Pular para o conteúdo principal

BANHO PARA MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO - POR EDUARDO DE OXOSSI

INTRODUÇÃO

Você já percebeu que tem alguns comportamentos que são bem difíceis de mudar? Seja um viciado em drogas, seja uma obesidade descontrolada, seja uma língua traiçoeira, seja a dificuldade de colocar em prática fora do terreiro o que aprendemos dentro, seja a falta de força de vontade que deixa uma pessoa repetindo seu comportamento nos mesmos erros, seja na obsessão, etc. Este texto traz 5 opções de ervas com excelentes propriedades energéticas para mudança de comportamento. 

Podemos usá-las uma por dia consagrando-as conforme nosso merecimento, podemos fazer o banho com as cinco ervas de uma vez, pode jogá-las na cabeça (embora isso dependa diretamente da doutrina da casa que você frequenta). Na dúvida sobre como proceder com banho de ervas, procure o terreiro de sua confiança.

ERVAS QUE AUXILIAM NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO



Cipó Caboclo: Erva expansora ligada a Oxossi, todavia, na Umbanda, não é exclusiva para filhos de Oxossi. Diferente do Candomblé onde filhos de santo se concentram no uso de instrumentos e preceitos do seu Orixá, a Umbanda, em especial a vertente de Umbanda Sagrada é mais flexível para esta questão, pois acredita que todos nós precisamos da vibração de todos os Orixás. Esta erva traz energia para expandirmos algo em nossas vidas (um ramo do conhecimento, nosso patrimônio, nossa mediunidade, nossa atuação, nossa força, etc). Para Adriano Camargo ela está associada a Oxossi e Obá, sendo por este segundo Orixá também pode auxiliar a concentração e o foco de objetivos.



Folha de pitanga: Uma poderosa folha para movimentar energias paradas. Indicada para pessoas que precisam tomar decisões, precisam de estímulo para mudar de comportamento, pode portanto, ser indicada para mudança de situações difíceis (Vícios, situações que exigirão grande esforço físico ou mental, etc). 



Poejo: Uma folha da família das mentas com forte poder estimulador, exitante, energético, portanto, indicado para combater preguiça, canseira e tristeza. 



Losna: Adriano Camargo (Erveiro) a classifica como erva de Yansã e Oxumare, nestas vibrações ajudam a trazer movimento, em especial para demandas que exigem atenção do trono feminino da lei e do trono masculino do amor ("Vertente de Umbanda Sagrada"). Essa erva tem forte propriedade movimentadora, transformadora e estimuladora. 



Abre caminho: uma das ervas mais populares para quem quer prosseguir em um caminho, procura um novo caminho ou precisa de ajuda para abri-lo. Excelente erva indicada para mudanças de caminhos. 

CONCLUSÃO

Embora a mudança de comportamento seja difícil, é necessário lembrar que estas ervas trazem uma atuação movimentadora para estimular a nossa vontade, nosso livre arbítrio para que as mudanças também sejam de fato uma vontade nossa. 

As ervas não vão mudar ninguém que não queira ser mudado. São ervas indicadas para pessoas que querem mudar, reconhecem seu problema, mas por alguma força maior não estão conseguindo se libertar para um novo repertório.

A verdadeira mudança tem que começar de dentro para fora, dentro de nossas cabeças e consciente de quem somos, o que estamos fazendo com as nossas vidas, quais as consequências dos nossos atos para com os outros e se queremos mudar. O guia espiritual (Baiano, Exu, etc) está ali para orientar, para auxiliar e não para mudar tudo por você. Pense nisso! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....