Entre as diversas lendas que ilustram a coragem de Oxossi, uma delas cita passagem do seu encontro com Oxumaré:
Odé era um grande caçador, toda vez que saia para caçar, jamais voltava sem comida para o lar. Certo dia, ele saiu para sua caçada matinal sem antes consultar o oráculo Ifá e sem cumprir os ritos necessários.
Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra pediu para que Odé não a matasse, mas ele não se importou, matou-a, cortou-a em pedaços e levou para aldeia. Em casa, foi o primeiro a comer, depois foi dormir. No outro dia, sua esposa Oxum encontrou-o morto, com um rastro de cobra saindo de seu corpo e indo para a mata.
Oxum, ao contrário de Oxossi, muito devota aos procedimentos de feitiço e relação com o sagrado tanto se lamentou e chorou, que Ifá o fez renascer como Orixá, com o nome de Oxossi.
Oxossi ganhou a fama de ser o Orixá do conhecimento, pois aprende com seus erros. É Orixá corajoso, pois entra ele e sua caça, ele morre se for necessário. É o orixá da fartura, pois sua aldeia não passa fome.
As lendas Africanas são analogias que tentam explicar o surgimento dos orixás em épocas onde não havia a maturidade da ciência, mesmo assim, são lindas de se ler, ver e ouvir!
Eduardo de Oxossi
Comentários
Postar um comentário