Pular para o conteúdo principal

VAMOS FALAR DE EXU COBRA? - POR EDUARDO DE OXOSSI

 


Exu por natureza é considerado o senhor dos caminhos, falar de Exu Cobra é falar de um Exu com força animal, no caso: a cobra, portanto, um Exu com caminhos neste mistério.

 

A Cobra por sua vez é um animal rico em interpretações e significados. Na medicina seu símbolo está associado à cura, vemos por exemplo que o Instituto Butantã não carrega este nome à toa, pois é do veneno de um bicho que pode fazer a sua cura e antídoto. Cobras estão frequentemente associados às profissões da saúde: farmácia, medicina, etc.

 

Pode-se dizer que dos venenos da vida, Exu Cobra transmuta e faz cura, um Exu com caminhos e  vibrações para intervir em doenças, vícios, intoxicações sejam elas químicas, espirituais e até comportamentais (pessoa tóxica).



Na Umbanda Sagrada este Exu pode ter forte ligação com Oxumaré (pela própria natureza do mistério Cobra), com Oxossi (pelo domínio animal e natural) ou com outro Orixá a depender do seu campo de atuação, por exemplo: Exu Cobra da Calunga (Omolu), Exu Cobra das Pedreiras ( Xango), Exu Cobra das Encruzilhadas (Ogum), Exu Cobra dos Mares (Yemanjá), Exu Cobra dos pântanos (Nanã), Exu Cobra das Cachoeiras (Oxum), etc.

 

A Cobra é símbolo de sabedoria, mas também de pecado (Vide história de Adão e Eva), remete a sagacidade, conhecimento, força espiritual quando em cenário positivo. No lado negativo é associada a fofoca, rancor, má influência, perigo, falsidade, pessoa má intencionada e traição.

 

Pode-se dizer que Exu Cobra teria também afinidade para transitar nestas questões ampliando caminho dos estudos e conhecimento, transmutando e esgotando fofocas, intrigas e afastando-nos de traições, ingratidões e más companhias.

 

A Cobra está associada a grande força física, pois prende e tritura sua presa antes de consumi-la. Exu também é associado a força e virilidade humana, podemos entender EXU COBRA como aquele que une também a força física (homem), a força física (Animal) e a força espiritual (Exu).

 

O ato de trocar de pele da cobra indica renovação, renascimento, grande poder de evolução. Pode-se dizer então que Exu Cobra pode ser um grande aliado em nossa estrada evolutiva, seja com suas consultas, orientações ou com seus mistérios e magia nos auxiliando com esta trajetória.

 

Na mitologia Grega, dizia-se que ao cortar a cabeça de uma hidra, outra se nascia. A Cobra tem grande poder de multiplicação, regeneração. Exu cobra pode nos ajudar a aceitar o que não podemos controlar e ajudar a nos reinventa, nos ajudar a renascer, recuperar-se de alguma doença, decepção ou veneno impregnado que tem nos consumido.

 

No Horóscopo chinês a serpente é um dos signos de sua Astrologia, faz parte do elemento Yin, associado à terra, ao oculto, às emoções, à intuição, ao inconsciente. Pessoas do signo de serpente, têm características relacionadas à esse animal, tais como: sabedoria, elegância, prudência, discrição, sedução, mistério, sensualidade.

 

Na índia o encantador de cobra faz seus shows domando o animal com sons musicais, como por exemplo uma flauta. Na mitologia Egípcia o Ouroboros é uma serpente que engole a própria cauda simbolizando o infinito, a evolução, a espiritualidade e o conhecimento.

 

Esse símbolo é caracterizado por uma serpente em forma de círculo e, em essência, faz alusão ao processo da Criação, aos Ciclos da Vida, à Eternidade e ao TODO. Para psicanálise de Freud, a cobra é associada ao falo (objeto sexual masculino), que diga-se de passagem também é o símbolo de Exu, ou seja, duplamente fálica, duplamente viril (Exu + Cobra).

 

O Fato é que a cobra sempre está presente nesta dualidade: ou associada a coisas ruins ou a coisas muito boas. Exu também tem esta fama. Diz-se que exu é bom para quem é bom e reflete a sombra de quem é mal. Pode-se dizer que Exu Cobra então é uma energia Dual (Exu) Dual (Cobra), ou seja, duplamente dual, em outras palavras, sempre em constante modificação e mudança.

 

O que podemos dizer de um Exu que carrega este mistério? Pode-se dizer que é um Exu duplamente forte, sempre ligado a evolução, ao conhecimento, à espiritualidade, mas que também tem um poder defensivo, curativo e de ataque às energias do baixo astral.

Comentários

  1. Trabalho com esse Exu maravilhoso. Exu forte e certeiro. No meu caso ele é de pouquíssimas palavras e vem muito pouco em terra. Gosta de suas oferendas com muito fígado e ovos. Faz oq vem fazer e vai embora. Não dá consultas e é muito bravo. Mas eu o amo loucamente. Sempre me ajuda quando preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João. O Exu Cobra tem outras variações, por exemplo, Exu Cobra Azul?

      Excluir
    2. Não conheço muito sobre ele. Como disse, ele não fala muito. Mas exu tem várias linhas de atuação.

      Excluir
  2. Trabalho com cobra e o amo de paixão. Bravo demais e sem muitas palavras. Meu chefe de esquerda. Quebra demanda em poucos minutos e sem dificuldades. Grande protetor, de muita sabedoria. Já vi metade de seu rosto. Amo!! Laroye meu pai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios