Pular para o conteúdo principal

CITRINO: PEDRA DE EGUNITÁ! USO, FUNDAMENTO E BENEFÍCIOS

Por Eduardo de Oxossi
Sacerdote e Dirigente do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda (SP)


                               Resultado de imagem para citrino



INTRODUÇÃO

O Citrino é uma pedra de cor alaranjada/amarelada (devido a presença de magnês e titânio) vitalizadora ligada a energias solares. Para alguns estudiosos de pedras este caráter vitalizador permite que ela se auto-energize e reenergize outras pedras. Ela estimula a regeneração celular (ótima para cicatrizações e recuperação de cortes). 

Do grego, era conhecida como "Pedra Limão". Tanto Gregos como Romanos acreditavam que quem tinha esta pedra, poderia se livrar da inveja. Diferente da idade média onde quem a tivesse era sinal de uma pessoa rica e próspera, merecedora. 

                                                Imagem relacionada

Ligada a Egunitá ela traz a energia da justiça nos protegendo de demandas mentais e sentimentos negativos que possam nos prejudicar: inveja, mágoa, raiva, ódio, dependência emocional, apego, etc. Ela aguça a intuição defensiva, ou seja, ajuda para fazer com que a pessoa abra os olhos para evitar armadilhas e situações inusitadas colocada por pessoas má intencionadas. 

CITRINO E A PROSPERIDADE

Alguns estudiosos atribuem o Citrino à prosperidade, podemos interpretar isso devido a sua característica dourada em algumas enfases de pigmentação e ao fato de Egunitá ser muito protetora do "merecimento". 

Ela rege o trono feminino da Justiça na linha de Umbanda Sagrada, é aquela que esgota os excessos negativos ligados aos assuntos da justiça, é ela que esgota aquele que está fazendo nascer as injustiças, deste ponto de vista, esta pedra remove aqueles que estejam com inveja ou olho gordo sobre nossa prosperidade, portanto, abrindo nossos caminhos para tornar-se mais prósperos. 

CITRINO E A SAÚDE

                                      Imagem relacionada

Na saúde ele ajuda na cura de problemas digestivos, problemas de visão e problemas ligados aos rins. Trata-se de uma pedra que assim como o fogo ela é consumidora, transformadora, esgotadora. Podemos usá-la para esgotar o cansaço, queimar sentimentos negativos e transformar as más energias presentes para que sigam ao seu local de merecimento.  

CITRINO E A QUEBRA DE DEMANDAS

                                  Resultado de imagem para citrino

Por ser uma pedra do reino elemental da Justiça ela pode facilmente ser usada em mandalas, cabalas, pontos riscados, pontos de força, patuás, jóias, outros como objeto para cortar demandas, em especial as demandas mentais, aquelas em que a pessoa não nos tira da cabeça pensando negativamente em nós, nos praguejando, difamando, etc. 

ENERGIZAÇÃO E LIMPEZA DO CITRINO

Como mencionamos anteriormente, ela é auto-energizadora, todavia, uma boa forma de emantá-la é deixá-la no banho de sol, em especial o sol da manhã (aquele que nasce, cresce e atinge seu ápice).  

Na dúvidas sobre como proceder com as pedras, conheça a doutrina da sua casa ou consulte o pai de Santo de sua Confiança. 

BIBLIOGRAFIA DE PESQUISA

Site: https://www.cristaisaquarius.com.br/blog/significado-citrino-pedra/ 
Site: http://www.wemystic.com.br/artigos/pedra-citrino/
Site: https://www.iquilibrio.com/blog/terapias-alternativas/cristaloterapia/pedra-citrino/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a