Sobre o autor
Eduardo de Oxossi é Dirigente espiritual do Terreiro de Umbanda Sagrada Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda (Freguesia do Ó - SP), Sacerdote de Umbanda pelo Colégio Pena Branca (Alexandre Cumino), Mago das Sete Chamas Sagradas, Mago das Sete Pedras Sagradas, Tarólogo formado pela Tribo Cósmica, Erveiro iniciado na Jurema da água e da terra pelo Adriano Camargo, concluiu teologia de Umbanda pelo portal UmbandaEAD, possui diversos cursos complementares com Alan Barbieri, Rodrigo Queiroz e outros.
QUE FUNÇÕES PODEMOS ATIVAR EM CADA ORIXÁ DE UMBANDA SAGRADA?
Oxalá
Oxalá é congregador e magnetizador da fé. Oxalá magnetiza o mental dos seres através da fé (independente das religiões). Ele direciona as pessoas pela crença, por acreditar, por crer em alguma coisa. Oxalá é o branco, a paz, o potencializador das fés.
Logunan
Logunan é condutora natural do tempo, temporalizadora, estabelece ciclos da fé, do tempo, do espaço, do presente, do passado e do futuro. Ela quem corrige os desvios, fanatismos, excessos e formas inadequadas de usar a magia.
Oxum
Oxum atua no mistério agregador do amor, na concepção de bons sentimentos (para nós em um sentido de autoestima e para o outro no sentido de amar algo/alguém). Ela concebe, gera sentimentos, é a deusa das águas limpas, em especial a cachoeira. Mãe do ouro e das pedras preciosas, deusa do amor, guardiã da mulher, do ventre materno.
Oxumaré
Oxumaré dilui e renova sentimentos. Regula sentimentos que estão em excesso. Sentimentos que não estão mais fazendo bem a uma pessoa ou já terminaram seu ciclo são trabalhados por este Orixá. Ele rege o arco-ires, a transmutação das cores, dos sentimentos.
Oxossi
O caçador por natureza, Oxossi é empregado para expansão e racionalização das coisas. Ele expande nossas faculdades mentais, bem como a memória, o raciocínio, a inteligência para que possamos resolver as coisas de forma racional. É o guardião da prosperidade, do ganho por merecimento. Pai dos estudos, das matas e do conhecimento.
Obá
Obá é concentradora e fixadora do conhecimento. Nos traz foco, utilidade e alvo para uso da inteligencia e racionalidade. Obá traz a determinação, a resistência e perseverança para conquistar um objetivo. Obá é mãe da terra, das raízes.
Xango
Xango é o graduador da justiça, aquele que dá pesos e medidas, atua no senso de justiça e julgamento dos seres. Regula o que é certo e errado em nossas relações. Dono das pedreiras, atua equilibrando os seres no bom senso, moral, etc.
Egunita ou Oroiná
Egunita também conhecida no sincretismo como Santa Sara é o fogo da justiça. Atua preventivamente e sobre os desequilíbrios da justiça, sobre os fanatismos, sobre os excessos, sobre pensamentos negativos de ódio e sede de justiça.
Ogum
Ogum é o Orixá das batalhas, o ordenador potencializador. Ogum dá caminhos, quebra demandas, coloca ordem e lei sobre as coisas. Ordena e potencializa as coisas para que aconteçam de forma correta diante da lei divina e do merecimento.
Yansã
Yansã é a deusa dos ventos e tempestades. É Movimentadora e direcionadora. Traz dinamismo, agilidade e movimento para as coisas. Movimenta os seres para onde devem ir.
Nanã
É tida como a mais velha dos Orixás. Nanã representa os anciões, o idoso, os lagos, os poços, as águas paradas, a idade, a maturidade, Nanã decanta as emoções e sentimentos dos seres trazendo evolução. Nanã atua ainda com a paralização das energias.
Obaluaê
O senhor das palhas, da areia, da pipoca, é o senhor da cura. Transmuta e decanta os seres. Atua com a transformação das pessoas, das coisas, dos sentimentos, das situações.
Yemanjá
A senhora e rainha dos mares e da vida marinha é geradora e mobilizadora. Ela é quem gera novas situações, novas oportunidades, estimula a criatividade, contribui com a mobilização dos seres. Guardiã das cabeças, da família, da positividade e otimismo.
Omolu
Omolu é paralizador, finalizador, estabilizador, anulador das coisas. É em algumas culturas tido como o senhor da morte, dos cemitérios, do fim. A ele reservamos o direito de fazer terminar o que está nos prejudicando.
Comentários
Postar um comentário