Pular para o conteúdo principal

TRONO DA LEI: OGUM E YANSA

INTRODUÇÃO

O trono da lei é regido por Ogum (São Jorge) e por Yansã (Santa Bárbara). Tanto um quanto o outro são agentes movimentadores do plano espiritual. São energias vibrantes e ativas de execução das providencias divinas do plano espiritual. De um lado, senhor Ogum rege a linha de esquerda (Nossos guardiões, exus, pomba-giras, exu mirins, etc), do outro, Yansã rege os cemitérios (Os Eguns, os Quiumbas, as almas penadas, etc). Podemos dizer neste sentido que Ogum é o pólo positivo do trono e Yansã o pólo negativo.


Ogum é o guardião do ferro, do aço, das estradas, dos caminhos, das indas e vindas, da guerra, das batalhas, dos exércitos, da força, da defesa, da armadura, patrono dos ferreiros, o estrategista de batalha, em seu sincretismo religioso, está associado a São Jorge, um cavaleiro romano forte e sábio que "matou o dragão" que ninguém era capaz de fazê-lo. 

No Candomblé, Ogum tem lendas com Yansã e Oxum (desde casos amorosos, até livramentos em batalha), com Yemanjá (Seria um de seus filhos em algumas lendas e um de seus amores em outras), com Oxossi (Neste caso, Ogum seria o irmão mais velho e protetor de Oxossi), com Obá (a única Yabá que venceu Ogum em batalha), com Nanã (com quem teria grandes brigas, inclusive ferro seria uma quizila de Nanã), etc. 

Na Umbanda os Orixás estão mais associados aos santos católicos e isso faz toda diferença em como vamos cultuá-los, tratá-los, louvá-los, etc. É por isso que nações de Umbandomblé são tão criticadas atualmente. Enquanto Umbandistas e Candomblecistas tem claramente definido seus valores e fundamentos, as nações de Umbandomblé ainda encontram dificuldades, limitações e contradições na forma em que administram os seus ritos e consequentemente, o desenvolvimento mediúnico de seus filhos. Longe de dizer o que é certo ou errado, cada casa tem a sua doutrina, é importante ressaltar que este texto ilustra a visão dos dirigentes do Terreiro de Umbanda Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda (SP).

Yansã é a guardiã dos raios (E Xango dos trovões), do fogo (Junto a Xango e Egunitá), da chuva (Junto a Nanã, Oxalá e Oxum), das tempestades, dos canaviais (junto a Oxossi), dos cemitérios (Junto a Omolu), etc. Em algumas casas de Umbanda e Candomblé ela é ainda a guardiã do tempo. Na nossa casa, bem como nas linhas de Umbanda que seguem Rubens Sarasceni, o tempo é dado a Logunan e/ou a Oiá, porém não Oya como qualdiade de Yansã. Esta confusão metodologica pode estar diretamente ligada a uma má tradução ou organização dos orixás de Candomblé para a Umbanda (maiores informações - ler o texto "Trono da Fé: Oxalá e Oyá" divulgado no Blog baiano Juvenal).



No Candomblé, Yansã tem lendas ligadas a Xango (a quem teria sido a ultima e eterna esposa), com Oxossi (A quem teria tido caso e adotado LogunEdé), com Ossain (A quem teria soprado as folhas e espalhado seu conhecimento no reino dos Orixás), etc. Saber se você vai seguir a teologia africana (Candomblé) ou brasileira (Umbanda) fará toda diferença em como você vê e trata os sus guias. Percebemos cada vez mais que médiuns com má formação teórica acabam passando na frente dos seus guias com mais frequência do que aqueles que estudam a doutrina da casa em que estão.

Ogum é sinônimo de lei e ordem (aplicação, execução, entrega, busca), Yansã (no movimento, ritmo, agilidade, dinamismo, etc). Yansã é mobilidade, é movimentação daquilo que está parado, é direcionamento daquilo que precisa ir ou vir, é força, motivação, iniciativa e impulso. Por outro lado, tudo que atinge picos, tende a se estabilizar, neste sentido ela também pode ser a calmaria que segue um dia de tempestade.  

CARACTERÍSTICAS DO TRONO DA LEI:

Trono: Lei
Orixá regente: Ogum e Yansã
Sincretismo religioso:  Ogum (São Jorge) e Yansã (Santa Bárbara)
Dia de Ogum e Yansã: 23 de Abril (Ogum) e 04 de Dezembro (Yansã) dependendo da casa.
Dia da semana:  Ogum (Terça) e Yansã (Quarta)
Vela: Ogum (Vermelho e Azul escuro) e Yansã (Vermelho, marrom, amarelo e alaranjado dependendo da casa)
Fio de conta: Das cores das velas.
Banhos Indicados: Ogum (Espada de Ogum, Abre Caminho, Quebra Demanda), Yansã (Erva de Santa Bárbara, Louro, Espada de Yansã)
Saudação: Ogum (Ogunhê!) Yansã (Eparrê Yansã)
Campo de força e entregas: Ogum (Estradas, linhas de trem, etc) e Yansã (Campos abertos, alto de montanhas, canaviais, cemitérios, etc).
Chacra: Laríngeo.
Animais e símbolos que representam a presença de Ogum e Yansã: Ogum (Cavalos, carros de polícia, etc) e Yansã (Borboletas, vento, tempestades).
Número: Ogum na Umbanda é o 7 e Yansã 7 ou 9 dependendo da casa.

