Pular para o conteúdo principal

OFERENDAS E ELEMENTOS PARA EGUNITA - POR EDUARDO DE OXOSSI

 


Na Umbanda sagrada um dos sincretismos mais conhecidos para Egunitá é Santa Sara, regente da linha cigana. Egunitá (ou Oroiná) é regente do trono feminino da justiça e é responsável por consumir os excessos e desvios deste trono, bem como um abuso de autoridade, abuso de poder, um desequilíbrio moral. 

Dizemos no T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda que Egunitá é eficaz para promover consciência e evitar que pessoas cheguem a atos que possam ser julgadas negativamente, estaria portanto, disponível para atuar em medidas preventivas antes que elas precisem ser julgadas por Xango. 


Duas frutas interessantes que vão bem à mesa, entregas e oferendas para Egunitá são: Caqui e a Tangerina, sendo as folhas e casca desta ultima muito indicada para banho de revigoração, combate a canseira, relaxamento, equilíbrio e disposição. 


Sobre as velas, a sua cor oficial é Laranja, mas ela aceita muito bem o dourado e velas coloridas. Usamos o laranja principalmente para consumir demandas mentais, pensamentos negativos e anulação de situações negativas que ainda estão em curso (não chegaram ou não acabaram). 

A vela dourada, amarela e verde usamos para pedidos de prosperidade. O Rosa para o amor, o branco para paz, o marrom para justiça, o vermelho para energia e corte de demandas, o violeta para saúde e assim sucessivamente. 


Egunitá é uma vibração apresentada pela Umbanda Sagrada, portanto, pode não haver ligações com Camdomblé, embora, há uma grande confusão em associá-la a uma qualidade de Yansã.  A Umbanda não tem pretensão de inventar Orixás, mas reconhece Egunitá como uma vibração viva e divina dentro do nosso panteão de tronos. 

Diz-se que em determinado trono, como o trono feminino da justiça cabe Egunitá, Oroiná, Santa Sara e tantos outros deuses e deusas em que a esta vibração são traduzidas. 


Suas bebidas são o vinho seco, champanhe de pêssego, bebidas e licores alaranjados.  


Acionamos o dende em oferendas, magias, portais, rituais em que queremos acender o poder de Egunitá em prol de algum apaziguamento ou resolução de situações que precisem de fundo o poder da justiça. 



Pão, grãos e trigo são eficientes em pedidos de prosperidade, principalmente na figura de Santa Sara. 

Já a calêndula serve para banho e defumação de autoestima, amor próprio e até repelirmos energias negativas contra o nosso amor, contra a nossa prosperidade, contra o que é de nosso merecer receber. 


Uma outra opção de Fruta é o Caju. Indicamos frutas em oferendas de agradecimento e/ou em que precisamos pedir pela intermediação de algo. No caso de Egunitá, muito eficiente pensando em merecimento, no que é justo. E não é feio lutarmos para merecermos um salário melhor, uma vida melhor e assim por diante. Egunitá aprecia o bom caráter! Aliás, qual Orixá não aprecia, não é mesmo? 

Oferendas são vazias diante de atitudes ruins.   

O Mel também é bem vindo em trabalhos voltados ao amor. Podemos solicitar a Egunitá que proteja o que temos de mais lindo e romântico com nossos parceiros (a). Pedimos a Egunitá que com o fogo da justiça impeça maldades contra nossos relacionamentos e mais, que puna com a lei divina quem está gerando a demanda. 


Seu fio de conta é laranja. 


Moedas douradas são essenciais em pedidos de prosperidade. Podemos acionar Egunitá inclusive para cortar demandas em curso contra o nosso dinheiro ou prosperidade. 


Suas flores são laranjas. Servem para oferendas, entregas e banhos. 



Adriano Camargo (erveiro) indica em seu livro o Eucalipto como uma das ervas de Egunitá. Nós também apreciamos o seu uso lá no terreiro. Banho e defumação de eucalipto podem e devem ser ativados com energia da justiça pedindo que seja cortado e anulado quaisquer energias nocivas, enfermidades, inveja, mal olhado, ingratidão e afins. 


Que mãe Egunitá abençoe! 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios