Pular para o conteúdo principal

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO

Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc.

O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais. 

O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc). 

Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua rotina de vida! Há que aprender a rezar, há que aprender a tomar banho de ervas, acender velas, fazer preceitos, honrar o branco e o chão sagrado em que pisa. Entre os banhos voltados a desenvolvimento encontram-se com frequência: colônia, samambaia, rosa branca, alfazema, anis estrelado, manjericão, etc. A escolha da erva muda de casa para casa, pois cada uma segue uma doutrina e o mistério dos guias da frente. Na dúvida sobre banhos, em especial os chamados "banhos de cabeça", procure um pai de santo de sua confiança. 

BANHO DE ÁGUA DE COCO

  
O Banho de água de "Coco Verde" e fresco é indicado da cabeça aos pés para médiuns que estejam iniciando o seu desenvolvimento e tem como objetivo limpar a coroa, a áurea e o perispírito do médium, em especial, deixá-lo limpo e em plena conexão com os guias da linha de Baianos. São ótimos banhos para o médium ir a uma gira de desenvolvimento desta linha.

O coco é uma analogia ao ser em desenvolvimento. Ele inicia como uma semente (vamos imaginar um bebe), ele cresce (forte por fora e nutritivo por dentro), análogo ao que tem que ser um adulto, um ser forte, resistente e bom por dentro. Além desta analogia, o coco é um instrumento muito utilizado nas giras de Baianos. Ele é usado como alimento, como bebida, batida, enfeite, adereços, copos, etc.

No candomblé, água de coco com folhas de capela, Obi e Orobôs ralados ajudam a afastar a negatividade, atuam como uma camada de proteção ao médium. Em oferendas, o coco serve a Oxalá, Oxossi e Oxumaré/ê, linha de baianos, linha de pretos velho entre outras linhas e Orixás de acordo com a doutrina e procedimentos da casa.

Tomar o banho de água de coco verde fresco me foi intuído pelo Baiano Juvenal, guia e mentor espiritual com quem trabalho e dedico as escritas e fundamentos deste blog. Ele me indicou para promover, propiciar, facilitar, incentivar, apoiar e dirigir a conexão de médiuns iniciantes com seus mentores da Baia, além de um excelente banho de limpeza energética e atração de bons espíritos. Faças eu banho com fé, acenda uma vela amarela para sua linha de baianos e faça sua prece. "É da Baia Senhor"!!!!

     

Comentários

  1. Se comprar o coco errado! no caso aquele seco pode usar da mesma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila, no caso indicamos apenas o coco verde fresco pois ele vai na cabeça. O Outro coco (seco) é mais indicado para trabalhos, despacho, etc.

      Excluir
  2. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento e o Até de seus guias .

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se esse banho pode ser feito em casa, mesmo não indo a gira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Banho No Cocu Verde E Feito 1 Dia Antes Da Gíria Começar

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se serve água de coco de caixa

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se serve água de coco de caixa

    ResponderExcluir
  7. porque lavar um objeto dado por exu com agua de coco

    ResponderExcluir
  8. Quem não tá desenvolvendo mediunidade não pode tomar banho de água de coco verde

    ResponderExcluir
  9. Qual o significado do uso de coquinhos nas guias de baianos?

    ResponderExcluir
  10. O óleo de coco pode passar no cabelo e no primeiro?

    ResponderExcluir
  11. Desculpe a digitação....passar na cabeça.

    ResponderExcluir
  12. O banho de água de coco,só pode ser do coco verde?

    ResponderExcluir
  13. Pode ser qualquer horário do dia? O primeiro ou o último banho do dia?

    ResponderExcluir
  14. Já que ninguém fala eu falo o de coco seco e para descarrego e coloca um pedaço de coco no ori para alimenta o ori e outros pedaços no copo com água de coco e vai comento vai te ajudar fortalecer o ori interior e o Verde e para abri caminhos ... muito axé a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua resposta. Bem direta no que queremos saber

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios