A linha de Pretos Velho consiste em uma das linhas mais antigas da Umbanda. Foram eles juntamente com a linha de caboclos, mais especificamente o Caboclo das Sete Encruzilhadas que contribuíram em grande parte com o surgimento e a propagação da Umbanda no Brasil. Trata-se de uma linha de vibração simples, humilde e que em sua simplicidade traz grande ensinamento, conselho, asé, benzimento, orações e caminhos.
Representam a simplicidade e a sabedoria (passada de geração em geração) dos escravos. Representam o homem vivendo em harmonia com a natureza, vivendo independente do capitalismo e os vícios do "homem branco", vivendo e aprendendo com situações difíceis e sofridas, vivendo em comunidade e tirando um lado positivo de tudo a sua volta.
PONTO DE CHAMADA DE PRETOS VELHO
Um navio negreiro, vem beirando o mar
Trazendo os africanos para trabalhar,
Oh saravá povo de Congo,
Sua gira é formosa em qualquer lugar
Um navio negreiro, vem beirando o mar
Trazendo os africanos para trabalhar,
Oh saravá povo de Congo,
Sua gira é formosa em qualquer lugar
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Lá vem vovó
Descendo a serra com sua sacola
É com seu patuá
É com seu rosário
Ela vem de angola
Eu quero ver vovó
Eu quero ver
Eu quero ver
Se filho de pemba tem que querer (bis)
PONTO DE SUSTENTAÇÃO DE PRETO VELHO
Eu andava perambulando, sem ter nada para comer,
Fui pedir as Santas Almas para vir me socorrer,
Oh eram as Almas, Oh eram as Almas...
Oh eram as Almas do rosário de Maria
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Vovó não quer casca de côco no terreiro.
Vovó não quer casca de côco no terreiro.
É para não lembrar dos tempos do cativeiro,
É para não lembrar dos tempos do cativeiro,
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Quantas estrelas tem no céu...
Preto Velho já contou (2x)
No rosário de Maria meu senhor,
Preto Velho jár orou. (2x)
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Pai Joaquim cade pai Mané?
Pai Mane foi na mata apanhar Guiné! (2x)
Diga a ele que quando vier,
Não suba escada, não bata o pé (2x)
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Um grito de liberdade,
E a corrente se quebrou.
Um grito de Liberdade,
Um grito me acordou.
Dentro de um canavial,
Um negro se libertou,
E lá não tinha para ele, nem chibata e nem fevor,
E lá não tinha para ele nem senzala e nem senhor.
José de Aruanda é um grande lutador,
Hoje baixa no terreiro, traz a paz e o amor.
Sua sabedoria, seus ensinamentos
Vão de canto a canto aliviando o sofrimento (2x)
Vem na força da reza, vem na força das ervas,
Vem tirando todo mau as mandingas ele quebra (2x)
Foi Xango quem lhe trouxe,
Zambi lhe corou,
Agradeço dia a dia,
Viva a Deus nosso senhor. (2x)
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Negra Cambinda que fala em Nagô
Negra da Costa Rica filha de babalaô
É na macumba ê
É na macumbá a
Negro dança, negro gira
Na batida do tambor
Negro toma seu marafo
Saravá seu Protetor
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Pai Joaquim ê ê, Pai Joaquim ê á
Pai Joaquim veio de angola
Pai Joaquim vem de angola, angolá
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No terreiro de Preto velho tem rosa e tem espinho,
Quem mexer com Preto Velho, leva tombo no caminho. (2x)
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Preto velho senta no toco
Faz o sinal da cruz
Pede proteção a Zambi
Para os filhos de Jesus
Cada conta do seu rosário
É um filho que ali está
Se não fosse os pretos velhos não sabia caminhar
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Preto Velho pede para as Almas,
As Almas pedem para os Santos,
Os Santos pedem para Deus a Caridade...(2x)
Corre gira meu pai, corre gira,
Corre gira meu pai corre gira (2)
PONTO DE SUBIDA DE PRETOS VELHO
Preto velho vai...
Cruzar seus filhos com Guiné (2x)
Lá em Aruanda onde mora Juriti,
Preto Velho vai embora,
Deixa seu médium ae...(2x)
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