Pular para o conteúdo principal

O QUE É UMBANDA? UMA VISÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA DO T.U.S. CABOCLO PENA VERDE E FLECHEIRO DE ARUANDA


Sobre a pesquisa



Essa pesquisa foi realizada pelo T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda que fica na Freguesia do Ó (SP) e foi dirigida por pai Eduardo de Oxossi. As perguntas foram elaboradas e lançadas através de um link que ficou disponível nas páginas e redes sociais do terreiro por 20 dias entre os meses de Abril e Maio/2020 onde qualquer pessoa poderia participar.

Objetivo da pesquisa foi conhecer um pouco mais do Umbandista que nos acompanha bem como sua visão sobre o que é "Umbanda".  Participaram da pesquisa 73 pessoas e os resultados serão sintetizados abaixo.

RESULTADOS

1) Idade dos Participantes



Dos 73 participantes que responderam a pesquisa, 27,4% tem entre 45 4 55 anos e 24,7% tem entre 35 e 45 anos e 24,7% tem entre 25 e 35 anos. Nota-se que em termos de engajamento e participação nessa pesquisa, a representatividade maior ficou entre os adultos e mais velhos de idade, não necessariamente tempo de religião.  

2) Sexo 

65,8% da amostra de participantes é do sexo feminino, o que vai de encontro com a maior representatividade da mulher na religião e dentro dos terreiros. Embora homens estão se permitindo avançar nesse lado de evolução espiritual, ainda vemos que a mulher é mais presente na religiosidade. 

3) Cidade que nos acompanha


75,3% dos internautas que responderam a pesquisa nos acompanham de São Paulo, 24,7% de outros estados. Isso é natural tendo em vista que o dia-a-dia do nosso terreiro é em São Paulo e não damos consultas on line de nenhuma natureza (Tarot, Esteira de Cura, Atendimento espiritual, etc). Todavia, é com imensa gratidão que observamos a presença de internautas de outros estados de Sp. Isso denota que a internet ultrapassa fronteiras e que a Umbanda pode e deve expandir sua atuação independente do terreiro onde está localizado. 

4) Cargo ou função que tem dentro da religião


31,5% dos participantes que responderam são médiuns de desenvolvimento, seguidos de 26% de médiuns de passe ou já desenvolvidos na religião. 23,3% dos entrevistados consulentes ou frequentadores. 

5) Quanto tempo estão na Umbanda?


34,2% dos entrevistados estão na Umbanda a mais de 10 anos, seguidos de 28,8% dos que estão na religião de 3 a 7 anos. 

6) Tipo de Umbanda que frequenta ou participa.





Perguntamos nessa questão se a pessoa sabia reconhecer o tipo de Umbanda que frequenta. 30,1% dos entrevistados se reconhecem como seguidores da Umbanda tradicional (aquela trazida por Zélio). 28,8% se reconhecem como praticante da Umbanda Sagrada (Proposta por Rubens Sarasceni). 15% não conseguem avaliar que Umbanda praticam, 11% somam frequentadores de outras Umbandas (Traçada, Esotérica, Iniciática, Umbandaime, etc).

7) Perguntamos se já tinham acessado o Blog Baiano Juvenal:


54,8% dos internautas já leram e reconhecem o Blog Baiano Juvenal como fonte de estudo gratuito da religião de Umbanda.

8) Informamos aos internautas que iriamos fazer esse texto no Blog baiano Juvenal com a interpretação simples “do que é Umbanda”. Caso quisessem participar, deveriam responder abaixo: “O que é a Umbanda para mim?”. Sem medo de certo ou errado, orientamos para serem objetivos e que não ficassem apegados em palavras difíceis. O resultado foi: 

"Umbanda pra mim é amor, compaixão, e igualdade , um amor eterno pela umbanda ️"

"Umbanda é a religião de culto a natureza, a manifestação do espírito para a caridade onde temos que ser puros e simples assim como a natureza nós mostra."

"A Umbanda é para mim, o meu meio de me conectar com o Divino e as entidades que estão na minha coroa. A Umbanda é lição de vida e humildade!"

"Umbanda é amor, caridade, é ajudar a si mesmo e ajudar o próximo."

"Eu era uma pessoa com muito medo da religião, por conta de várias histórias, porém ao participar da primeira vez, amei, e estou até hoje, trabalhando em uma pequena casa como Cambone..... Sou uma pessoa muito feliz hoje...."

"Pra mim umbanda é uma religião para ajudar o próximo."

"É o ar que respiro, o que me põe de pé todos os dias."

"Umbanda e amor ajudar uns aos outros."

"A umbanda, pra mim, é a luz que nos mostra o fim do túnel dos sofrimentos."

"Umbanda pra mim e oque me dá forças para vencer as batalhas da vida"

"A umbanda para mim é autoconhecimento e desenvolvimento interno!"

"Caridade simplicidade ..e o amor.."

"A umbanda é no meu ponto de vista, uma escola. Nós que vamos ao passe, somos os alunos que cada um em sua classe e série diferente erra e aprende com seu professor (médium, guia, orixá). Com fé e amor buscando a melhoria para nossa evolução."

"Para mim, a umbanda é uma religião onde preza caridade, humildade e auxílio para os próximos que necessitam."

"Amor"

"Foi onde me achei, onde minha energia e meu espírito se sentiram acolhidos, finalmente me senti o de deveria estar, e encontrei paz para minha mente e coração."

"Umbanda para mim é dedicação , amor e respeito ao sagrado."

"A Umbanda para mim é a cura de todo o mal."

"A Umbanda é a materialização da bondade divina. A prática da misericórdia com o acolhimento de quem procura alguma luz."

"Para mim umbanda é sentir o mais simples e.entender como são importantes. É entender que eu e a natureza somos um."

"A Umbanda é uma missão para alcançarmos a evolução onde os Sagrados Orixás amparam as nossas vidas permitindo a comunicação com nossos guias os quais nos encaminham para a caridade e prática do bem."

"Minha base, meu desabrochar espiritual."

"Gratidão"

"Minha paz e tranquilidade, meio forte minha pilastra."

"Umbanda é a luz q me guia, na umbanda eu descobri quem eu sou de verdade, comecei com 20 anos de idade e hoje com meus 50 anos, descobri que tenho muito mais a aprender, que sou apenas um grãozinho de areia nesse imenso oceano chamado Umbanda...que qto mais aprendo, mais quero aprender , tenho muito ainda para aprender e que os Orixás e guias me presenteie cada dia mais com o prazer de aprender... gratidão 🙏💫"

"umbanda para mim é a caridade e a evolução espiritual através da reforma intima...é o culto à natureza as forças divinas para curar os males não só físicos mais espirituais...mas o que me impressionou muito sempre foi o respeito que se aprende ao proximo e a pratica do perdão."

"A Umbanda é minha vida me tornou uma pessoa melhor."

"A umbanda é amor e caridade , através da manifestação mediúnica."

"Umbanda é amor.. caridade... doação (de si) ..."

"Nasci em berço católico. E frequentei a umbanda pé no chão acho que seria esse termo . Se praticava sessões de cura. ...."

"Frequentei a umbanda sagrada. Após desencarne de meu pai espiritual .Fiz curso de teologia junto com meu filho e de magia do fogo ( a qual mesmo tendo concluído o curso não recebemos o certificado de magia devido o dirigente ter rompido com a umbanda sagrada ). A umbanda pra mim é simples. Onde se prioriza os alicerces de amor caridade..... Ditadas pelo Caboco 7 encruzilhadas. Hoje infelizmente vejo uma umbanda onde cada um quer ser melhor que o outro. E arranjam mil desculpas pra não ajudar um filho da casa. Por isso estou fora de terreiro já que meu pai faleceu a 11a e não me adaptei a outros templos. Ano passado tentamos voltar e numa gira foi jogado aos ventos que se alguém procurava algo não seria lá. Em outro que não podiam ajudar devido nossas coroas. Não me decepcionei com a umbanda mas com pessoas. Hoje faço o que me é intuído. Pois não tenho os dons de visao e audição. Ate que espiritualidade nos mostre um novo caminho dentro da fé. Peço que isto não seja divulgado detesto não quero que ninguém se Índia longa. Gratidao"

"Umbanda é caridade.auxilio."

"Meu alicerce onde posso depositar todos os meus medos onde posso acreditar que posso ser uma pessoa melhor pro universo."

"A Umbanda é minha vida! Agradeço ao Divino Pai/Mãe Olurum pela oportunidade da Umbanda em minha vida."

"Umbanda é a luz de Deus , um pedacinho muito grande de transmissão do amor das forças Espirituais por nós !"

"Para mim a umbanda e como se eu estivesse num pedaço do céu."

"A umbanda pra mim e tudo"

"É vc ter a comunicação com o Sagrado"

"A umbanda pra mim é a caridade fazer o bem sem olhar á quem é minha vida ❤"

"A religião que escolhi para exercer minha espiritualidade Universalista."

"Olhar com atenção e cuidado as forças e energias da natureza e se reinventar para prestar o amor e a caridade."

"Umbanda pra mim é amor, caridade e respeito. A umbanda me acolheu de um jeito magnífico e inexplicável!"

"É minha vida, onde me achei, onde as vidas são transformadas"

"Onde encontramos o equilíbrio a fé o amor é a caridade!



9) Perguntamos a eles, qual a característica primordial de um bom médium:


45,2% dos entrevistados atribuem a Humildade como característica essencial para ser um bom médium de Umbanda, seguidos de 20,5% acreditando que o amor é essencial e 11% respeito.

10) Perguntamos a eles, qual a característica fundamental de um bom pai de Santo, zelador espiritual: 


26% dos entrevistados acreditam que a qualidade primordial de um dirigente religioso é a Humildade, seguida de 20,5% de respeito e 12,3% de amor.

No geral tanto para médium quanto para zelador, os internautas entendem que a qualidade primordial é a humildade, o que aponta que a nossa religião não tem espaço para pessoas soberbas, arrogantes ou que se acham dentro do terreiro. 

