Pular para o conteúdo principal

"CONTRA-EGUN" COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO NA UMBANDA

INTRODUÇÃO



O “Contra-Egun” é um traçado de palha da costa trazido ao brasil pelas religiões Afro-descendentes e é geralmente usado nas nações de Candomblé e Umbandomblé. Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares: zombetagem. Esse traçado pode ser posto no braço, no tornozelo e/ou na barriga. A escolha de onde colocar estará diretamente ligado a doutrina e fundamento da casa. 



Enquanto o filho de santo estiver usando esta proteção, estará imune a perturbação ou até mesmo da aproximação dessas energias que podem ser brandas ou revoltadas e sem nenhuma luz ou causa aparente. É claro que dependendo da energia, se o desordeiro for pagão e instruído (como um quiumba, por exemplo), até mesmo a magia do Contra-Egun pode não ser eficaz, mas no geral, é muito útil para proteção de médiuns, em especial de médiuns iniciantes onde sua coroa está aberta para todo tipo de espírito.

Este instrumento serve ainda para usarmos quando estivermos em um lugar dito “carregado”, tal como: Cemitério, Hospital, Hospício, Presídio, Delegacia, Bares, etc.

Quando estivermos com esse traçado não podemos fazer uso de bebida alcoólica, ato sexual, participar de brigas ou qualquer ato que atraia negatividade ou atue contra o preceito espiritual. É importante ressaltar que ninguém está livre de energias negativas (médium ou não), por isso até Zeladores, Ogans, Ekedjes e outras autoridades de santo usam Contra-Egun.

O Contra Eguns é instrumento ligado diretamente a Obaluaê. Seja pela palha (ponto de força deste Orixá), quanto pela influência em afastar desencarnados (almas), quanto por se tratar um amuleto de feitiçaria. Em algumas casas, este amuleto é ligado ainda aos Orixás: Ewá, Obá, Yansã e Ogum, pois também cumprem seu papel junto a palha e ao afastamento de energias negativas.

É importante lembrarmos que ao usarmos o Contra-Egun, entidades da esquerda (Exus, Pomba-Giras, Exu-Mirins, Malandros na vibração de esquerda, etc) não conseguem se aproximar do médium, então, sendo o médium passista, em gira destas entidades, não se usa este amuleto.

CONTRA-EGUN NA UMBANDA




Embora este amuleto seja menos frequente utilizado em terreiros de Umbanda, tem se mostrado muito eficaz, em especial para filhos recém-chegado que ainda estão aprendendo a diferenciar a presença de um espírito de baixa luz dos seus guias. 

A palha é escolhida pelo filho e tal como o fio de conta (Guias) deve ser cruzada para que seja ativado seus poderes magisticos. A presença de búzios, nós ou outros tipos de fio podem ser agregados conforme a necessidade de proteção e afastamento de cada filho. Estes elementos podem ser trazidos pelo pai de santo ou pelos guias. 

A manutenção destes amuletos se dá através do fumo dos guias, de banho de ervas ou até mesmo de preces, orações e velas. A Umbanda age pela simplicidade e diferente do Candomblé, trata-se de uma religião 100% brasileira que considera fundamentos no catolicismo, religiões Afros, religiões indígenas, mesa branca, etc. 

A ativação de um mesmo instrumento, por exemplo "palha da costa" pode ser ativada completamente diferente entre Umbanda e Candomblé, ou ainda, mesmo que seja dentro de uma determinada religião, pode mudar de acordo com cada casa. 

INDICAÇÃO PARA O USO DE CONTRA-EGUN

Se você é médium iniciante e fica tonto, perde a consciência, é tomado por pensamentos negativos, tem dificuldade em incorporar seu guia de luz, sente tristeza e sentimentos negativos constantes na gira ou em um determinado lugar, estes são fortes sintomas de que você está precisando da ajuda de um "Contra-Egun". 

Comentários

  1. se eu fazee sexo durante estar com Contregum oque acontece?
    Com quantos meses ou semanas pode fazer sexo com contregum ??
    Obg pela informação

    ResponderExcluir
  2. Pq ? Algo de ruim vai mim acontecer ??

    ResponderExcluir
  3. Eu esqueci e fiz sem querer o que pode acontecer não foi por querer eu nem lembrei

    ResponderExcluir
  4. Amigo isso e seu e pessoal e espiritual,temos que ter respeito.

    ResponderExcluir
  5. Boas explicações sobre este importante elemento das religiões de matriz Africana.

    ResponderExcluir
  6. E porque não pode ninguem tocar no contra egum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ele é sua seguranca , assim como ninguém pode tocar na sua coroa .

      Excluir
  7. Qdo posso tirar do braco tomo banho com ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu pai de santo me orientou não tirar do braço ficar com ele sempre , e nunca ir em cemitérios cadeia bares etc sem o contra egum

      Excluir
  8. OLá! Estou em tratamento e fui orientada por uma entidade a usar o contraegum, pois trabalho em penitenciária. Me sinto muito carregada, saio do trabalho tomada pela negatividade, com dores no corpo, de cabeça... A entidade que me instruiu a usar, não me deu maiores explicações. Devo comprar a palha da costa e fazer? Ou poderia comprar pronto e depois levar para cruzar? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então dependendo da sua casa de santo na verdade é melhor ser feito por vc ou pelo medium justamente por que é sua energia que será depositada né estrumento de limpeza e vc não sabe qm fez se fez com a mente limpa etc

      Excluir
  9. O certo é você pedir orientação para as pessoas que fazem parte da casa espírita onde você foi se consultar .

    ResponderExcluir
  10. Eu estou usando um Contra Egum pois frequento muito o centro e a Vovó Catarina pediu para fazerem para mim pois ando passando por muitas coisas ruim na minha vida. Ai só me falou que servia para afastar as coisas ruins de perto de mim e que eu ia me sentir melhor usando. É realmente me sinto muito bem quando estou com ele parece que fico com um paz dentro de mim. É amei a explicação sua.

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia que não podia
    beber tomei cerveja o que acontece

    ResponderExcluir
  12. Se tornar cerveja com o contra Egum o que acontece,?

    ResponderExcluir
  13. O contra egum na umbanda pode-se usar no pulso ao invés de usa no ante braço?

    ResponderExcluir
  14. posso fazer pediu pro intidade cruza pra mim

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....