Pular para o conteúdo principal

O QUE É PAZ E QUAL A RELAÇÃO COM OXALÁ? POR EDUARDO DE OXOSSI

 



 

Você já ouviu dizer que Oxalá é Paz? Mas o que é Paz? Você conseguiria explicar isso a alguém? Você entende o que é? Você pratica isso em sua vida?

A paz é uma relação humana entre pessoas que não estão em conflito, em outras palavras, uma relação de pessoas que estão de acordo sobre um determinado tema, em concórdia de conviverem cada um no seu espaço, respeitando-se, sem motivação, estímulo ou vontade para o confronto ou destruição alheia.

A paz pode ser observada diretamente nas relações tranquilas entre cidadãos onde há ausência de problemas e conflitos entre eles, ausência de violência e discórdia entre eles. A presença da paz pressupõe ausência de sentimentos e intenções destrutivas que por natureza, são contrárias à este conceito.  

Eu vejo a “Paz” como aquele sentimento que temos onde ninguém quer guerra com ninguém, onde ninguém quer encrenca com ninguém, onde queremos ficar no nosso equilíbrio sem ir provocar uma encrenca alheia e sem tolerar que venham perturbar o nosso sossego.  

Pode-se dizer que onde reina a paz, o conflito não opera, a maldade não tem força e por isso a presença de Oxalá é tão importante em nossas vidas.

A famosa "bandeira branca" é a garantia, o sinal para que duas pessoas (ou mais), dois povos, dois territórios, dois países vivam coexistindo mesmo tendo opiniões diferentes.

A Paz não é sinônimo de sermos uma pessoa boba, submissa, passiva, pelo contrário, exercer a paz é uma escolha, portanto, exige consciência e uso do livre arbítrio. Escolher ter/dar paz depende de nós, porém, como a paz está vinculada geralmente em uma relação de mão dupla, se um dos lados quiser a guerra, a paz será mais custosa ao outro lado.

Oxalá é esta pequena palavra que chamamos de “Paz”, mas como Umbandista é de suma importância que possamos nos debruçar sobre ela e ampliar o seu significado.

O conceito de paz é infinitamente profundo e provavelmente os clientes que buscam consultas com os guias nas giras, certamente já devem ter trazido queixas como:

 

- Não tenho paz com meus pensamentos;

- Não tenho paz em casa;

- Não tenho paz em casa;

- Terminei meu relacionamento e meu ex não me deixa em paz;

- Tem uma pessoa me perseguindo e tirando a minha paz;

- Fulana não aceita meu relacionamento e faz um inferno na minha vida;

- Não tenho paz na escola;

- Etc.

 

As pessoas precisam de paz para viver, caso contrário, estarão sempre expostas em situações de estresse, conflitos, batalhas, exaustão, pressão psicológica e outros efeitos colaterais negativos que a ausência de paz traz.

Se Oxalá é um dos seres mais elevados da criação (pois existem outros Orixás e seres ligados ao início de tudo) e Oxalá é a Paz, podemos subentender que a natureza do mundo é pacífica, que estamos neste plano por um objetivo maior (de evolução) e de nos tornarmos pessoas melhores. 


Se nós louvamos Oxalá, qual a nossa relação com a paz que tanto sai da nossa boca? Se paz é Oxalá e Oxalá é Umbanda, qual a relação do Umbandista com a Paz?

Que não seja preciso esperar o Natal (25 de dezembro) para se lembrar de paz e de Oxalá. A relação de Oxalá com a paz é explícita, nós é que esquecemos de colocá-la em prática e/ou as vezes reduzimos ela a uma palavra de 3 letras que oculta a grandeza do seu real significado. 

 

Asé

Pai Eduardo de Oxossi 

#oxala #umbanda #umbandasagrada #tronomasculinodafe #oxalaepaz #pazdeoxala

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....