Pular para o conteúdo principal

FIRMEZA PARA EXU DO OURO NA UMBANDA SAGRADA


INTRODUÇÃO

Exu do Ouro foi inserido no meio da Umbanda, em especial as correntes de "Umbanda Sagrada" principalmente por Rubens Sarasceni. Ele pode ser um Exu de trabalho (como tem se manifestado em alguns médiuns hoje em dia) como pode ser cuidado independente de você trabalhar com ele via incorporação. 

Trata-se de um Exu diretamente ligado a Ogum ("Exu") e Oxum ("Do ouro"). Uma entidade que trabalha questões ligadas a caminho e ordem (Ogum) do dinheiro e prosperidade (Oxum). Em algumas casas ele aparece com outros nomes (Exu Lalu, Exu prosperidade, etc ). 

Se você tem o seu canto de esquerda na sua casa ou seu terreiro, pode ter uma imagem consagrada para que ele auxilie na administração dos recursos e prosperidade. Ele ajuda a organizar, ordenar, abrir caminhos (Ogum) bem como a não gastar mais do que ganhamos, a fazer nosso dinheiro render, a multiplicar os rendimentos conforme o nosso merecimento (Oxum). 

Exu do ouro pode ajudar fechando caminhos de desperdícios e procrastinação, bem como abrir caminhos para melhor aproveitamento do dinheiro. Pode nos ensinar a sermos merecedores de coisas melhores, a entender nosso momento financeiro, a dar intuições sobre problemas financeiros, etc. 

FIRMEZA PARA EXU DO OURO

Pegamos uma imagem pequena que para nossa casa tem ligação com Exu do Ouro e colocamos sobre um circulo (feito de pemba preta). Fizemos um tridente no meio (onde colocamos a imagem no garfo do tridente (representando caminhos) e fizemos sete moedas de pemba (simbólicas representando Oxum). 

No que seria a moeda central colocamos um copo de barro com moedas douradas e louro. Nas outras seis moedas simbólicas colocamos velas amarelas e douradas (Oxum, ouro) e preta (mistério de Exu). Acompanhando um copo de pinga ouro. 

Uma vez consagrado, o copo de barro e a imagem pode ser adicionada a sua firmeza de esquerda. Sempre que poder coloque uma moeda dourada a Exu do ouro (Qualquer valor). Quando o copo encher, o dinheiro pode ser gasto para comprar coisas a Exu do ouro (Pinga, vela, charuto), Faça sua prece e peça o auxílio do Exu do ouro na sua vida. Pode tratá-lo toda segunda-feira junto ao(s) seu(s) exu(s). 

SOU MÉDIUM DE INCORPORAÇÃO E TRABALHO COM EXU DO OURO

Se você tem em sua falange Exu do ouro para trabalho de incorporação, ele mesmo pode cruzar a imagem e completar os itens do seu agrado para compor a firmeza do ponto de exu da sua casa ou terreiro. Na dúvida, procure um pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você segue.

DICAS DE OUTROS ELEMENTOS PARA EXU DO OURO



- Fio de conta preto e amarelo
- Anel de ouro ou banhado a ouro
- Chaves douradas
- No lugar do louro pode usar folha da fortuna ou complementar com ela
- Pó de ouro (compra em casa de artigos religiosos)
- Correntes douradas
- Moedas de outras épocas (antigas)
- Punhal dourado
- Pirita (Pedra dourada)
- Pemba preta e pemba amarela
- Vassoura de bruxa (pedra)
- Mel
- Vela de sete dias preta e amarela ou dourada
- Etc

Comentários

  1. Parabéns ótimo ritual simples e de fundamentos

    ResponderExcluir
  2. Qualquer pessoa pode fazer em casa ? Mesmo com criança novinha?

    ResponderExcluir
  3. So pode fazer um pedido a oxum se tiver a imagem?ou pode se atraves de oraçao

    ResponderExcluir
  4. Não tenho a imagem posso pedir em oracao?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia posso ter a imagem na minha casa ou nan

    ResponderExcluir
  6. Boa madrugada.Gostaria de saber se eu posso fazer em minha casa pois tenho o meu altar...???

    ResponderExcluir
  7. Qual a cor vela que posso acender casa para exu oro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....