Você já ouviu dizer que Oxalá é Paz? Mas o que é Paz? Você conseguiria
explicar isso a alguém? Você entende o que é? Você pratica isso em sua vida?
A paz é uma relação humana entre pessoas que não estão em
conflito, em outras palavras, uma relação de pessoas que estão de acordo sobre
um determinado tema, em concórdia de conviverem cada um no seu espaço,
respeitando-se, sem motivação, estímulo ou vontade para o confronto ou
destruição alheia.
A paz pode ser observada diretamente nas relações tranquilas entre cidadãos onde há ausência de problemas e conflitos entre eles, ausência de violência e discórdia entre eles. A presença da paz pressupõe ausência de sentimentos e intenções destrutivas que por natureza, são contrárias à este conceito.
Eu vejo a “Paz” como aquele sentimento que temos onde ninguém quer guerra com ninguém, onde ninguém quer encrenca com ninguém, onde queremos ficar no nosso equilíbrio sem ir provocar uma encrenca alheia e sem tolerar que venham perturbar o nosso sossego.
Pode-se dizer que onde reina a paz, o conflito não opera, a maldade não tem força e por isso a presença de Oxalá é tão importante em nossas vidas.
A famosa "bandeira branca" é a garantia, o sinal para que duas pessoas (ou mais), dois povos, dois territórios, dois países vivam coexistindo mesmo tendo opiniões diferentes.
A Paz não é sinônimo de sermos uma pessoa boba, submissa, passiva, pelo contrário, exercer a paz é uma escolha, portanto, exige consciência e uso do livre arbítrio. Escolher ter/dar paz depende de nós, porém, como a paz está vinculada geralmente em uma relação de mão dupla, se um dos lados quiser a guerra, a paz será mais custosa ao outro lado.
Oxalá é esta pequena palavra que chamamos de “Paz”, mas como Umbandista é de suma importância que possamos nos debruçar sobre ela e ampliar o seu significado.
O conceito de paz é infinitamente profundo e provavelmente os clientes que buscam consultas com os guias nas giras, certamente já devem ter trazido queixas como:
- Não tenho paz com meus pensamentos;
- Não tenho paz em casa;
- Não tenho paz em casa;
- Terminei meu relacionamento e meu ex não me deixa em paz;
- Tem uma pessoa me perseguindo e tirando a minha paz;
- Fulana não aceita meu relacionamento e faz um inferno na
minha vida;
- Não tenho paz na escola;
- Etc.
As pessoas precisam de paz para viver, caso contrário,
estarão sempre expostas em situações de estresse, conflitos, batalhas,
exaustão, pressão psicológica e outros efeitos colaterais negativos que a
ausência de paz traz.
Se Oxalá é um dos seres mais elevados da criação (pois existem outros Orixás e seres ligados ao início de tudo) e Oxalá é a Paz, podemos subentender que a natureza do mundo é pacífica, que estamos neste plano por um objetivo maior (de evolução) e de nos tornarmos pessoas melhores.
Se nós louvamos Oxalá, qual a nossa relação com a paz que tanto sai da nossa boca? Se paz é Oxalá e Oxalá é Umbanda, qual a relação do Umbandista com a Paz?
Que não seja preciso esperar o Natal (25 de dezembro) para se lembrar de paz e de Oxalá. A relação de Oxalá com a paz é explícita, nós é que esquecemos de colocá-la em prática e/ou as vezes reduzimos ela a uma palavra de 3 letras que oculta a grandeza do seu real significado.
Asé
Pai Eduardo de Oxossi
#oxala #umbanda #umbandasagrada #tronomasculinodafe
#oxalaepaz #pazdeoxala
🙏🏻🕊🕯🤍
ResponderExcluir