Por: Eduardo de Oxossi
Dirigente e Sacerdote do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda
Não há como falar de Exu do Lodo sem antes abrir um pouco mais o termo.
O Termo "Lodo" é uma forma simples de abreviar espaços de terras cobertos por água, bem como fundo de mar, pântano, rio, lagos, lagoas, mangues, etc. Ao contrário do que muitos pensam o ambiente de Lodo não contem só coisas mortas, pelo contrário, os micro-organismos e bactérias que ali habitam fazem parte de toda cadeia alimentar como qualquer ser vivo. Este lodo feito pela natureza tem cunho positivo onde habita.
Já o Lodo negativo advêm de comunidades carentes que instalam-se sem preparo nas beiras do rio jogando todo seu esgoto e lixo doméstico de forma que as bactérias ali presente tragam mais risco de pragas e doenças do que equilíbrio da biodiversidade. Este texto não tem o objetivo de falar de uma ou outra história do Exu do Lodo, até por que sabemos que são muitas possíveis.
No contexto geral da terminologia da palavra temos duas atuações de Lodo: equilíbrio da vida (positivo) e atração de pragas e doenças (negativo). Posso ter um Exu do Lodo dos Sete Mares (Ligados a Yemanjá), Exu do Lodo do Lago (Ligado a Nanã), Exu do Lodo do Rio (Ligado a Oxum), Exu do Lodo da Calunga (Ligado a Omolu), Exu do Lodo das Estradas (Ligado a Ogum), Exu do Lodo das Matas (Ligado a Oxossi), Exu do Lodo do Cruzeiro (Ligado a Obaluaê/Oxalá), Exu do Lodo das Montanhas (Ligado a Xango) e assim por diante.
Exu do Lodo por si só parece ter recebido domínio para manipular a mistura de água + terra (lama), por tanto a energia de transmutação e evolução. Não é a toa que no lodo, na lama estão presente um dos menores micro-organismos da vida. Existem 4 tipos de Lodo presentes na natureza:
1. Lodo primário: ou de lodo bruto, que é o
material formado por sólidos sedimentáveis (lodo retirado de decantadores primários)
2. Lodo secundário: que é o lodo removido diretamente de
reatores biológicos.
3. Lodo químico: que é o lodo oriundo de sistemas de
tratamento físico e químico, onde se usa coagulantes e/ou precipitantes, como
alumínio e sais de ferro.
4. Lodo biológico: originário do tratamento feito por
sistemas biológicos.
O Lodo positivo e tratado equilibra o meio ambiente decompondo restos de animais e vegetais. Já o Lodo negativo traz risco e pode decompor a vida com suas pragas, doenças e afins. Poderia neste sentido o Exu do Lodo também ter influência da energia de Obaluaê (Doenças) e Omolu (Morte).
Por ser Exu, Exu do Lodo também dá caminhos, também dá proteções, poderíamos dizer então que é um bom Exu para proteção contra pragas e doenças (só pela sua natureza energética). Poderíamos dizer que Exu do Lodo tem facilidade para ajudar na evolução dos seres, por menores que eles sejam. Poderíamos dizer que Exu do Lodo auxilia no decanto dos seres após a morte ajudando a colocar fim em seus corpos materiais. Poderíamos ativar a força de Exu do Lodo para secar, consumir e transmutar vícios por exemplo e assim por diante.
O Lodo positivo é utilizado com frequência na agricultura para fomentar o crescimento próspero das coisas. Assim como todo Exu, não podemos falar em uma atuação positiva ou negativa de Exu. Exu é neutro, a natureza tem seu próprio funcionamento, quem vem interferir é o homem e toda ação natural tem uma reação natural. Toda ação provocada tem um retorno provocado.
Abraços fraternos aos médiuns que trabalham com este Exu e a todos que acompanham nosso Blog Baiano Juvenal.
Muito bom entender os dois lado do lodo e do Exu do lodo
ResponderExcluir