11) Para finalizar, perguntamos o que um terreiro de Umbanda precisa ter para ganhar o respeito dos frequentadores e dos Orixás. As respostas foram:

"Humildade"

"Etica"

"Primeiro amar a si mesmo e aos outros , respeito entre os orixás e aos frequentadores aonde existe amor , cada vez mais existe a presença dos Orixás ️"

"A forma como são conduzidos os trabalhos, se os guias tem liberdade para trabalhar. Sobre os frequentadores, se forem bem tratados e bem recebidos, tanto pela pessoa que entrega as senhas quanto os guias e a casa proporcionar energia boa, sempre vai haver respeito."

"A sua simplicidade"

"O amor ao Sagrado, aos Orixás, as entidades, e a educação no tratamento com os frequentadores.
O respeito pela religião, o estudo e o aprimoramento contínuo, humildade, caridade e o amor incondicional."

"Humildade, simplicidade e amor ao próximo."

"Não sei se posso falar pelos orixás, mas creio que pelos frequentadores é um terreiro que passe uma energia boa, onde as pessoas se sintam acolhida e respeitadas."

"Seriedade, comprometimento."

"simpatia, amor, respeito, humildade."

"Bons medios e um bom dirigente, e excelentes ogans."

"Humildade.amor e respeito a tds"

"Humilde e amor no que faz"

"A seriedade e o respeito no trabalho desenvolvido."

"Simplicidade e humildade"

"O respeito,a diciplina e simplisidadade"

"Amor e caridade"

"Axé"

"O amor e humildade"

"Amor, respeito, disciplina, caridade ao próximo, fé."

"A partir do momento em que se é deixado a espiritualidade trabalhar sem influência de outros, mantendo disciplina, humildade, respeito e amor entre todos os envolvidos."

"A humildade e a caridade."

"Seu axé"

"Que cada indivíduo se sinta acolhido, mas livre para suas ações e decisões"

"Amor e dedicação do dirigente e da corrente mediúnica."

"Caridade"

"Seriedade, humildade, empatia"

"Sabedoria e humildade"

"Respeito e humildade"

"O conhecimento verdadeiro."

"Humilde,união,fé e respeito num todo"

"É o comprometimento"

"A fé, a amor, o respeito e a dignidade de seu dirigente"

"praticar com afinco e amor a filosofia da umbanda de respeito amor e caridade...assim a energia boa flui naturalmente e todos que ali chegam se sentem acolhidos amparados e assistidos...e claro a igualdade entre todos os irmãos sejam mediuns assistencia ou qualquer outro."

"Confiança, responsabilidade, atenção ao próximo.... humildade"

"O trabalho sério e o comprometimento com a religião"

"A simplicidade,a harmonia a fé o amor a humildade,a irmandade entre todos, pois perante ao pai maior e aos orixás e guias de luz somos todos iguais."

"Seriedade... respeito... empatia"

"A forma que cuida de seus filhos e consulentes. Não adianta uma casa cheia de filhos para cuidar da comunidade se seus filhos estão doentes. Sem luxo ou ego."

"Amor, humildade, resiliência, dedicação, estudo, e uma boa organização hierárquica dentro do terreiro."

"Caridade e Seriedade"

"Humildade , respeito"

"A paz interior .A inexplicável paz interior."

"O amor dos Orixás eles já tem desde o primeiro momento que se vai abrir um terreiro."

"Quando aos frequentadores, respeito, humilde, a paciência coma diferença entre cada pessoa e muita fé e amor aos Sagrados."

"Doutrina"

"Honestidade"

"Conduta , veracidade dos atos prestados , bom senso e coerência !"

"responsabilidades"

"Ser referência na vivência coletiva, respeito a diversidade, compartilhamento de saberes, ética e compaixão."

"Respeito, eu acredito que o respeito seja a base de tudo."

"A maneira como a caridade e conduzida. Sincera e sem esperar nada em troca, servir ao próximo, respeito no trato com o ser humano e com sua espiritualidade"

"O tratamento feito com amor, respeito e caridade."

"O amor a caridade humildade a entrega em tudo que se fizer para o sagrado"

"A dedicação, o respeito com o próximo."

"Amor caridade seriedade"

"A paz que que se da as pessoas qe chegam aflitas precisando de um abraço e palavras acolhedoras.
Seriedade com o que se propuseram a fazer através da Umbanda."

"Caridade, fé respeito"

"Fazer sempre o seu melhor com dedicação e amor"

"Como a pergunta mesmo já diz é ter amor ao que faz, saber principalmente o que está praticando e ser caridoso em todas as formas"

"A fé"

"Simplicidade"

"Essência e objetivos."

"Humildade, respeito e Amor. Umbanda é a manifestação do Espírito para a caridade 🙏🏼"

"O trabalho em equipe de Pai e filhos por um único objetivo, ajudar o próximo, doando amor e entregando fé!"

"Integridade"

"Ter fundamento 🙏🏻💛🌿"

"Fazer um trabalho sério, ter humildade e praticar a caridade"

"Acolhimento a todas outras religiões"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a