p um desabafo e pedir ajuda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, não sou especialista nessa área mas permita-me umas sugestões:
      1 - Não se impressione com o que os outros (vivos ou mortos), supostamente, andam fazendo;
      2- geralmente quem fica nessa preocupação, acaba ficando prisioneira dessa frequência, ocasionando desgaste mental e emocional, levando a depressão. Vc perde energia assim.
      3- os estálos na tv pode ser simples desgaste no equipamento, muito comum;
      4- reveja seus objetivos de vida, pois prosperar tem significado mais amplo, diferente de ter coisas, por exemplo.
      5- comece mudando sua forma de ver,de pensar, de falar e olhe para todos, inclusive aqueles que julgas que tem inveja, com bons sentimentos; assim você faz um trabalho duplo: se ajuda, ajudando os outros. Não ache dificil, pois tudo é questão de hábito; crie hábitos novos e assim vc vai prosperando e, logo, logo vai ficar próspera: tolerância, esperança, respeito, autoconfiança, compaixão etc. Ou vc acha que isso não é prosperar? De um passo no bem e a luz estará com vc. Ou será que vc esqueceu quem vc é? Deixe soltar as algemas das ilusões e deixar surgir vc, sua essência.
      6- veja as companhias que vc elege para cada dia, ou seja, seus pensamentos pois aí comeca tudo!
      7 - falo dessa forma porque em relação aos outros, vc só pode mentalizar boas energias.
      8 - fórmula mágica: tenha o hábito de pensar no Ser Supremo, três vezes ao dia. Assim vc tem suprimento para as mudanças...
      9- Ah, já tava esquecendo: veja sua alimentação, pois tudo de ruim vem por aí! Faça vc mesma sua alimentação e, se não for pedir muito, tire do cardápio os bichinhos.. estados depressivos, adquirimos através dos alimentos, devido ser de baixa energia.
      10- desejo um bom aproveitamento da vida! Ame sempre é fique sempre conectada com a luz!💥

      Excluir
  20. olá adorei todos seus esclarecimentos perante a todas perguntas vejo que vc é um conhecedor da umbanda ,gostaria de me aprofundar um pouco mais para que eu possa me direcionar com clareza o caminho da umbanda podendo assim buscar proteção, energia possitivas,compartilhamento com o proximo,vou fazer um comentario aqui. a uns dias atrais minha futra esposa me levou em uma benzedeira muito conhecida na região de são bernardo ao chegar no local me deparei com uma fila porem mais ou menos uns 30mts perguntei qual oo nome da benzedeira ,falaram ,ANA MARIA ,enfim e aquela fila ia andando e sempre chegando gente e mais gente fiquei impressionado com todos os comentarios ref. aquela abençoada pessoa que tem o dom da palavra.....quando chegou a minha vez ela fez todos os rituais de orações e pediu para eu orar para N.S DA GUIA / CABOCLO DA MATA / STA CLARA. gostaria muito de buscar conhecimento profundo sobre esta orientação que recebi. se vc puder me ajudar agradeço. um abraço e muito luz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode