Pular para o conteúdo principal

RUBENS SARACENI - POR EDUARDO DE OXOSSI



Rubens Saraceni (1951-2015) foi um destacado líder espiritual, escritor e médium brasileiro, reconhecido por suas contribuições significativas à Umbanda e ao espiritualismo no Brasil. Nascido em 18 de outubro de 1951, na cidade de Osvaldo Cruz, interior de São Paulo, Saraceni teve uma trajetória marcada pela dedicação à espiritualidade e ao ensino religioso.

Desde jovem, Rubens demonstrou interesse pelas práticas espirituais, influenciado por sua avó e mãe, que o ensinaram a benzer e realizar rezas curativas. Em 1963, mudou-se para a Vila Matilde, na capital paulista, onde teve seu primeiro contato com a Umbanda, frequentando um centro próximo à sua residência. Anos mais tarde, começou a participar de um centro espírita dirigido por seu tio, onde sua mediunidade se manifestou pela primeira vez através da entidade Exu Cascavel, indicando seu caminho dentro da espiritualidade.

Na década de 1980, Saraceni iniciou sua atuação mediúnica no Centro de Umbanda de Ogum Megê 7 Espadas, sob a liderança da sacerdotisa Olga de Barros. Em 1983, fundou a Tenda de Umbanda Ogum Beira Mar e Pai João da Mina, em sua própria residência, devido ao crescente número de pessoas que o procuravam para desenvolvimento mediúnico e orientação espiritual. Buscando aprimorar seus conhecimentos, filiou-se à Federação Umbandista do Grande ABC (FUGABC) e participou do Curso de Dirigentes de Terreiro e Sacerdócio, ministrado por Pai Ronaldo Linares, tornando-se seu filho espiritual em 1987.

A partir de 1990, Rubens Saraceni começou a psicografar, recebendo orientações de seus mentores espirituais. Em 1991, publicou seu primeiro livro, "Hash-Meir – O Guardião dos Sete Portais", seguido por outras obras que causaram grande impacto na comunidade umbandista e espiritualista, como "O Guardião da Meia-Noite" e "O Cavaleiro da Estrela Guia". Ao longo de sua carreira, lançou cerca de 50 livros psicografados e foi autor de outros 30, que permanecem inéditos para o grande público.

Além de escritor, Saraceni foi mestre de Magia Divina e idealizador do Colégio Tradição de Magia Divina, onde iniciou mais de dez mil praticantes da Arte Real em um curto período de dez anos. Fundou também o Colégio de Umbanda Sagrada "Pai Benedito de Aruanda", onde ministrou cursos de desenvolvimento mediúnico, teologia e sacerdócio, formando adeptos, dirigentes e ministrantes do ensino religioso umbandista. Manteve o programa "Magia da Vida" pela Rádio Mundial, ampliando o alcance de seus ensinamentos.

Em sua vida pessoal, Rubens foi casado por 46 anos com Alzira, com quem teve três filhos: Maurício, Estela e Graziela. Fumante desde os 20 anos, largou o vício após ser diagnosticado com câncer de pulmão. Faleceu em 9 de março de 2015, aos 63 anos, devido a um enfisema pulmonar.

O legado de Rubens Saraceni permanece vivo através de suas obras literárias e do Instituto de Umbanda Sagrada Saraceni, que tem como missão preservar e propagar sua contribuição histórica à religião de Umbanda. Sua dedicação ao ensino e à prática espiritual continua a influenciar e inspirar muitos umbandistas e espiritualistas no Brasil e no mundo. Abaixo alguns livros de sua autoria:

Livros sobre Umbanda:

  1. As Sete Linhas de Umbanda: A Religião dos Mistérios
  2. Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada: A Religião dos Mistérios
  3. Orixá Exu: Fundamentação do Mistério Exu na Umbanda
  4. Orixá Pombagira: Fundamentação do Mistério na Umbanda
  5. Orixá Exu Mirim: Fundamentação do Mistério na Umbanda
  6. Os Arquétipos da Umbanda: As Hierarquias Espirituais dos Orixás
  7. Código de Umbanda
  8. Rituais Umbandistas
  9. O Livro dos Orixás – Teogonia de Umbanda
  10. O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados
  11. O Livro dos Pretos-Velhos
  12. O Livro dos Exus
  13. O Livro das Almas
  14. O Guardião da Meia-Noite
  15. O Guardião das Sete Encruzilhadas
  16. Os Guardiões da Lei Divina – A Jornada de Exu
  17. O Livro dos Espíritos

Livros de Magia e Espiritualidade:

  1. A Magia Divina das Sete Pedras Sagradas
  2. A Magia Divina dos Elementais
  3. A Magia Divina das Velas: O Livro das Sete Chamas Sagradas
  4. Tratado de Escrita Mágica Sagrada: Um Curso de Escrita Mágica
  5. Código da Escrita Mágica Simbólica
  6. Iniciação à Escrita Mágica Divina
  7. A Longa Capa Negra
  8. Diálogo com um Executor
  9. O Livro de Exu – O Mistério Revelado

Livros sobre Filosofia Espiritual e Cosmologia:

  1. O Livro da Criação – O Estudo de Olorum e a Origem do Universo
  2. Lendas da Criação – A Saga dos Orixás
  3. O Livro das Energias
  4. O Livro dos Tronos – A Gênese Divina
  5. O Livro dos Magos
  6. O Livro dos Feiticeiros
  7. O Livro dos Bruxos
  8. O Livro dos Xamãs
  9. O Livro dos Sacerdotes
  10. O Livro dos Profetas
  11. O Livro dos Santos
  12. O Livro dos Anjos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....