Certamente você já deve ter visto ao menos algum filme na televisão em que ele tenha aparecido. O filtro do sonhos é um objeto naturalmente Xamânico, fortemente presente em tribos indígenas. Na Umbanda, ele aparece com grande força na linha do oriente, linha de Ciganos, Caboclos, etc.
Os povos que inventaram o filtro dos sonhos acreditavam que durante a noite (momento em que as pessoas vão dormir) elas estão a mercês de sonhos bons e ruins que flutuam pelo livre arbítrio do universo, este objeto, por tanto, teria a função de filtrar os maus pensamentos, os maus fluidos e proteger a pessoa durante o seu sono.
Hoje em dia sua função se ampliou e além dos tradicionais berços de bebês, cabeceiras de camas e janelas, podemos observá-los em festas, em carros, em escritórios, etc. O segredo está na composição do seu material que pode levar diferentes elementos da natureza (Tipo de fios, tipo de penas, tipo de pedras, etc), consagrado conforme a fé e o propósito. Religiões de Bruxas (como as Wicas) também tem aderido este objeto como instrumento de defesa, magia e repressão de energias negativas.
Na Umbanda ele pode ser utilizado para proteção do seu lar, de um quarto, de um escritório, etc. Os elementos que nele estarão pode ser repassado pelo guia de trabalho ao médium. Alguns guias com habilidade artesã podem confeccioná-los quando em terra, ou você pode comprá-lo e depois pedir para seu guia de trabalho emantá-lo, cruzá-lo. Na dúvida, procure o pai de santo da sua confiança ou da casa em que frequenta.
Comentários
Postar um comentário