Pular para o conteúdo principal

TÉCNICA DE BENZIMENTO NA UMBANDA: POR EDUARDO DE OXOSSI

O Benzimento é uma das coisas mais antigas que temos em religião. Benzer singelamente significa tornar "Bento" ou "Santo". É uma prática comum em muitos lugares do mundo e não é exclusiva de uma única religião. No Brasil ganhou força no período de colonização através da chegada dos imigrantes e, portanto, chegada da diversidade religiosa. Vale lembrar que mesmo que não usassem o nome de "Benzimento" os índios que aqui viviam já executavam o comportamento de benzer, nem que através das suas danças, dialetos e ritos. Voltando aos colonos, a prática de benzimento era visível na figura de dois importantes papeis sociais: parteiros e benzedeiros. 

Os parteiros (na sua maioria mulheres) eram pessoas especializadas em partos (prática que antecede a própria medicina). Muitos partos foram feitos concomitantemente a rezas, ou seja, enquanto faziam o parto, rezavam pela vida do feto e da mãe. Já os benzedeiros (na sua maioria homens no inicio deste papel social) tinham o dom de rezar e benzer removendo doenças, feitiçarias e problemas diversos através de suas próprias mãos e rezas. 

Se pararmos para pensar, a prática do benzimento substituiu a lacuna existente pela falta de médicos, lideres religiosos, farmácias e outros avanços. Parteiros e benzedeiros eram solicitados para problemas ligados a ordem espiritual. O benzimento de raiz tem sua origem na prática de rezas, elaboração de garrafadas, proteção de lares, proteção comercial, abertura de caminhos, remoção de doenças (físicos, mentais e espirituais), etc.

O Benzimento não tem hora e nem local. Diferente de algumas práticas Umbandistas que necessita operar com uma determinada fase da lua, um determinado tipo de vestimenta, de banho, de vela ou afim, o benzimento se destacou pela sua atuação simplista e generalista. Para a prática de um benzimento, não faz diferença se é quaresma, finados, natal ou afim. Há sempre um tipo de reza específico para cada situação. Há sempre um tipo de reza para cada mistério, variando de benzedeiro para benzedeiro. 

Neste sentido, o benzimento parece ser algo desprendido de dogmas ou influencias religiosas. O que parece é que religiões (Evangélio, Catolicismo, Umbanda, etc) adotaram o benzimento em suas práticas. 

PASSOS DO BENZIMENTO

Há 3 grandes e importantes passos para um bom benzimento:

: De nada adianta proferir ou ler lindas palavras se ela não vier do seu coração, da sua fé e devoção. Fé é a capacidade de acreditar em coisas que nem sempre vemos, que nem sempre acompanham explicações científicas ou empíricas. Fé é ver e sentir além da coisa vista. É o elemento de se conectar com o divino. A pessoa que procura um benzimento também deve ter fé, pois de nada adianta apenas o benzedor atuar com sua fé e um ateu ou descrente quebrar a egrégora magistica que esteja se formando ali. 

VERBO: Um benzedor deve ter em seu arcabouço uma série de "verbos" chaves para proferir um bom benzimento. Benzimento se faz com palavras, você dá e coloca poder e autoridade nelas. Se suas palavras forem frágeis, incertas, incoerentes, desprendidas ou antagônicas, você acaba atrapalhando a energia do benzimento. Sugestão de verbos: ABRIR, CAIR, ACABAR, AFETAR, AMPARAR, APAZIGUAR, BLOQUEAR, CANALIZAR, DESAMARRAR, DECRETAR, DESTRANCAR, DESVIAR, DILUIR, ENVIAR, FECHAR, GANHAR, HARMONIZAR, LACRAR, LEVANTAR, LUTAR, MOVIMENTAR, ORAR, BENZER, PORTAR, PROTEGER, RETIRAR, SOMAR, SEPARAR, TRANSFORMAR, ETC.

SENSO: Senso, ética e profissionalismo. Em um artigo do Blog discutimos o conceito de "Biopsicosocioespiritual". Este mesmo conceito se aplica nos benzimentos. As pessoas que procuram um benzimento são pessoas humanas, em evolução e não cabe ao benzedeiro o ato de julgar, criminalizar, desfazer ou colocar energias negativas e pessoais sobre aquela vida que já se encontra em sofrimento. O que chamamos de senso se aproxima do que Jesus disse que era um dos sentimentos mais importantes: o amor. 

INSTRUMENTOS DO BENZIMENTO

Embora a fé, o domínio sobre as palavras (Verbos) e o senso sejam os 3 principais elementos do benzimento, ao visitarmos diferentes benzedeiras e benzedeiros podemos observar a diferença de materiais presentes neste ato: azeite de oliva, água, galho de arruda, galho de guiné, crucifixo, rosários, etc.

