Diz o mestre Alexandre Cumino que Exu reflete a nossa sombra, portanto, se temos medo de Exu, temos no final das contas medo daquela parte da gente que não nos permitimos acessar, entender, assumir, etc.
Todavia, diferente da sombra que está lá como um buraco negro comendo tudo a sua volta dentro de nós, Exu é um agente que trabalha no caos, em outras palavras, usa-se da bagunça, do que está errado para traçar caminhos evolutivos. Exu é agente da lei divina, não só para corrigir o outro, o que está lá fora, mas também e principalmente corrigir o que está lá dentro....de nós!
Aquela sobra que você não conta para o seu marido, aquela coisinha que você não conta para sua mãe, aquela mentirinha que você conta para alguém, aquela vantagenzinha safada que você quer levar em cima do outro, aquela atitude podre que fede, que acumula vermes espirituais. Exu é um guerreiro, tem minha admiração, pois ele limpa as trevas que muitas vezes foi plantada por nós mesmos e nossas atitudes de merda.
Critica-se no outro o que muitas vezes também está presente lá nas nossas sombras, por isso eu aprendi com Tranca Ruas e parar de criticar os outros e a começar a calar a boca de críticas com atitudes dignas, atitudes pautadas no ensinamento: "Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você! "
Comentários
Postar um comentário