Pular para o conteúdo principal

"EM QUE FUNÇÕES TRABALHAM OS ORIXÁS DE UMBANDA SAGRADA?" - POR EDUARDO DE OXOSSI

Sobre o autor

Eduardo de Oxossi é Dirigente espiritual do Terreiro de Umbanda Sagrada Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda (Freguesia do Ó - SP), Sacerdote de Umbanda pelo Colégio Pena Branca (Alexandre Cumino), Mago das Sete Chamas Sagradas, Mago das Sete Pedras Sagradas, Tarólogo formado pela Tribo Cósmica, Erveiro iniciado na Jurema da água e da terra pelo Adriano Camargo, concluiu teologia de Umbanda pelo portal UmbandaEAD, possui diversos cursos complementares com Alan Barbieri, Rodrigo Queiroz e outros. 



QUE FUNÇÕES PODEMOS ATIVAR EM CADA ORIXÁ DE UMBANDA SAGRADA?





Oxalá

Oxalá é congregador e magnetizador da fé. Oxalá magnetiza o mental dos seres através da fé (independente das religiões). Ele direciona as pessoas pela crença, por acreditar, por crer em alguma coisa. Oxalá é o branco, a paz, o potencializador das fés. 

Logunan

Logunan é condutora natural do tempo, temporalizadora, estabelece ciclos da fé, do tempo, do espaço, do presente, do passado e do futuro. Ela quem corrige os desvios, fanatismos, excessos e formas inadequadas de usar a magia. 

Oxum

Oxum atua no mistério agregador do amor, na concepção de bons sentimentos (para nós em um sentido de autoestima e para o outro no sentido de amar algo/alguém). Ela concebe, gera sentimentos, é a deusa das águas limpas, em especial a cachoeira. Mãe do ouro e das pedras preciosas, deusa do amor, guardiã da mulher, do ventre materno. 

Oxumaré

Oxumaré dilui e renova sentimentos. Regula sentimentos que estão em excesso. Sentimentos que não estão mais fazendo bem a uma pessoa ou já terminaram seu ciclo são trabalhados por este Orixá. Ele rege o arco-ires, a transmutação das cores, dos sentimentos. 

Oxossi

O caçador por natureza, Oxossi é empregado para expansão e racionalização das coisas. Ele expande nossas faculdades mentais, bem como a memória, o raciocínio, a inteligência para que possamos resolver as coisas de forma racional. É o guardião da prosperidade, do ganho por merecimento. Pai dos estudos, das matas e do conhecimento. 

 Obá

Obá é concentradora e fixadora do conhecimento. Nos traz foco, utilidade e alvo para uso da inteligencia e racionalidade. Obá traz a determinação, a resistência e perseverança para conquistar um objetivo. Obá é mãe da terra, das raízes. 

Xango

Xango é o graduador da justiça, aquele que dá pesos e medidas, atua no senso de justiça e julgamento dos seres. Regula o que é certo e errado em nossas relações. Dono das pedreiras, atua equilibrando os seres no bom senso, moral, etc.

Egunita ou Oroiná

Egunita também conhecida no sincretismo como Santa Sara é o fogo da justiça. Atua preventivamente e sobre os desequilíbrios da justiça, sobre os fanatismos, sobre os excessos, sobre pensamentos negativos de ódio e sede de justiça.

Ogum

Ogum é o Orixá das batalhas, o ordenador potencializador. Ogum dá caminhos, quebra demandas, coloca ordem e lei sobre as coisas. Ordena e potencializa as coisas para que aconteçam de forma correta diante da lei divina e do merecimento.  

Yansã

Yansã é a deusa dos ventos e tempestades. É Movimentadora e direcionadora. Traz dinamismo, agilidade e movimento para as coisas. Movimenta os seres para onde devem ir. 

Nanã

É tida como a mais velha dos Orixás. Nanã representa os anciões, o idoso, os lagos, os poços, as águas paradas, a idade, a maturidade, Nanã decanta as emoções e sentimentos dos seres trazendo evolução. Nanã atua ainda com a paralização das energias. 

Obaluaê

O senhor das palhas, da areia, da pipoca, é o senhor da cura. Transmuta e decanta os seres. Atua com a transformação das pessoas, das coisas, dos sentimentos, das situações. 

Yemanjá

A senhora e rainha dos mares e da vida marinha é geradora e mobilizadora. Ela é quem gera novas situações, novas oportunidades, estimula a criatividade, contribui com a mobilização dos seres. Guardiã das cabeças, da família, da positividade e otimismo.

Omolu

Omolu é paralizador, finalizador, estabilizador, anulador das coisas. É em algumas culturas tido como o senhor da morte, dos cemitérios, do fim. A ele reservamos o direito de fazer terminar o que está nos prejudicando. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a