Pular para o conteúdo principal

GRÁVIDA PODE INCORPORAR E IR AO TERREIRO?

 

 


Texto de Pai Eduardo de Oxossi

 

A minha opinião é que sim! 


A grávida pode ir no terreiro e incorporar, todavia, agora nesta condição, deve fazê-lo com mais cuidado do que antes. Que tipo de cuidados? É sobre isso que vamos falar neste texto.

 

Cuidados com movimentos bruscos

 

Seja na sua incorporação ou só pela sua mera presença no mesmo ambiente em que está acontecendo a gira, as grávidas devem tomar cuidado com os seus movimentos físicos e o dos outros que estão à sua volta, ou seja, cuidados com agachamento e encurvamento (dependendo da incorporação), cuidado com o ato de ficar em pé por muito tempo, cuidado com alguém esbarrar bruscamente em sua barriga e assim por diante.

 

Você já levou um tapa, uma braçada, uma mãozada de um irmão que estava incorporando ou desincorporando? Pois é, as grávidas devem tomar cuidado não apenas no terreiro mas na vida de um modo geral em relação à estes acidentes, afinal de contas, ninguém quer que elas levem uma mãozada na barriga, não é mesmo?

 

Elas estão grávidas e não doentes! Neste sentido, podem continuar a fazer as coisas da rotina normalmente, só que agora, não na mesma intensidade que faziam antes.

 

Agora carregam uma vida ali com elas. Este é o cuidado, cuidado em zelar esta vida!

 

Gravidez de risco

 

Nos casos em que a gravidez for de risco é o “capa branca” (médico) que deve dizer o que ela pode ou não fazer. Se o médico recomendar “não saia de casa”, “recolha-se” ou algo semelhante, não é o terreiro que vai dizer para ela sair deste procedimento.

 

Em casos de saúde, o trabalho espiritual vem para agregar o trabalho do médico e não para substituí-lo ou contradize-lo.

 

Fumo, defumação e fumaça

 

Independente de terreiro, as grávidas devem evitar a inalação de fumaças contínuas, pois isso é prejudicial para o seu bebê. Vamos lembrar que ali na barriga está um ser em formação de seus órgãos, seus anticorpos, seus membros, etc.

 

Em terreiros muito fechados ou sem circulação de ar não é recomendado que a grávida fique ali por horas, mas ela pode ir tomar o passe dela e ir embora.

 

Aliás, fica de dica e recomendação aos terreiros que tenham as senhas preferenciais para idosos, gestantes, deficientes e outras situações que exijam atendimento preferencial.

 

Quando os guias vão dar passe em grávida e crianças também é recomendado que não usem o charuto.

 

Grávida pode incorporar?

 

A Grávida pode incorporar (lembrando dos cuidados anteriores) e se houver necessidade de adaptação da forma de trazer seus guias em terra ou algum impeditivo para que este guia venha em terra, quem vai dizer são os guias delas.

 

Preto velhos, por exemplo, geralmente vem em terra abaixados e trabalham sentados. O preto velho de uma grávida de 8 meses com um barrigão enorme não vai exigir ou pedir para vir em terra e coloca-la em uma situação de desconforto (para mãe e bebê) simplesmente por que tem que vir em terra, ou ainda pior, em algum tipo de risco.

 

Um ere não vai vir no corpo da sua médium grávida e rolar no chão, entendem? Os guias conhecem seus cavalos e vão achando o “tom” com cada um deles. Quantas vezes você que é médium estava com algum tipo de indisposição (enjoo, dor de cabeça, cólica, etc) e não incorporou naquele dia ou naquela gira?

 

A Grávida pode incorporar, não significa que tenha que fazer. Na maioria dos casos os guias delas respeitam este tempo (ainda mais nos meses finais da gravidez). A Pombogira da médium grávida não vai exigir que ela fume ou beba sabendo que isso prejudica o feto.

 

Os guias são seres evoluídos e vão orientar seu “cavalo” inclusive sobre como vai ser a relação deles com a grávida durante o processo de gravidez. O bom senso é que vai ditar o processo de incorporação de uma grávida.

 

Tudo que possa colocar a mãe e o bebê em risco é o que deve ser evitado. No mais, as grávidas seguem a rotina normalmente.

 

Médium grávida pode fazer descarrego?

 

Recomendo que não!

 

Ninguém sabe o que pode ser trazido no transporte e com certeza não apenas em caráter de más energias, mas em movimentos bruscos, isso pode colocar em risco a gravidez.     

 

Grávida pode ir na gira de esquerda?

 

Pode ir em qualquer gira. Os cuidados que ela vai tomar são os mesmos. A ideia de que ir na gira de esquerda pode ser perigoso para ela, na minha opinião é equivocada, pois a grávida também precisa do passe e proteção dos nossos compadres e comadres, aliás, agora são 2 vidas para proteger!

 

Grávida pode tomar todos os banhos de ervas?

 

Eu acredito que sim, todavia, há um consenso entre os pais de santo para não haver abuso de ervas quentes e optar por banhos leves como rosa branca e alfazema.

 

Finalizando

 

Se você já passou por gravidez em terreiro, divide conosco nos comentários: como foi? Que cuidados você teve que ter? O que você recomenda às grávidas da nossa religião?

 

A Umbanda vem para nos ajudar, desta forma, qualquer situação contrária ou que coloque em risco a vida da mãe e do bebê não podem ser consideradas como evoluídas. Os Guias são seres de luz muito evoluídos e com certeza vão achar a orientação certa para cada caso.

 

Se a grávida não é médium, mas frequenta o terreiro, certamente aquela corrente mediúnica junto com os guias que ali atuam vão orientá-las sobre estes procedimentos da melhor forma possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode