Pular para o conteúdo principal

POMBOGIRA GUARDIÃ - POR EDUARDO DE OXOSSI

 


Pombajira, Pambujira, Pombujira, Pombojira, Bombogira, Pombagira são variações de nomes para designar entidades africanas femininas que atuam com a vibração da esquerda dos caminhos, encruzilhadas, bifurcações e comunicação, dotado de aspectos femininos e primitivamente representado por energias femininas.

Quando a energia feminina da esquerda chega nas “Umbandas” ela sofre suas próprias variações de nomes de casa para casa, inclusive percebemos isso nos pontos cantados e nos enunciados que se referem a elas.

No T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda tratamos a energia com a nomenclatura de “Pombogira”.

O termo “Pomobira Guardiã” por sua vez é um termo Umbandista, em especial presente nas vertentes de Umbanda Sagrada para designar a falange feminina da esquerda que fica exclusivamente direcionada à nossa proteção, ou seja, uma entidade que ficará fixada na proteção da matéria, do médium, do cavalo, dos caminhos daquele filho, portanto, se difere da Pombogira de Trabalho.

 

Tem Umbandas em que o médium tem apenas uma Pombogira, em outras ele pode ter mais do que uma. Na Umbanda Sagrada é muito comum (desde o início desenvolvimento mediúnico) que os sacerdotes ensinem seu time de médiuns a fixar a Pombogira de Trabalho e o Pombogira Guardiã antes de iniciarem seus atendimentos aos clientes e consulentes.

Pombogira de Trabalho é aquela que vem em terra para dar consulta, atender a população, fazer e desfazer feitiços, realizar limpezas e atendimento ao outro. Já a Pombogira Guardiã é o nosso Pombogira pessoal, a Pombogira reservada a atuar com magias para nos proteger dos males, perigos e situações negativas principalmente que represente algum perigo para o nosso trono dos desejos.

Pombogira é rainha do desejo, senhora dos caminhos, Pombogira Guardiã, portanto, é a senhora dos caminhos da nossa paixão, senhora dos caminhos na nossa autoestima, senhora dos nossos caminhos  e desejos pessoais e profundos.


Pombogira Guardiã é aquela que vem dar uma passada em terra para nos limpar, nos descarregar ou mesmo fazer algum trabalho que o médium esteja necessitando, ou ainda, dar aquele corretivo, aquele aviso, aquele conselho para ajuste de rota e comportamento do médium.

Cuidar da Pombogira de Trabalho é fortalecer a Pombogira para os trabalhos que lhe estejam sendo designados. Cuidar da Pombogira Guardiã é cuidar e fortalecer a Pombogira que segura as demandas contra nossos relacionamentos, contra o nosso magnetismo pessoal, contra os nossos desejos, nossa motivação, nossas paixões na vida (e isso não se limita a relacionamento amoroso).

 

CARACTERÍSTICAS DA POMBOGIRA GUARDIÃ

 


Trono: Desejos

Orixá regente: Cada Orixá tem as suas Pombogiras. Por exemplo: Pombogira da Praia (Yemanjá), Pombogira das Matas (Oxossi), Pombogira do Ouro (Oxum), Rosa Caveira (Omolu), Pombogira rosa branca (Oxalá), Pombogira das 7 Encruzilhadas (Ogum), Pombogira da Pedreira (Xango), Pombogira do Fogo (Egunitá) e assim por diante.  Embora todos as Pombogiras na Umbanda Sagrada tenham uma forte ligação com Ogum (em função do ponto de força “caminhos, ruas, estradas”) e com Oxum (por serem entidades da esquerda naturalmente que mexem com o amor), é o nome associado ao sobrenome da Pombogira que determinará de fato onde diretamente e para qual Orixá ele trabalha, qual Orixá é seu mistério, bem como qual campo de atuação ela corre gira.

Sincretismo religioso: Maria Madalena, Santa Thais, Lilith, Afrodite, outras.

Dia de Pombogira: 8 de Março.

Dia da semana: Segunda

Cor de Vela: A mais comum é vermelha, todavia, pode aparecer outras cores bicolor com preto que não sejam as vermelhas. Esta variação vai estar Ligada ao mistério dela, por exemplo: Pombogira (Vermelho) do Ouro (Amarelo), Pombogira (Preto) da Praia (Azul), Pombogira (Preto) das Matas (Verde), Pombogira (Vermelho) Maria Padilha (Vermelho), Pombogira (Preto) Mulambo (Roxo), Pombogira (Preto) menina (Rosa), etc. 

Fio de conta: O mais comum é guia vermelha, todavia, assim como as velas, o fio de conta da Pombogira seguirá seu mistério, seu campo de atuação: Pombogira do Ouro (Preta e Dourada ou Preta e Amarela), Rosa Caveira (Preta com detalhes vermelho ou branco), Pombogira das Matas (Preta e Verde / vermelha e verde) e assim por diante.

Banhos e Ervas: Rosa vermelha, cascas de maçã, calêndula, patchouli, canela, artemísia, etc.

 


 

Saudação: Laroye Pombogira, que significa “Salve a Mensageira”.

Campo de força: Pombogira é chamada de Povo da Rua, porém, seu campo de força é também associado ao tipo de Pombogira. Seu campo de trabalho na Umbanda seguirá o seu campo de força: Cabaré, Estradas, Encruzilhadas, Cruzeiros, Cemitérios, Praias, Matas, Covas, Etc.

Animais que representam a presença de Pombogira: Cisne, Galinha.

Número: 1 (Por ser o iniciador, o que come primeiro, o que passa na frente) e 7 (por ser um número mais usado nas magias, feitiços, mandingas, espiritualidade, poder.

Bebida: Champanhe, vinho suave, cerveja, licores, bebidas adocicadas, etc.

Comidas: padês de farinha com água, ou mel, ou groselha, ou champanhe, ou outros elementos conforme fundamentos e objetivos. Pombogira, assim como Exu é a boca que tudo come, mas entre suas preferências estão as frutas vermelhas (todos os tipos) e os doces (bomboms, doce de mocotó, balas de licor). Um dos elementos de Pombogira é o coração, portanto, assim como a banana acaba se destacando como fruta preferida de Exu como fonte de vitalidade, virilidade e força, o coração da bananeira é objeto preferido de Pombogira para magias de desejo, paixão, sedução e afins. Pombogira goste e atua com os elementos vermelhos, bem como tecidos, incensos, perfumes e demais objetos que instigam os sentidos e encantam os sentimentos.

Verbos ligados à Pombogira: Amar, Apaixonar, Encantar, Envolver, Seduzir, Magnetizar, Desejar, Atrair, Enfeitiçar, Casar, Felicitar, Motivar, Aquecer, esquentar, Reacender, Unir, Alegrar, Comemorar, Festejar, Curtir, Experimentar, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a