Trabalho com seu Martin pescador há mais de sete anos e um dia um consulente chega e pergunta: "O que é a linha de Marinheiros"? Naquele dia acho que foi o consulente que mais demorou, pois diferente dos outros da noite, este não estava atrás de solução para seus problemas, mas para entendimento da religião que cada vez mais estava-o conquistando. Das poucas palavras que eu me lembro, que ele me deixou passar, vou registrar abaixo. Tenho certeza que ele me deixou ouvir porque não serviria só para o consulente, mas para mim e para muitos simpatizantes desta linda falange que é "Martin Pescador".
O QUE É A LINHA DE MARINHEIROS?
"Filha eu não posso lhe dizer o que é a linha, pois a primeira coisa que acontece nela é a mudança. Assim como o mar é vivo e está a cada segundo em uma direção diferente, indo e vindo, assim são os marujos à serviço do plano espiritual. Nenhuma falange pode ter a audácia de traduzir o que é uma linha, ainda mais nessa religião onde o respeito pela doutrina de cada casa é respeitado acima de tudo, mas posso lhe dizer se estiver interessada o que a linha representa para mim."
"Quando vamos a praia deixamos uma criança no raso do mar e sentamos na areia, ao virar para o lado e observar a criança novamente veremos que a maré já a mudou de lugar. Quando estamos fora do mar o tempo passa rápido, porém podemos observar que o mar tem força".
"Quando estamos dentro do mar e somos essa criança, não percebemos a mudança de lugar causada pelo mar e muito menos o tempo passar. Assim é a força dos marujos. Eles chegam meio moles, alguns bêbados, fala geralmente mansa e arrastada, pausada, porém firme. Os marinheiros vem deste poder que é o mar. Eles tem força para movimentar as pessoas do raso para o fundo e do fundo para o raso. Eles tem permissão para fazer seus trabalhos com o tempo (rápido para quem merece e demorado conforme necessidade de aprendizado e evolução)."
"O mar vai e vem, como tudo na vida. Podemos utilizá-lo com a força e permissão da mamãe Yemanjá para levar ao fundo os nossos problemas, angústias, demandas, tristezas e com a volta da maré trazer saúde, proteção, prosperidade e felicidade. O Mar é local de vida, não apenas marinha, mas indiretamente ligadas aquelas pessoas que assim como eu fui em vida, demandam da pesca e do peixe para sua sobrevivência. Linha de marinheiros é vida!"
"Esse balanço que você vê em quase todos nós quando estamos em terra não necessariamente se dá porque somos bêbados, embora muitos estejam na embriagues, pode-se adiantar uma certa embriagues de energia. Somos muitos: pescadores, marujos, marinheiros, piratas, faroleiros, jangadeiros, etc."
"A linha de marinheiros é o vai e vem, os altos e baixos, os tombos do mar, a vida que ele traz, as vidas que ele leva, é a agitação da onda rasa e a calmaria das profundezas. É saber que se você não sabe para onde vai navegar, qualquer caminho serve. É ensinar que sozinho remar pode ser mais cansativo, mas que em grupo, não pesa para ninguém. É aprender o que se pode boiar e o que certamente vai afundar. É dar risadas, é aprender a andar nas tempestades, confiar no próximo, aprender a esperar (pois em auto mar, é o tempo dele e não o seu), é a cima de tudo, aprender a respeitar hierarquias, colegas e subordinados."
"Se você entendeu, o conhecimento foi, se você gostou, ele volta: me traz uma cerveja?!" (longos risos de ambas as partes).
Salve a linha de marinheiros!
Comentários
Postar um comentário