O terreiro é um local sagrado onde pessoas se encontram para receber a irradiação dos Orixás e obter consultas, orientações dos guias e mentores (Baianos, Marinheiros, Ciganos, Exus, Crianças, Caboclos, Boiadeiros, Pombagira, Exu Mirim, Eres, Outros) diante dos seus problemas espirituais.
Essa atmosfera santa necessita de alguns cuidados da sua parte se você é um visitante de primeira viagem ou recorrente:
1) Evite decotes e roupas jutas, além de ser um ambiente familiar, há de se perceber o que é roupa de balada e o que é roupa de ir a um lugar religioso. O Preto velho não precisa ver os bustos de uma consulente para dar o seu passe.
2) Opte por roupas mais claras, pois elas são melhores condutoras de energias positivas quando a finalidade é culto religioso.
3) Evite ficar no celular durante a gira, pois isso desfoca a sua atenção. Os pontos cantados são rezas e como tal estão ali para serem apreciados, ouvidos, entendidos, internalizados e, portanto, tocar em você o que é Umbanda.
4) Evite conversas paralelas, o seu colega do lado não dá passe, quem dá é o guia. Espere a sua vez como todo mundo. Seja paciente, seja educado, seja respeitoso. Se você for visitar um centro e não gostar da energia ou de alguma coisa, lembre-se que você é livre para se retirar e ir embora. Não fique criticando o local visitado e muito menos os guias de trabalho.
5) Não coloque chicletes embaixo das cadeiras. Lembre-se que ali é um lugar santo. Jogue o lixo no lixo, um terreiro não tem funcionários, ou seja, para sua manutenção se faz necessário a colaboração de todos.
6) Se o terreiro que você foi a gira vai até tarde, evite ficar fazendo barulho na vizinhança. A Umbanda é exemplo de boa convivência, prega a paz, portanto, ensina e cobra dos seus frequentadores o bom senso.
7) Se houver poucas cadeiras, lembre-se que a preferencia é para idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais e crianças de colo. Não deixe sua bolsa guardando lugar, tente se colocar no lugar do outro, não fazer com o outro o que você não gostaria que fizesse com você.
8) Em caso de levar crianças, lembre-se que a responsabilidade de acompanhá-la, de garantir a sua boa conduta é sua. As birras e comportamentos de crianças que querem mexer onde não tem autorização atrapalham a convivência coletiva. Pais ou responsáveis devem se responsabilizar por acompanhá-las durante a gira.
9) Todas as pessoas e médiuns que trabalham na casa estão ali para servi-lo, para prestar a sua caridade, não trate ninguém com desdenho.
Aproveite o que há de melhor em uma gira de Umbanda: humildade, amor, respeito, evolução e caridade.
Comentários
Postar um comentário