Cada espécie tem suas limitações estruturais, fisiológicas, neurológicas,
físicas e biológicas de ser, portanto, cada indivíduo, cada ser vive e evoluiu
neste planeta sob circunstâncias únicas e peculiares que a ciência chama de
"seleção natural".
Singelamente entende-se como seleção natural o fenômeno onde evolução da vida implementa, mantém, muda ou anula características físicas e comportamentais das espécies de acordo com seu valor de sobrevivência.
Um bom exemplo disto é apontado por estudos antropológicos que mostram o registro ósseo das primeiras girafas com um pescoço curto, pois naquele contexto a copa das árvores eram acessíveis à elas.
Com o passar dos anos, a geração de girafas cresceu e em consequência disso as árvores começaram a morrer. Em adaptação filogenética deste problema a natureza das árvores permitiu que seus caules ficassem mais altos antes de brotar seus frutos.
Com esta mudança, as manadas de girafas começaram a morrer de fome, diante deste obstáculo, as girafas em sua adaptação de filogenética começaram a nascer com pescoços maiores.
Filogênese diz respeito à nossa natureza instintiva, evolutiva, indomável. Este campo não é objeto de trabalho de passe em ritos de Umbanda. Não vamos trabalhar a genética, os hormônios ou a situação de aspectos médicos no terreiro.
Fatores filogenético são mais complexos de serem mudados.
Então é preciso separar muito bem o físico do espiritual para que o médium não
passe na frente do guia e tente tratar problemas de ordem física e genética
como: cegueira, doenças ósseas, doenças herdadas, etc.
Parte de como as pessoas agem no mundo desrespeito a sua evolução natural, ou seja, uns mais bonitos, uns mais feios, uns tem estrutura óssea mais fortes, uns mais fracos, uns mais altos, uns mais baixos, uns tem cabelo liso, outros enrolado, etc. Tais fatores físicos causam ganhos e perdas em problemas psicológicos como autoestima, popularidade, acesso à profissões, namoros, etc.
Dentro de um terreiro, embora estes aspectos influenciam na dor do cliente, o médium precisa ter o bom senso de não achar que todos os problemas humanos serão resolvidos no campo espiritual. Quando a Umbanda fala em evoluir, isso também diz respeito ao fator BIOLÓGICO: nascer, crescer, envelhecer e morrer.
A "Ontogênese" é a história de vida de uma pessoa.
Única, singular, pessoal e subjetiva que diz respeito apenas a ela. Nem gêmeos
idênticos tem história de vida iguais.
Imagine uma mãe com filhos gêmeos e os dois choram para mamar. Primeiramente ela pega um para dar de mamar e posteriormente o outro. Na cabeça da mãe ela deu de mamar igualmente a ambos. Psicologicamente falando de Ontogênese, para o primeiro filho ela está ensinando que chorar tem a consequência imediata do leite (fazer manha - chorar - leite), para o outro filho ela está ensinando que não importa o quanto ele esperneie de chorar, ele vai ter que esperar a sua vez.
Esta situação particular está ensinando a paciência para o segundo filho, ou seja, a “manha” não me traz leite, mas a esperara sim. É por isso que mesmo gêmeos idênticos tem a sua mãe dizendo: "nossa um é tão calmo e o outro é tão espoleta". Eles recebem padrinhos diferentes, professores diferentes, tem amizades diferentes, um dia um está com o pai e ou outro com a mãe e assim por diante. Não dará para construir relações iguais, mesmo que sejam gêmeos.
Conhecer a história de vida da pessoa é riquíssimo para atendimento mediúnico. É por isso que o guia gosta de conversar. Médiuns ou pessoas que tenham a básica noção de ontogênese, ou simplesmente da empatia, da escuta, do acolhimento conseguirão explicar e entender um pouco mais sobre como as pessoas agem e qual a explicação para aquele fenômeno.
A nossa história de vida é diferente do outro e as vezes o outro nos conta algo que na cabeça dele é certo e na nossa é repudiado. A diferença de história ontogenética do médium e do consulente é um dos principais motivos do médium passar na frente do guia, pois ele tende a falar, receitar e julgar o que é certo para si e não para quem está sendo atendido.
Temos que fornecer escuta e atenção concentrada e ativa sobre o que o consulente conta, faz, mostra, demonstra seja na sua linguagem verbal ou não verbal.
Como cada pessoa tem seu livre arbítrio, sua história, sua personalidade e é praticamente no conceito de “Ontogênese” que os conselhos espirituais tem efeito, pois é exatamente ali que a pessoa pode escolher o que vai fazer, como vai fazer, se aprendeu, qual é e como é o seu repertório comportamental, seus pontos fortes e fracos, seus limites em termos de atitude. No final das contas apenas a pessoa pode fazer por ela
A cultura determina o comportamento da nação onde vivemos,
por exemplo, em uma cultura Indiana um homem pode casar com quantas mulheres
ele quiser (cultura), já no Brasil não pode. Em tribos canibais, um homem pode
emitir o comportamento de matar o seu semelhante para alimentar-se, em nações
civilizadas, não pode. Em alguns países, criminosos são punidos com pena de
morte, em outros não. Em algumas culturas o desencarne é uma festa, em outras é
um luto. A Cultura influencia o comportamento do cliente. Se o consulente for
italiano, japonês, brasileiro, de família evangélica, budista, se for do
partido político A ou B, etc, recebe uma carga cultural de onde foi criado.
Os guias levam em consideração o ambiente cultural, pois nosso livre arbítrio termina onde começa o do outro. Valores culturais podem alterar completamente a noção de certo /errado e isso quem decide NÃO É O MÉDIUM. Umbanda não é tribunal, a justiça pertence a Xango com permissão do pai maior. O fato é que muitos problemas de ordem cultural são trazidos junto com os consulentes. Será que estamos preparados para atender qualquer tipo de problema? Pode ser que a matéria não, mas o guia certamente saberá o que fazer.
Parabéns por seu blogue! !!!
ResponderExcluirmaravilhoso e de uma qualidade de ensinamento que consegue abranger leigos e aprimorar quem já aprendeu...muito bom!
Parabéns por seu blogue! !!!
ResponderExcluirmaravilhoso e de uma qualidade de ensinamento que consegue abranger leigos e aprimorar quem já aprendeu...muito bom!
- Super gostei, soube expressar muito bem. 👏👏
ResponderExcluirParabéns,amei seu blog usou palavras de fácil entendimento.👏👏👏💎
ResponderExcluir