CABOCLOS DA MATA NA VIBRAÇÃO DE OGUM

- Caboclo Sete Espadas
- Caboclo das Estradas
- Caboclo Sete Estradas
- Caboclo Pena Vermelha
- Caboclo Rompe Mato
- Caboclo Águia
- Caboclo Guaraci
- Caboclo Ubirajara (dependendo da casa)
- Caboclo Rompe Aço

CABOCLOS DA MATA NA VIBRAÇÃO DE YANSÃ

- Cabocla Bartira
- Cabocla Jussara
- Caboclo ventania
- Caboclo Raio de Luz
- Caboclo tempestade
- Caboclo Pena Vermelha

CABOCLOS DE OGUM NA VIBRAÇÃO DE OGUM

- Ogum Beira Mar
- Ogum Rompe Mato
- Ogum Beira Rio
- Ogum Boiadeiro
- Ogum Sete Espadas
- Ogum Sete Ondas
- Ogum Mêge (Xeroque)
- Ogum Marinho
- Ogum de Lei
- Ogum Sete Estrelas
- Ogum Sete Estradas
- Etc.

EXUS E POMBA GIRAS NA VIBRAÇÃO DE OGUM

- Exu Tranca Ruas
- Exu Tranca Tudo
- Exu Sete Encruzilhadas
- Maria Padilha
- Maria Navalha
- Exu Sete Punhais
- Exu Tranca Tudo
- Exu Mirin Estradinha
- Exu Mirin Caminhada

EXUS E POMBA GIRAS NA VIBRAÇÃO DE YANSÃ



- Exu Marabô
- Exu Gira Mundo
- Exu Ventania
- Exu do Fogo
- Exu mirim brazinha
- Exu mirim tempestade
- Exu mirin temporal
- Pomba Gira Rosa dos Ventos
- Pomba Gira Sete Raios
- Pomba Gira do Cemitério

O QUE PEDIR AO TRONO DA LEI?

- Proteção;
- Quebra de demanda;
- Movimentação, direção, ordenação;
- Liderança;
- Força, motivação, resultados;
- Caminhos, potencializando eles com os respectivos orixás: caminhos no emprego (Com Oxossi, Oxum), caminhos no amor (Oxum), caminhos na saúde (Obaluaê), caminhos na justiça (Xango), caminhos na fé (Oxalá), etc. O trono da Lei é um trono direcionador, agrega energia naquilo que precisa ser feito ou desfeito. 

SINAIS PRESENTES EM PONTOS RISCADOS LIGADOS A OGUM

- Armas (Espadas, lanças, adagas, facas, etc)
- Caminhos
- Encruzilhadas
- Estrelas
- Etc.

SINAIS PRESENTES EM PONTOS RISCADOS LIGADOS A YANSA

- Raios
- Vento
- Nuvens
- Chuva
- Rosa dos ventos
- Fogo

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OGUM

Filhos de Ogum tende a ter facilidade de exercer a liderança. São resistentes, sinceros, fortes, joviais, tem apreço a esportes ou atividade física, são inquietos, agitados, extrovertidos, resistentes, teimosos, persistentes, otimistas, divertidos, práticos, alegres, resilientes, piadistas, etc.  



Estrutural: Força, coragem, liderança, prática esportiva, justiça, esforço, energia, estratégia, humor, ego, pensamento, qualidade, movimento. 

Dinâmico positivo: Resistência, porte físico, valentia, democracia, apreço, senso de justiça, determinação, vigor, planejamento, alegria, extroversão, senso de humor, sinceridade, companheirismo, fidelidade, perfeição, perfeição e dinamismo. 

Dinâmico Negativo: Agitação, ansiedade, brutalidade, agressividade, egoísmo, individualismo, procrastinação, teimosia, justiça com as próprias mãos, introversão, autoritarismo, ciumes, impulsividade, impaciência, déficit de atenção e hiperatividade.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE YANSA

Filhos de Yansã são agitados, teimosos, competitivos, comunicativos, enérgicos, ciumentos, impacientes, curiosos, questionadores, cortam o mau pela raiz, oscilam o humor, falam o que pensam, são espontâneos, fazem o que querem, são francos, diretos, práticos, orgulhosos, turrões, dotados de grande energia, agitação, dinamismo, agilidade, apreço por viagem, movimento, direção, sarcasmo, indignação, etc. São firmes, seguros, obsessivos e intensos em quase tudo que fazem.   



Estrutural: Força, coragem, agilidade, humor, comunicação, visão global, administração do tempo, curiosidade, paixão, movimento, honestidade, temperamento, ritmo etc.

Dinâmico positivo: Resiliência, valentia, dinamismo, praticidade, direção, assertividade, justiça, ordem, energia, apreço, espontaneidade, devoção, determinação, garra, foco, motivação. 

Dinâmico Negativo: Intensidade. ansiedade, impulsividade, emoção, brutalidade, falta de educação, grosseria, frieza, vingança, teimosia, procrastinação, monotonia, brigas, anarquismo, autoritarismo, ódio, arrependimentos consecutivos, oscilação de humor e imaturidade. 

ENTREGAS PARA OGUM NA UMBANDA

- Inhame (com mel e/ou azeite de dênde)
- Moedas
- Espadas de Ogum
- Feijão Fradinho
- Feijão Preto
- Cerveja
- Cravo Vermelho
- Etc.

ENTREGAS PARA YANSA NA UMBANDA

- Acarajé
- Camarão
- Flores amareladas, avermelhadas e alaranjadas
- Folha de Louro
- Frutas (em especial, graviola, mamão, etc).
- Espadas de Yansã

PONTOS CANTADOS DE OGUM





  PONTOS CANTADOS DE YANSA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a