Ori é uma uma palavra de Yorubá que significa “cabeça”, um
termo do candomblé que representar o orixá da nossa cabeça, a nossa mente, a
nossa inteligência, um pedaço de deus em nós, nossa essência. Não é o mesmo que
“Orixá de cabeça”. Todos independente do seu panteão de orixás (de quem você é
ou não filho, quem é seu orixá de frente, etc), todos temos o Orixá Ori em
nossas cabeças.
Ori é nosso Orixá pessoal, que trabalha para nós, que vibra em
prol dos nossos caminhos, nossa força, nossa grandeza, a nossa pessoalidade,
nossa personalidade, nossa subjetividade. Na Umbanda esse termo, bem como seus
cuidados e migração de conhecimento está presente em Umbandas ditas como
Omoloco, Traçadas, Umbandomblé e outras nações fortemente influenciadas pelo
Candomblé, ou ainda em casas em que o zelador toca Umbanda e Candomblé (mesmo
que em dias separados).
Outros tipos de Umbanda acabam substituindo esse cuidado
como o anjo de guarda, mas eu particularmente não acho que um substitua o
outro, ambos se complementam. Tem pessoas que não tem o conhecimento sobre esse
assunto na Umbanda e vivem bem. Outras que tem o conhecimento de Ori e vivem
mal! Isso se dá pois entre os segredos de cultuar e cuidar do ori, de ter um
ori saudável, equilibrado e bem sucedido em nossas vidas, ativo em nossas
bênçãos e conquistas está:
- Ter um bom caráter;
- Ter bons princípios;
- Não ser uma pessoa mal intencionada;
- Não fazer maldade ao próximo;
- Não ter uma língua fofoqueira e praguejadora;
- Etc.
O Ori positivado é um ori positivo de atitudes em primeiro
lugar de modo que não adianta fazer ebós, assentamentos, firmezas se a pessoa é
uma pessoa ruim, invejadora, traiçoeira, ingrata, mentirosa, dissimulada, amarga,
etc.
Pessoas más tem poucas perspectivas de progresso, pois além
de suas atitudes desagradar e negativar seu próprio Ori, os demais Orixás não são
cegos, entre eles, o próprio Orixá da pessoa, Xango da Justiça, Exu dos
Caminhos e assim por diante.
Independente da sua casa cultuar ou não o Ori, entenda que
essa premissa é quase que universal: “O universo conspira à favor de gente
honesta”.
Além de mantermos uma boa índole, termos boas atitudes e um bom
caráter, outras dicas valiosas para cuidar do Ori são: Banho de água de coco
verde, banho de quiabo, banho de peregun verde e Obi, sendo esse ultimo
necessário a presença de um zelador de santo que saiba as devidas rezas e
procedimentos para tal.
Ter uma boa cabeça, ter um bom Ori, ter boas atitudes é
essência Ioruba para que os ebós, feituras e demais ferramentas do sagrado
tenham sua eficácia no cumprimento dos seus propósitos. Na dúvida sobre como
cuidar da sua cabeça, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a
doutrina da casa que você frequenta.
Um Ori negativo, uma cabeça negativa, uma pessoa
maquiavélica é autodestrutiva por si só, não precisa de demanda ou de inimigos,
ela mesmo fecha seus caminhos e impede sua vida de progredir. Há de se entender
de uma vez por todas que a religião do Orixá não é balcão de pedidos ou de
desejos e soluções mágicas onde tudo será resolvido por você.
A principal mudança na vida começa com as atitudes que escolhemos ter conosco, com o próximo, com o sagrado e para com a sociedade. Independente da sua casa entender, reconhecer o Ori ou não, eu tenho plena certeza que é desejo de todos os guias, é teor de todos os conselhos dados no passe que o ser humano evolua e tenha uma cabeça melhor. Nisso já está o Ori!
Ótimo
ResponderExcluirDia de cuidar do Ori
ResponderExcluir