Por Pai Eduardo de Oxossi / Intuição de Exu Tranca Rua das Almas
Sabemos que o homem é um ser independente e age conforme suas escolhas e livre arbítrio, todavia, é sempre prisioneiro e afetado pelas consequências dos seus atos e atitudes.
Estes, nem sempre são positivas em sua vida e na vida das pessoas em seu redor. Há inclusive aquelas situações que estão causando sofrimento aos indivíduos, cônjuges, pais, mães, filhos, familiares, porém, sozinhos (as) não estão conseguindo mudar o comportamento.
É necessário muita responsabilidade, ética e respeito para mexer com o livre arbítrio de outra pessoa, uma boa justificativa dentro da Umbanda que por natureza só prega o bem, seria intervir em uma situação em que as atitudes de determinada pessoa estão colocando em risco a si mesmo ou outro semelhante.
Podemos citar os seguintes casos como exemplos destas situações:
- Uma pessoa com compulsão alimentar que está com obesidade mórbida, correndo risco de vida, que já foi alertada pelos médicos mas não está conseguindo sair desta situação. Aqui precisamos atuar com a transmutação de pensamentos de autocontrole, força, diminuição de pensamentos ansiosos, diminuição de pensamentos voltados à comida exagerada, "fome psicológica" e daqueles pensamentos que estão gerando este descontrole alimentar.
- Uma pessoa que está perdida nas drogas, já vaga pelas ruas, já roubou e vendeu as coisas de lares de seus familiares, mas não está conseguindo ou aceitando ajuda. Podemos atuar tentando abrir a consciência para aceitar ajuda, para conseguir enxergar seu quadro e não mais aceitar a condição que se encontra. Podemos tentar fortalecer os pensamentos que geram ações positivas e inibir os pensamentos que geram comportamentos negativos.
- Uma pessoa com crenças limitantes e pensamentos autodestrutivos, até depressivos que estão agindo prejudicialmente a si mesma ou a um semelhante. Neste exemplo, temos outras mil oportunidades de atuação. Seja instalando pensamentos de autoestima, minguando pensamentos de medo e assim por diante.
- Um homem que caiu no vício da bebida e ao chegar em casa agride a mulher. Aqui precisamos trabalhar pensamentos de conscientização de que seu comportamento está prejudicando aqueles que ele ama.
- Uma pessoa que gostaria de sair de pensamentos negativos e não está conseguindo.
- Outros.
Este feitiço tem por objetivo atuar, intervir em casos cujo a forma de pensar da pessoa está de alguma forma contribuindo com ações e comportamentos destrutivos à ela ou a pessoas em seu redor.
INGREDIANTES, OBSERVAÇÕES E PREPARO
1) Pegue um tomate vermelho e peça a Exu ajuda para transmutar o pensamento da pessoa. Coloque um pedaço de papel com nome, data de nascimento e pedido de qual pensamento vamos transmutar dentro do tomate.
2) Abra só meia banda da tampa para conseguir colocar o pedido e sele com 7 palitos de dente. Se você tem tronqueira ou casa de Exu, deixa nos pés de exu por 7 dias e acenda uma vela bicolor preta e vermelha para o Exu que está sendo ativado o trabalho. Se você não trabalha com Exu ou ainda não sabe o nome do seu, invoque o senhor tranca ruas. Se você não tem tronqueira, deixe nos pés de um cruzeiro de praça ou do cemitério. Se feito na sua tronqueira, depois de 7 dias pode jogar os dejetos no lixo.
3) Conforme a gravidade do caso, podemos fazer um tomate para cada tipo de pensamento a ser transmutado.
4) Para minguar pensamentos, o feitiço tem mais força em lua minguante.
5) Para expandir pensamentos o feitiço tem mais forma na lua crescente.
6) Para gerar novos pensamentos o feitiço tem mais força na lua nova.
7) Para gerar força de vontade, o feitiço tem mais força na lua cheia.
TOMATE E A SIMBOLOGIA
Em muitas culturas o tomate é associado à fertilidade, prosperidade e até emoções, como amor e raiva. Há vários tipos de tomate, o sugerido pelo seu tranca ruas são os mais comuns (Débora, Carmem, Holandes e Italiano). Reserva o tomate cereja à trabalhos com Exu mirim e pombogira (ótimo para casos de amor). Caqui em trabalhos com malandros, pode ser bem vindo em casos de vícios.
O pensamento de uma pessoa é frequentemente influenciado pelas suas relações. Estamos a todo momento influenciando pessoas e sendo influenciado por elas, portanto, em casos de más influências de amizades em pensamentos alheios, se faz necessário complementar os trabalhos com intervenções no grupo que a pessoa está se relacionando.
Mas este assunto fica para um outro texto. Há de se entender que casos complexos exigem situações complexas e não haverá nenhuma receita mágica de internet para solução. Quanto mais grave o caso, mais complexo vai ser a atuação dos guias. Deixo este recurso aqui principalmente pensando em médiuns que estão trabalhando com o passe e se deparam com casos e queixas graves dos clientes e precisam encontrar rotas, ferramentas e feitiços para ajudá-los em seus casos.
O pensamento é algo mutável, não fica parado, está a todo momento em movimento, por isso é um campo difícil de atuar. Na Umbanda sagrada o mistério de Exu Mirim é quem rege as intenções. Embora no T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda nós temos muitos exemplos de sucesso usando tomates com Exu, ressalto que temos um vasto campo de trabalho com este elemento na linha de Pombogira, Mirins e Malandros.
Cada caso é um caso e certamente vai precisar de feitiços complementares e personalizados para que tenha mais eficiência naquela quadro.
Se você trabalha com guia, consulte o seu para complemento do trabalho.
Se você está em desenvolvimento ou frequenta a religião como consulente e cliente, não saia fazendo trabalho algum sem a orientação de uma liderança religiosa. A espiritualidade é uma coisa séria e a vida das pessoas mais ainda.
Abraço,
Pai Eduardo de Oxossi
Comentários
Postar um comentário