Pular para o conteúdo principal

MÉDIUM CONSCIENTE x MÉDIUM INCONSCIENTE

INTRODUÇÃO




Ser ou não consciente é uma das primeiras preocupações do médium quando entra para uma religião que atua com incorporação. Ao começar seu desenvolvimento mediúnico, ele se depara com as primeiras questões internas do seu processo:

 

- Sou eu ou é o guia?

- Não sinto nada e vejo tudo, é normal?

- Eu tenho que apagar?

- O guia não veio?

 

Mas afinal de contas, o que é “consciência e inconsciência”?

Existem duas formas de responder esta pergunta:

 

A) Com ciência: conjunto de saber específico, comprovado, científico, validado. Ou seja, só pode falar a respeito, quem tem instrumentalização e qualificação para tal (Psiquiatras, Psicanalistas, Psicólogos, outros).

B) Com senso comum: aquele saber popular que todo mundo se intitula conhecedor do conteúdo e palpita a respeito.

 

Aqui já nos deparamos com os primeiros problemas:

 

1)      As pessoas querem falar de consciência e inconsciência a partir do senso comum, e isso é insuficiente para analisar um aparelho psíquico, pois ele não é tão dicotômico, dual e separatista assim. Há graus de consciência e inconsciência que demandam analise de profissionais e não mera opinião. Por vezes achamos que estamos conscientes dos nossos atos, mas não estamos. Acreditamos fazer determinadas coisas de modo inconsciente, mas na verdade estamos controlando as escolhas que conscientemente queremos ser afetados.  

2)  A religião não é ciência, portanto, não oferece espaço para que um profissional do campo científico venha validar o seu conteúdo, muito menos fazer uma bateria de testes nos médiuns para saber quem são conscientes, quem são inconscientes e em qual grau. Sabendo que um cientista não vai em um terreiro atestar consciência X inconsciência das pessoas, e reconhecendo que o senso comum não é fonte fidedigna, segura de análise de fases da mente, precisamos chegar a uma descrição comum do que chamaremos de consciência em MEDIUNIDADE, pois partindo dela, chegaremos ao seu inverso (inconsciente).

 

CONCEITO DE CONSCIÊNCIA  E INCONSCIÊNCIA 

Chamaremos grosseiramente de “Consciência” o ato de saber descrever o que fizemos, por que fizemos, para que fizemos e como fizemos. Portanto, consciência da minha incorporação, seria eu saber descrever cada etapa do que acontece, enquanto incorporado.

Chamaremos de “Inconsciência” se em algum momento da equação anterior, nos faltar explicação, percepção, sensação, ou seja, quando o ato ocorre desacoplado do acompanhamento do meu eu consciente, do que tenho ciência.

O termo “consciência”, refere-se a um estado mental onde a pessoa sabe exatamente descrever ou explicar o seu ato, o seu comportamento, a sua conduta, enquanto o termo “inconsciência” acusa o inverso. Desse modo, caracteriza-se como um estado mental onde a pessoa pode ter emitido determinado comportamento, mas não sabe o porquê, a causa, o momento exato e o contexto que fez determinada ação.

Por exemplo, imagine que tocou um ponto de caboclo no terreiro que você frequenta e a pessoa (médium) começou a sentir o seu guia e conseguiu se auto-observar. Percebendo a presença do guia, incorporou caindo no chão em forma de caboclo para saudar o conga - podemos dizer que isso foi um gesto “consciente”, pois dada a percepção dela sobre o guia, emitiu o comportamento ao incorporar.

Uma incorporação inconsciente, pode ser reconhecida como a incorporação em que o guia, acoplado ao corpo do médium, apresente-se sem que este perceba a sua presença.

Muitos “charlatões”, também intitulados pejorativamente como "marmoteiros" apropriam-se desta expressão e nomenclatura, mas não possuem qualquer formação específica teológica, religiosa, epistemológica e até psicológica para falar sobre o tema, em outras palavras, nem sabem o que significam estas palavras em sua raiz. Alegam serem médiuns inconscientes na tentativa de supervalorizar sua mediunidade ou pior, na tentativa de justificar erros alegando que foi o guia e não ele (indivíduo) quem fez o ato.   

 

MÉDIUM CONSCIENTE X INCONSCIENTE

Consciência e Inconsciência referem-se a estados mentais diretamente ligados a comportamentos. Para ilustrar este papo,  criamos a tabela abaixo, onde temos na coluna "verde" os comportamentos emitidos pelo médium em um dia de gira. Na coluna "Azul", o gesto seria classificado como CONSCIENTE. Na coluna "Vermelha", o comportamento seria classificado como INCONSCIENTE: 


Do começo ao final de uma gira são muitos comportamentos emitidos pelo médium e seu guia. Para dizer categoricamente, se você é inconsciente ou consciente, teríamos que ter observado todos estes gestos para chegar a uma conclusão empírica sobre o diagnóstico. Caso contrário, esta opinião se perde no famoso "achismo" ou na generalização.

 

Um fato empírico (comprovado) evita que a subjetividade traga variações para uma análise. O "achismo", por outro lado, traz confusão, pois é baseado em julgamento de valores daquele que acha algo e não em dados, fatos e eventos. E pior, os achismos reduzem a complexidade do comportamento humano, como se ele fosse simples.

O que é "consciente ou inconsciente" é o COMPORTAMENTO DO MÉDIUM e não o "Médium" em si. Sendo assim, o indivíduo pode ter momentos conscientes e momentos inconscientes em uma única gira.

Cientificamente falando nem mesmo as federações espíritas acreditam em uma incorporação 100% inconsciente.

Dizer que você é médium consciente ou inconsciente refere-se aos comportamentos que você mais emite. Se o guia precisar retirar a sua consciência por algum propósito, ele o fará, de modo que neste caso, os comportamentos emitidos pelo seu corpo estarão para além da perda de controle física, percepção e memória. Assemelhando-se a ideia de “piloto automático" que temos quando incorporados, pois o médium não terá acesso aos registros daquilo.

Em suma, as incorporações são conscientes, o que se perde com muito mais frequência é o controle sobre o comportamento e não a "consciência".

É importante ressaltar, que cada caso é único e individual, não existindo melhor ou pior. Muito mais do que bater no peito para falar ou esconder se você emite mais comportamentos conscientes do que inconscientes, é saber o que isso significa para religião que você atua. Atuar na incorporação exige muita responsabilidade. O começo do desenvolvimento mediúnico é difícil para a maioria das pessoas - não é vergonha alguma ser um médium consciente.

O guia em terra utiliza-se do que seu corpo tem de matéria, ou seja, o que você sabe e aprendeu ao longo da vida. Ele somente irá lhe tirar a consciência quando houver um propósito.

Sendo assim,  pode-se dizer que eles até preferem a consciência, pois quando precisam dar recados a cambones sobre os próprios filhos, costumam dizer "Isso o filho está ouvindo" ou "eu vou deixar na cabeça dele".

 

Comentários

  1. gostei da explicação, bem simples e objetivo!

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber se a gente pode deixar de ser consciente e ser inconsciente

    ResponderExcluir
  3. Não é que eu não acredito que esteja incorporado é que eu não aceito a incorporação consciente pois sou eu que controlo tudo isto não é certo

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber o orixas inconsciente sem ter que ficar controlando nada sem ver sem sentir sem ouvir sem saber o que esta acontecendo com os outros obrigado pela atenção e que Deus te abençoe sempre axe

    ResponderExcluir
  5. obrigado Pai ! por favor continua alimentando a nossa mente e o nosso subconsciente com conhecimento e sabedoria. William

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode