Texto: Pai Eduardo de Oxossi
Nota: Em caso de publicação, mantenha a autoria. Mostre a Xango que você é honesto (a).
Exu maré é uma falange da esquerda que trabalha nos mistérios dos mares, ou seja, na chamada calunga grande. Exu maré atua com a esquerda do mistério do trono da geração na Umbanda Sagrada. É, portanto, gerador e encerador de ciclos à serviço de Yemanjá (água) e Omolu (areia).
Esta oferenda de peixe foi feita pelo T.U.S Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda pedindo a Exu Maré proteção para os trabalhos de Yemanjá que realizamos na praia de Itanhaem em Novembro de 2022, igualmente, solicitamos a este Exu para cortar toda energia negativa, mal olhado, inveja, ingratidão, demandas e energias nocivas que estivessem sendo direcionadas à nossa corrente e terreiro.
Para Exu indicamos peixes de água salgada. Neste caso utilizamos a corvina. Assamos com azeite e sal. Colocamos o peixe em uma folha de mamona e decoramos com pimenta, ao lado colocamos pinga e uma vela. Os seus pedidos podem ser colocados e assados dentro do peixe.
Fizemos esta oferenda na praia ao inicio da noite e recolhemos pela manhã ao término dos trabalhos da gira. Desta maneira a oferenda aproveitou o ponto de força, mas não deixa dejetos para sujar o meio ambiente.
Dependendo da situação, o peixe pode ser enterrado para ser consumido ao tempo. Em caso de dúvidas sobre como proceder com as oferendas, procure o terreiro, guia ou sacerdote de sua confiança.
Comentários
Postar um comentário