INTRODUÇÃO
Obá é o Orixá feminino que atua no trono do conhecimento junto a Oxossi. Em casas de Umbanda que atuam com o sincretismo religioso, Obá é sincretizada como Joana D'Arc. Obá é o Orixá da terra, da força, da resistência, da sabedoria (junto a Oxossi), etc. Muitas casas de Umbanda não trabalham com o culto a este Orixá, pois seus próprios dirigentes não sabem direito como cultuá-lo. Os terreiros que detém a doutrina e os ensinamentos, mostram-se mais receptivos a oferecer o culto, entregas, trabalhos e magias sobre regência deste trono sagrado.
Na Umbanda, um grande percursor de trazer a tona o reconhecimento do orixá Obá como parte integrante do trono do conhecimento foi Rubens Sarasceni. Cada casa tem a sua doutrina. Se reconhecem Obá ou não como membro de Umbanda, o que se deve uma casa a outra é o respeito à diversidade religiosa.
Em casas de Candomblé, há diversas lendas que envolvem este Orixá. Em algumas lendas, ela aparece como esposa de Xango, grande companheira, guerreira e cozinheira, inclusive, teria cortado uma de suas orelhas para entregar a Xango como uma espécie de prato rústico para agradá-lo, quando na verdade, teria sido enganada por Oxum.
Em outras lendas, ela é tida como a única Orixá mulher que teria derrotado Ogum em batalha. Pessoas com arquétipo de Obá em suas coroas tendem a ser pessoas resistentes, frias, firmes, introspectivas, determinadas, obstinadas, resilientes, batalhadoras, etc.
Para ler mais sobre o trono do conhecimento clique aqui!
MAGIA DE OBÁ PARA GANHO DE RESISTÊNCIA, RESILIÊNCIA E PROTEÇÃO
Esta magia se dedica aquelas pessoas que estão precisando ganhar mais resistência, resiliência e proteção em sua vida. Pessoas com baixa imunidade, que trabalham com atividades físicas, atividades insalubres, que estejam passando por batalhas espirituais, etc.
Faça um circulo de terra avermelhada ou marrom no chão e forre seu interior com terra preta. Em volta do círculo coloque 7 velas brancas, 7 velas marrons, e 7 velas verdes intercalando uma com a outra. Entre dentro do circulo descalço, feche teus olhos e imagine toda carga negativa descendo, sendo sugada pela terra e em seguida, imagine toda força das grandes árvores subindo pelos seus pés. Quando terminar, saia do círculo e deixe as velas serem consumidas. Os dejetos das velas podem ser jogados no lixo e o resto da terra pode ser colocado em alguma praça aos pés de árvores de caules grossos e fortes (trazer a resistência).
Comentários
Postar um comentário