O casamento na Umbanda é um evento religioso matrimonial que está cada vez mais presente na sociedade. Como a Umbanda é uma religião 100% brasileira com influência de outras religiões a diferença de ferramentas e elementos que está presente neste ritual está diretamente ligada a formação doutrinária do sacerdote e da matriz que ele segue (Umbanda Branca, Umbanda Sagrada, Umbandomblé, Umbanda esotérica, etc).
Sua validade e reconhecimento perante a sociedade civil necessita que o dirigente / sacerdote esteja em dia com alguma federação espírita / umbandista. A nossa casa (T.U.Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda - SP) está associada a ABRATU ( Associação Brasileira de Terreiros de Umbanda e Candomblé), mas poderia ser feito por outra.
O casamento pode ou não acontecer com a incorporação. Em uma ênfase de matriz católica a presença do sacerdote é suficiente. Em matriz de Umbanda Sagrada, a presença de um guia (Geralmente caboclo) é necessária para consagração final. Em matrizes africanas, a presença dos Orixás pode ser necessária.
Os elementos que vão compor o casamento (etapas, alianças, quantidade de padrinhos e madrinhas, elementos naturais que farão parte não apenas da decoração do evento, mas do rito matrimonial é discutido com os noivos).
A presença de pembas, águas benzidas, flores e ervas, fitas, arroz branco, entre outros elementos magisticos é solicitada de acordo com os fundamentos de quem vai realizar o casamento (sacerdote e sua doutrina). Se falando de Umbanda, tudo é feito com muito carinho, amor e simplicidade.
O casamento pode acontecer na igreja, no terreiro, em um salão ou forças da natureza (sítios, praias, etc), sendo que para cada um destes locais é necessário observar a documentação necessária para o uso de cada um.
INDICAÇÃO DE LEITURA PARA CASAMENTO EM UMBANDA SAGRADA
Lurdes de Campos Vieira sob supervisão do próprio Rubens Sarasceni organizou o livro "Manual doutrinário ritualístico e comportamental umbandista" onde dedica um capítulo inteiro sobre a organização e feitura de um casamento.
Umbanda é fundamento e é preciso estudar! Boa leitura!
Comentários
Postar um comentário