Pular para o conteúdo principal

O TRIDENTE DE EXU

INTRODUÇÃO

O tridente é um elemento milenar presente em diferentes religiões e mitologias. Como tal, seu significado estará diretamente ligado a estas culturas. Entender esta premissa é assumir que o elemento "tridente" não é exclusivo da igreja ou do diabo.

Ele pode representar "o pai, o filho e o espírito santo" (se contarmos apenas os dentes), ele pode simbolizar os elementos da natureza, bem como "Terra, Fogo, Ar e Água" (se contarmos os dentes + o cabo), na Cultura Hinduísta Brahma, Vishnu, Shiva embora tenham tridente, é provável que o significado deles mude para cada um conforme a sua magia e mistério. 



Bárbaros descobriram o "tridente" como armas de guerra (pois enquanto a lança só perfurava o inimigo uma vez, o tridente perfurava 3). Como arma, o "tridente" traz um aspecto de "assertividade", "tiro certeiro", "força e inteligência de batalha", etc.  

Pescadores de cidades à beira do mar/rios aprenderam a utilizar o tridente enquanto instrumento de pesca (trazendo alimentos às suas tribos com mais agilidade e eficácia). Netuno, Poseidon usaram o tridente como instrumentos de poder e magia. Na mitologia Celta e Nórdica o tridente  é um símbolo sagrado de três falos, ostentado por qualquer deidade masculina cuja função é unir-se sexualmente à Deusa Tripla. É utilizado principalmente em Grandes Rituais, Magia Sexual e rituais de fertilidade.

Para Magos, ele pode representar o poder "tridimensional" e assim por diante. Percebam que para atribuirmos uma tradução ou função para o tridente não podemos fazê-la como donos da verdade ou do nome "tridente".

Se falarmos da palavra "tridente" na versão evangélica ele terá como fundo esta fundamentação. Se falarmos da palavra "tridente" na versão Católica ele terá outra e assim sucessivamente com cada religião ou cultura de tenha se apropriado deste elemento. Para aprofundamento em diferentes religiões que sincretizam com a Umbanda gostaria de indicar o livro de Alexandre Cumino: "Orixás de Umbanda: Um Deus, Sete Linhas e Muitos Orixás" da Editora Madras.



Além de explicar a presença de cada Orixá e seus sincretismos no mundo, Cumino faz uma outra consideração sobre o fato de Exu ser associado ao diabo. Em determinado momento da história a igreja não aceitava o diferente, associar religiões pagãs ou práticas diferentes da sua ao diabo foi uma saída da época para colocar medo em todos os fieis que não quisessem seguissem seus mandamentos e/ou quisessem trazer pensamentos diferentes ao que era praticado. A ideia de diabo foi grosseiramente concebida para colocar medo nas pessoas ou ainda, para "justificar" maus comportamentos: "Fulano fez isso por influência do diabo"!



O tridente não está presente apenas nas religiões, mas na ciência! O símbolo da psicologia é um Ψ (lê-se: “psi”) é uma das letras do alfabeto grego. Ao prefixo “psi”, adicionou-se o sufixo “que”, formando a palavra psykhè (psique). Significa “alma” ou “espírito”. O termo serviu para designar o que não era físico, que poderia ser da alma ou espírito, podendo ser entendido como: estudo da alma. Para psicologia, tal como os 3 garfos do tridente, são 3 as grandes estruturas do homem: ID, Ego e o Superego. 
       

O TRIDENTE DE EXU



Exu não é diabo! Para a Umbanda o Exu é um "mensageiro" dos Orixás, o senhor dos caminhos, para tal, carrega o tridente que representa sua magia, seus mistérios, a encruzilhada e sua vitalidade. Na esquerda temos basicamente 3 tipos de linhas mais conhecidas (Exu, Pomba - Gira e Exu Mirim), tal como são 3 os dentes do tridente. Coincidência? Talvez sim, talvez não!

Os 3 dentes são caminhos. Exu é o senhor dos caminhos e carrega-os nas mãos através do símbolo do tridente. Exu é o mais próximo do homem, é o que compreende os seus desejos, anseios, dificuldades, desejos, etc. Coincidência com o símbolo da psicologia? Talvez sim, talvez não!

O Importante é compreender o mundo infinito, possível e imaginário que se esconde por trás deste nome, deste elemento sagrado dito como "tridente". Ele não pode ser respondido apenas por um ponto de vista e ser empurrado garganta abaixo como uma única verdade absoluta. Isso sem contar ainda a interpretação individual que cada Exu pode dar ao seu consulente: "seus diferentes caminhos, suas 3 visões de ver o homem, o mundo e a relação entre eles".     

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode