Pular para o conteúdo principal

ORIXÁ REGENTE DE 2025: IANSÃ - POR EDUARDO DE OXOSSI

Texto: Pai Eduardo de Oxossi

Intuição: Mestre Tranca Rua das Almas


O ano de 2025 (2+0+2+5 = 9) é regido pelo número 9 (Iansã) e começa em uma quarta-feira (Iansã), ou seja, não temos dúvidas que Iansã pisará primeiro e provavelmente, permaneça o ano todo trazendo o que ela traz de melhor: tempestades, mudanças, ritmo, guerras, lei, ordem, bonança, energia e movimento!

Iansã é Orixá feminino do Trono da Lei na Umbanda sagrada e como tal, é a orixá que traz consigo o poder dos ventos das mudanças, a força e velocidade das tempestades e o dinamismo dos raios. Será um período de transformações intensas e contínuas, tanto no plano espiritual quanto no material.

Sob a influência de Iansã, 2025 será um ano de decisões rápidas e certeiras, ou seja, será um ano em que a estagnação dará lugar ao movimento e à renovação de forma que não haverá trégua para procrastinação, zona de conforto, preguiça, vitimismo e lentidão. Tudo parecerá rápido!

 

Transformações na Empregabilidade e Economia

A energia transformadora de Iansã se refletirá em um mercado de trabalho mais dinâmico totalmente influenciado pelo enraizamento da Inteligência Artificial, automatizado e inovações tecnológicas.

Haverá uma aceleração da inteligência artificial, suas interfaces com as profissões, nosso dia-a-dia e um esforço maior para digitalização de dados que por sua vez, influenciará todo nosso modo de vida.  Essas automações trarão resultados positivos na criação de novas oportunidades profissionais, especialmente nas áreas de tecnologia, saúde, sustentabilidade, e-commerce, marketing digital, influencers e economia criativa.

No entanto, assim como Iansã varre o que não é mais útil, profissões tradicionais e pautadas em processos operacionais poderão sofrer adaptações ou até desaparecer, exigindo dos trabalhadores uma grande flexibilidade e disposição para aprender novas habilidades e/ou migrar para novos mercados e empregos. O obsoleto vai saindo de cena e o novo e adaptável vai ganhando espaço.

A economia brasileira em 2025 será marcada pela necessidade de adaptação rápida a mudanças globais, como a transição para energias limpas e a crescente demanda por práticas de ESG (ambiental, social e governança). Oportunidades econômicas surgirão em setores como energia renovável, agricultura sustentável, serviços e soluções climáticas.

Profissões em alta: Carreiras verde, carreira em ESG, especialistas de IA, profissionais de cibersegurança, profissionais da área da saúde (física e mental) e bem-estar, profissionais especialistas em realidade aumentada e virtual,  comércio eletrônico, empresas de serviços e assessorias que tenham soluções para dar suporte a estas demandas que vão atuar como um divisor de águas entre o presente e o futuro tecnológico e irreversível que nos esperam.

O e-commerce continuará a expandir, principalmente em mercados emergentes, onde a penetração de internet e dispositivos móveis está crescendo rapidamente. O comércio digital transcenderá fronteiras, permitindo que pequenas empresas participem do comércio global.

 


A inteligência artificial estará ainda mais presente em atividades cotidianas, desde assistentes virtuais mais sofisticados até automação de tarefas em domicílios, como dispositivos inteligentes que aprendem e ajustam automaticamente suas configurações com base nos hábitos dos usuários. Muitas empresas colocarão a IA e personagens fictícios para oficializar o atendimento de clientes, neste sentido, podemos ter um aumento de desempregos.

Assistentes como Alexa, Siri e Google Assistant serão capazes de interagir de maneira mais natural e proativa, entendendo contextos mais complexos e realizando tarefas mais personalizadas e integradas em múltiplas plataformas e até aprendendo com um pouco mais de eficácia a nosso respeito.

A IA será usada em processos colaborativos, ajudando profissionais a criar, projetar e desenvolver soluções. Áreas como design, engenharia e marketing serão impactadas pela combinação das capacidades humanas com a análise e geração de soluções pela IA. Crimes relacionados a IA também podem acentuar-se, neste sentido, Iansã vem acelerar o cumprimento da lei, a criação de regras e até o posicionamento moral sobre este cenário. Como aplicar a lei em uma demanda onde ela não existia? Como aplicar a lei em situações que ainda nem sabemos como vão acontecer?  Iansã regente da lei na Umbanda sagrada precisa acelerar algumas cousas sobre a ordem para que não vire um grande caos. 

A regência de Iansã, que traz consigo a busca por justiça e verdade, pode refletir na política, com movimentos sociais se intensificando, causando escândalos sociais e buscando maior equidade e transparência. Será um ano de debates acalorados e mudanças legislativas importantes, com foco em direitos humanos, questões de gênero e justiça social.

 

Temperatura e clima

Continuaremos enfrentando um aumento nas temperaturas médias devido às mudanças climáticas globais. Esse aquecimento pode gerar verões mais longos e intensos, com temperaturas recordes.

Embora o Brasil não seja diretamente afetado por furacões, a intensificação de tempestades tropicais pode trazer chuvas fortes e ventos destrutivos em áreas costeiras, agravando a erosão e causando danos a populações vulneráveis.

Embora o ano passe a maior parte do tempo seco, quente como o fogo de Iansã, podemos esperar e se planejar para presença de chuvas fortes e acompanhadas de grande volume de água como suas tempestades.

 

Iansã vibra também cemitério



Iansã é uma guerreira poderosa que comanda as almas e nos guia com determinação e coragem em momentos de crise, todavia, a associação da sua velocidade, a força destrutiva de sua tempestade e sua energia que também passa pela calunga quando combinadas, podem trazer a sensação de desencarnes mais frequentes e/ou até mais presentes em acidentes coletivos,  catástrofes climáticas, novas doenças, assassinatos, mortes cujo teor chocam sociedades, guerras, chacinas, etc.

 

Saúde e Bem-Estar

Iansã, como orixá que domina as tempestades, também nos lembra da importância de manter o equilíbrio em tempos de turbulência para evitar inclusive as doenças frutos de ambientes de aceleração: pressão alta, ansiedade, infarto, Burnout, estresse, exaustão, problemas de coração, insônia, hipertensão, outros.

Em 2025, a saúde mental continuará sendo um foco central das discussões, com a sociedade reconhecendo a necessidade de cuidar tanto do corpo quanto da mente. Na área da saúde, espera-se avanços em tecnologias médicas, telemedicina e tratamentos personalizados ou para doenças que antes não tinham tantos recursos e ferramentas. O ano será promissor para inovações na área de pesquisa genética e inteligência artificial aplicada à medicina, neurociências e comportamento.

O aumento da temperatura e da umidade poderá expandir as áreas de risco para doenças transmitidas já conhecidas, como a covid, gripes e suas variações, dengue, zika e chikungunya. O aumento da poluição do ar, combinado com períodos de seca e queimadas, aumentará os casos de doenças respiratórias, especialmente entre populações mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Doenças que remetem ludicamente ao choque/raios/vento também podem ser acentuadas: infartos, ataque de coração, morte súbita, pressão alta, ataques fulminantes, asma, doenças respiratórias, doenças envolvendo circulação/sangue, outros.

 

Conclusão


Sob a regência de Iansã, 2025 será um ano de intensas transformações. As tempestades que ela traz não são destrutivas por si só, mas sim oportunidades de renovação, limpeza e crescimento e mudanças. Ninguém sai de uma tempestade da mesma maneira que entrou. Nós sempre sairemos mais fortes. Iansã vem para mudar o que precisa ser mudado, inclusive a nós mesmos.

Será um período para aqueles que estiverem dispostos a sair da zona de conforto, aprender novas habilidades e se adaptar às mudanças. Desejo que possamos nos conectar com a energia de Iansã, com sua força e sabedoria, enfrentando as tempestades com coragem e emergindo delas renovados e fortalecidos.

Só uma observação pessoal do pai: Eu não sei se o Elon Musk vai fazer um carro voador, mas se ele fizer, tem tudo haver com um ano de iansã! Brincadeiras a parte, seja para onde a tempestade de 2025 nos levar, há de se lembrar que será repleto do amor e da proteção de mãe Iansã. 

Axé!

Pai Eduardo de Oxossi

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....