Pular para o conteúdo principal

BANHOS NA LINHA DE MARINHEIROS



Por: Eduardo de Oxossi - Sacerdote e Dirigente do T.U.S. caboclo pena Verde e Flecheiro de Aruanda

Resultado de imagem para prosa martin baiano juvenal


Neste texto vamos indicar alguns banhos cuja ativação é potencializada na linha D’Agua (Yemanjá, Oxum, ninfas aquáticas, ondinas, marinheiros, etc), mais especificamente indicadas com louvor na linha de Marinheiros.

ERVA DE BICHO

Classificada como erva de matriz aquática por grandes erveiros como Adriano Camargo, por exemplo, esta erva quente é indicada para limpeza e descarrego, em especial, onde a vítima adquiriu problemas de saúde. Esta erva dissolve as miasmas espirituais negativas com a força das águas fazendo flui-la para seu local de merecimento. Pode ser jogada na cabeça com ressalvas à doutrina da casa que você frequenta.

Qualquer médium ou entidade pode emprega-la para trabalhos de cura, todavia, se faz um instrumento interessante na mão de um Marujo exatamente pela sua matriz aquática.

ALFAZEMA

A Alfazema é um agente equilibrador mandatório para quase todo rito de Umbanda. Toda Yabá (Oxum, Yemanjá, etc) se sente a vontade com ela. Ativada na força das águas, esta erva ou perfume promove o equilíbrio (tal como o mar em pontos calmos). Ajuda pessoas com problemas para dormir, tem efeito calmante, ajuda a controlar a ansiedade, a agitação e a afobação. É um excelente elixir para limpeza e equilíbrio de coroa, portanto, contribui com afloramento mediúnico.

Os Marinheiros são entidades equilibradoras, pois tal como o mar sabem se portar de forma agitada e calma conforme a necessidade da gira, do consulente e do problema. A Alfazema é uma indicação interessante para situações onde o Marinheiro precise acalmar um consulente ou apoiar a incorporação / desenvolvimento mediúnico de pessoas que estão começando sua jornada religiosa.

COLONIA

A colônia é uma erva morna ligada a Yemanjá (dependendo da casa) utilizada em coroações, desenvolvimento mediúnico, rituais de cabeça, limpeza e equilíbrio de coroa, fluidificador que aumenta a intuição e a conexão com o sagrado. Ela ampara o médium, envolve-o em bons pensamentos, bons sentimentos e emoções.

Com a colônia os Marinheiros podem afundar sentimentos negativos e desafogar mágoas amparando o consulente em segurança e bons pensamentos.

ROSA BRANCA

Tradicionalmente usada nos cultos de Yemanjá, entre outros Orixás como Oxalá, a rosa branca quando ativada na potencia do mar é um ótimo harmonizador da cabeça, do ori, dos chacras, da coroa, dos pensamentos, da mente. Ela ajuda a levar para o fundo do mar os pensamentos negativos e a trazer pensamentos positivos, eleva a auto-confiança, fortalece o desenvolvimento mediúnico e traz paz (interior e exterior).

Uma rosa branca na mão de um Marinheiro pode fazer muita coisa, aliás, durante muitas anos o mar recebe rosas branca de seus devotos, seja para Yemanjá, seja para Marinheiros. Sabemos que hoje a sociedade está refletindo sobre a consciência ambiental e portanto, evitando oferendas em auto-mar. 

Longe de dizer se sua casa deve ou não fazer este ritual, queremos destacar que o poder da Rosa Branca permanece! Seja para o banho do consulente, um Amaci, passada no corpo ou em entrega, a Rosa Branca é usada por muitas linhas de trabalho e Orixás. Não poderia faltar como indicação neste texto.

CERVEJA

Já presenciei Marinheiros jogando cerveja nos pés de uma pessoa, lavando suas mãos e até cruzando guias (fios de conta). A Cerveja pode ser um instrumento magistico de marinheiro para limpeza e benzimento. Todavia, o uso deste elemento na cabeça deve respeitar a doutrina da casa que o médium/consulente atua. Já fui em um terreiro onde o Caboclo pediu um banho de cerveja do pescoço para baixo com espada de Ogum como um banho de descarrego de Ogum.  

Uma das minhas formações de ervas foi com erveiro Adriano Camargo e em seus cursos, há ensinamento de banhos a base de álcool (Conhaque, etc). Seja limitado aos pés, seja apenas para descarrego, a cerveja não pode faltar para um Marinheiro.  

ALGA MARINHA

O banho de alga marinha ajuda a fortalecer o couro cabeludo e a pele, inclusive combatendo a queda de cabelo. No lado espiritual é uma erva de limpeza energética com a força das águas.

ÁGUA DO MAR

O banho de água do mar pode ser usado para inúmeros fins: tomar de cabeça antes de ir para gira de Marinheiro, usar como descarrego, limpeza, usado para lavar fios de contas, etc. A única ressalva que fazemos é que você escolha água de um mar limpo e não um mar na beira do esgoto, pois no final das contas é esta energia que você está pondo na cabeça.

SAL GROSSO

O banho de sal grosso (usado apenas em situações extremas de descarrego) é uma excelente opção de limpeza na mão de diversos guias, fazendo uma analogia ao sal natural presente na água do mar, o sal grosso se mostra muito potente quando ativado na força das águas.

ONDA DO MAR OU LAMBARI (Nome técnico - Tradescantia zebrina Heynh)

É uma planta tropical de fácil crescimento e comum em jardins que aprecia a umidade do ar. Ela é uma boa escolha de banho na vibração das entidades do mar, pois como seu próprio nome diz, é uma planta ligada a este reino: reino da vida. Ela realça e estimula a força, a motivação, a criatividade e a força para crescermos na vida. É uma erva estimuladora.    

CONCLUSÃO

Muitos guias trazem nas suas consultas as ervas que mais gostam de usar e/ou a que o cliente precisa naquele momento. Colocamos aqui algumas sugestões de banhos para linha de marinheiro com intuito de aproveitar a força na ativação da água. Cada casa tem a sua doutrina, na dúvida sobre como proceder com banhos, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta. 


Comentários

  1. Obrigada, por sua explicação, gostei muito...















    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos seus ensinamentos aprecio muito e utilizo também

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite.
    Obrigado por sua Palavras, ricas em detalhes.
    Agradeço por dividir Conosco seus Ensinamentos.
    Grato

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode