Firmeza de Maria Padilha (esquerda) e firmeza de Exu Tranca Ruas (Direita)
Na Umbanda geralmente o assentamento da esquerda fica no terreiro. Em casa, os filhos tem no máximo um local, um ponto de força, uma firmeza para tratarem de seus Exus. Cada casa tem a sua doutrina e ao escolher fazer parte dela você e suas entidades acabam se adequando aquele lugar.
Muita gente tem encontrado dificuldade para ter a sua firmeza de Exu:
- Pessoas que moram em apartamento;
- Pessoas que são Umbandista, porém, residem com pessoas ou familiares que não são e abominam qualquer prática, desde um acendimento de vala, defumação e muito menos um copo de pinga para esquerda;
- Pessoas que moram de aluguel e seus locatários colocam regras explícitas contra atos religiosos;
- Pessoas que moram em casa sem quintal;
- Pessoas com crianças pequenas e/ou animais domésticos pelo quintal;
- Ausência de uma "casinha" para guardar as coisas do guia;
- Medidor de água e luz conjunto (quando tem mais de uma casa em um terreno);
- Pessoas com crianças pequenas e/ou animais domésticos pelo quintal;
- Ausência de uma "casinha" para guardar as coisas do guia;
- Medidor de água e luz conjunto (quando tem mais de uma casa em um terreno);
- Etc.
Uma alternativa que os guias e mentores de esquerda tem oferecido a seus filhos para tratar de suas necessidades energéticas, bem como concentrar sua firmeza é o vaso de plantas. A foto acima ilustra o vaso de uma Maria Padilha (Esquerda) e de um Exu Tranca Ruas (Direita), onde os mesmos sinalizaram aos médiuns como seria o vaso, os elementos que iriam fazer parte do mistério, como cruzar, como cuidar, onde colocar, etc.
Neste caso, esta firmeza voltada ao lar ficou consagrado como local para tratar de Exu sem que interferências externas como acima citadas quebrem a corrente magnética, energética e espiritual entre o médium x seus guias.
PLANTAS PARA EXU E POMBA GIRA
Sabemos que um elemento de firmeza JAMAIS substituirá um assentamento, até mesmo porque, eles tem propósitos distintos e não de substituição um pelo outro. A firmeza de um vaso de plantas solicitado e consagrado pela sua linha de esquerda carrega somente os mistérios deles. A escolha dos elementos podem variam entre uma simples pimenteira (para combater inveja e olho gordo) até um vaso de 7 ervas (Em especial, para exus e pomba giras que atuam nas 7 linhas: Exu Sete Encruzilhadas, Maria Padilha das Sete Encruzilhadas, etc).
A terra pode ser comum ou previamente preparada. O vaso virgem pode ser riscado com pemba pelo próprio guia antes de se plantá-las (no meu caso, o guia riscou o ponto dele embaixo do vaso). Cada caso é único e peculiar. A Umbanda tem sim fundamento e é preciso estudar, porém o que não podemos permitir é que ela pare no tempo e/ou não se atualize as necessidades humanas de hoje em dia. Nem todo mundo pode ter um assentamento de ferro em forma de tridente em casa, ou uma imagem de Exu, muitas pessoas tem animais domésticos que poderiam beber um copo de pinga no chão, comer a farofa dos guias, etc.
Para estas pessoas que encontram dificuldade em cuidar dos seus guias em casa, centrar seu assentamento no terreiro parece ser a melhor opção, o que não isime ou limita de você poder ter um elemento de ponto de força (como uma planta, por exemplo) discreta, singela e poderosa na entrada do seu lar ou comércio. Na dúvida, procure um pai de santo e guias de sua confiança! Tudo que é feito com a sua fé, amor, dedicação e cuidado pode ser um elemento de grande força magística para seus guias e mentores utilizarem em prol de sua proteção, defesa, abertura de caminhos e evolução. Pense nisso!
Boa tarde, qual é o nome dessas plantas do Exu?
ResponderExcluirQual o nome dessas plantas do Exu
ResponderExcluirBoa tarde gostaria de saber o nome dessas plantas do Exu o meu imail e rosa21dias@hotmail.com por favor me responda moro em apartamento alugado e preciso dessa firmeza sou umbandista pai de santo já falecido
ExcluirPeregum verde e peregum Roxo
ResponderExcluir