Escrito por: Eduardo de Oxossi (Sacerdote de Umbanda Sagrada)
Texto: Orientações espirituais de Zé Boiadeiro
CHAPÉU DE COURO
Texto: Orientações espirituais de Zé Boiadeiro
CHAPÉU DE COURO
Chapéu de Couro é popularmente conhecida como "Chá Mineiro", "erva de pântano", comum entre o consumo dos moradores de Minas Gerais. O Chá de Chapéu de Couro é indicado para combater Tosse, problemas de pele, colesterol, gota, prisão de ventre (vulgo, "laxante natural"), infecções urinárias, reumatismo e outros sintomas sem contra indicações inclusive para quem tem gastrite.
Para o uso no chá, 2 colheres de sopa são suficientes para 1 litro de água, pois trata-se de uma erva concentrada. Pode ser tomado quente ou frio. Se tratando de chá e de Umbanda, podemos potencializá-lo com oração, por exemplo:
"Meu Pai querido, meu pai amado, peço que ative as propriedades magisticas deste chá de Chapeu de Couro, que ele ajude a controlar e combater o meu colesterol. Que a linha de Boiadeiros recolha as energias que me causam problema de saúde e equilibrem o meu dia-a-dia, amém."
Este foi um exemplo de ativação do chá para o colesterol, uma das indicações do chá de chapéu de couro, porém poderia ser uma prece para emantar o combate dos outros sintomas mencionados.
Na dúvida, sobre ingestão de alimentos, consulte sempre o seu Médico/Nutricionista. Já para o uso da erva em banho , como trata-se de uma planta aquática comum de lagos e brejos, traz naturalmente a força de Nanã Buruque, portanto, é indicada para: paralisar energias negativas (em especial que estejam prejudicando a saúde), indicada como calmante, equilibradora de energia, potencializadora da paciência, harmonização (pessoas, bichos e ambientes), etc. Pode ser utilizado para banhos do pescoço para baixo, quanto coroa e amacis.
Pela sua ligação com a água podem ainda estar associadas a Yemanjá/Oxum (dependendo da casa), em nossa casa em função da forte presença nas águas paradas, optamos por trabalhar a ênfase de Nanã (até os sintomas que ela combate enquanto chá, estão associados a processos de envelhecimento da matéria).
Algumas casas podem associar a Oxalá (poder de harmonização) ou a Oxossi (que tem uma ligação forte com a postura e mistério dos Caboclos e Boiadeiro), todavia, não é uma erva expansora, mas equilibradora.
Na dúvida sobre como proceder com banho de ervas, consulte a doutrina da sua casa e/ou o pai de santo de sua confiança.
Comentários
Postar um comentário