Por Eduardo de Oxossi
Certa vez me deparei com um médium que trabalhava com seu Marabo da praia. Conversando com ele, me explicou que a praia nada mais era do que a Calunga grande, portanto, que eu poderia também chamá-lo de Marabo da Calunga.
Naturalmente Marabo atua na vibração de Xango e Yansã, mas esta falange atuava também nos caminhos de Yemanjá. Marabo é Exu de Justiça e sobre as águas ajudou muita gente em problemas na família.
Utilizando as águas fazia com que sua justiça pudesse ir e vir, de um continente ao outro, de uma maré a outra. O Mar é campo da geração, da família, da criatividade, Marabo da Praia podia portanto, gerar, atuar, inovar, nas justiças familiares (Problemas de herança, divórcio, abandono de incapaz, agressão no lar, traição de casal, etc.
Todo Exu pode ajudar nestes casos, porém, na conversa com este guia, me ficou claro que além de poder atuar, ele estava em um campo santo que era sua missão guardiã defendê-lo. Exu (Lei) Marabo (Justiça) da Praia (Campo da geração e calunga grande das almas).
Seu Marabo da praia é um dos diversos exus que protegem os caminhos dos marinheiros, pescadores, famílias de beira mar cujo sustento vem das águas. Seu Marabo da Praia atua com a justiça nos mares (Pirataria, furtos de navios, invasão de ilhas, naufrágios, guerras marinha, etc).
Laroye!
Comentários
Postar um comentário