Pular para o conteúdo principal

NO TERREIRO DE PRETO VELHO, TEM ROSA E TEM ESPINHOS!

"No terreiro de Preto Velho, tem rosa e tem espinho,
Quem não andar direito, leva surra no caminho!"



Os pretos velhos representam a sabedoria da idade, do tempo vivido, da maturidade, dos antepassados, daqueles que vieram antes de nós preparando o terreno para que nós pudêssemos assumir daqui para frente.

Trata-se de uma linha que com toda sua paciência, humildade e empatia conseguem ser ótimos ouvintes e conselheiros. Por outro lado, nem tudo são flores, se necessário, os pretos velhos sabem dar broncas como espinhos, pois a seriedade que levam a religião não permite profanação do sagrado ou desrespeito aos ritos.



São grandes estudiosos de ervas, rezas, preces e mandingas. Com seus riscos de pemba, seu café, seu copo de água e suas folhas quebram inúmeras demandas, doenças e energias negativas. Muita gente tem medo de surra de Exu, mas quem já levou, sabe como a surra dos nossos amados vovôs e vovós pode ser inesquecível. 

Gira de preto velho é respeito aos mais velhos, respeito as hierarquias, respeito não pela mera submissão mas por algo que valorizamos, pela consideração, pela valorização, pelo sagrado. 

SALVE O PONTO

Não mexa em coisas sagrada
E não se intrometa em que não conhece
Entrando num templo de Umbanda
Com todo respeito faça sua prece

Concentre o seu pensamento
Nas coisas divinas em frente ao congá
Não mexa em coisas sagradas
Respeite a Umbanda de Pai Oxalá

Quem quiser chegar-se a Zâmbi
Tem que ser da nossa Umbanda
Tratar sempre com respeito
Todo povo da Aruanda

A nação de Zâmbi é grande
Para todos tem lugar
Suas portas são abertas
Para quem quiser entrar   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a