A escolha de elementos complementares irá variar de acordo com o mistério que aquele benzedor recebeu de seus antepassados, pois a prática de benzer também é conhecida por passar de geração a geração. Alguns benzedeiros desencarnam e levam consigo todo o conhecimento (por motivos que não nos cabe julgar), mas em sua grande maioria, deixam discípulos para continuar sua missão.

BENZIMENTO NA UMBANDA



Na Umbanda, ao observarmos a prática de benzimento através dos guias, percebemos diferença de linha para linha, por exemplo, um preto velho benzendo um filho em um passe, ritual de fechamento de corpo ou afim usa em sua simplicidade os 3 elementos: Fé, Verbos e Senso. Perceba quando for submetido a um benzimento, mesmo quem em sussurro ou voz baixa, o preto velho está realizando o ritual dentro deste tripé. Arruda, água ou outra erva se faz necessário de acordo com cada mistério.

Já em um passe na linha de baianos, por exemplo, os guias fazem movimentos com as mãos, estralam os dedos, batem no chão e junto a estes movimentos acompanham palavras (que podemos também chamar de benzimento). Seja falada ou apenas mantida na cabeça do médium, tal linha também parece reconhecer, respeitar e utilizar o tripé: Fé, Verbos e Senso.

Quando estamos dizendo "Verbo", é importante deixar claro que não se limita as terminações em AR, ER, IR, etc, estamos traduzindo em verbo tudo que uma determinada palavra traz, por exemplo, vamos imaginar que o guia esteja fazendo um benzimento de abre caminho (verbo Abrir e verbo Caminhar), mesmo que o guia não saiba o que na terra, em língua portuguesa significa "Verbo", ele pode e certamente apresentará o domínio:

Eu ABRO teus caminhos em nome de pai Oxalá!
Teus caminhos estão ABERTOS em nome de Ogum!
Eu invoco as forças da Baia para que ABRAM seus caminhos.

Este foi só um exemplo do manejo do verbo "Abrir". O Verbo e seu manejo dá poder ao guia em sua construção de frases e ordenações. Os guias não falam certo ou errado, muitos usam dialetos específicos a sua falange (índios, escravos, etc). O que chamamos de verbo não é a exigência de um guia falar o português correto, mas o sentido de explorar o verbo em ações espiritualmente mandadas. Chamamos de "Verbo" o domínio que ele tem em falar palavras que junto a fé e senso atuam na vida de uma pessoa. 

O benzimento pode ser feito em qualquer linha de Umbanda, inclusive em Eres (Nas palavras de uma criança) ou na linha de esquerda (nas palavras de um Exu). O guia pode fazê-lo de forma oral (voz baixa, média ou alta), pode fazer via pensamento (consciente ou inconsciente), pode fazer das mais variadas formas. 

Em alguns terreiros há a presença do "MÉDIUM DE SACUDIMENTO", médium incorporado que limpa o consulente com ervas e o descarrega antes dele passar com o médium de consulta. Este médium no papel de descarrego e limpeza pode fazer um benzimento ao mesmo tempo em que usa ervas para descarregar o visitante. Onde e como o guia vai usar o benzimento, somente ele poderá lhe dizer, afinal de contas, parte do ensinamento vem de livros, leitura, estudo e homem e a outra parte vem dos nossos guias e mentores espirituais. A junção destes dois mundos resulta no lindo processo que a Umbanda chama de "Incorporação".

Uma das coisas que muda drasticamente entre o benzimento de um "Benzedor" (fora de uma religião) e um "Benzedor" na Umbanda são os dogmas, ou seja, a Umbanda leva muito em consideração seus preceitos, o branco, uma defumação, os banhos, as velas, etc. Pode ser que mesmo desencorporado que um médium necessite fazer um benzimento, ele escolha colocar um ou alguns destes itens em sua prática de benzimento. Não há certo ou errado, o que é preciso entender são as diferenças, a doutrina e os fundamentos de "Porque" estamos fazendo determinada prática dentro do ritual espiritual. 

OBALUAÊ: O BENZEDEIRO

Há um ponto de Obaluae que diz assim: "Vem vem vem...meu padinho Obaluaê, venha nesta casa, vem aqui para nos benzer...Ele tira quebranto, tira zic zira, ele tira doença e até feitiçaria. Com pipoca e azeite de dênde, nos dê a proteção, meu padinho Obaluaê."

Obaluaê não é só o orixá da transformação, da saúde e das doenças, é também dentro do terreiro de Umbanda um grande benzedor. Em muitos trabalhos (seja na gira ou trabalhos particulares) a presença deste Orixá é quase mandatória em situações de benzimento. Obaluaê ganhou este ponto de força e rege a transformação da saúde em doença e doença em saúde. Rege a transformação do bem em mau e do mau em bem. Rege a transformação de quebranto em benção e benção em quebranto. Dizem algumas lendas que a "caixa de pandora" contendo inúmeras doenças desconhecidas pelo homem pertenceria também a Obaluaê. 

Não combinamos que usar a Fé (um dos tripés) seria acreditar naquilo que não se vê? Embora nem tudo possamos ver deste sagrado orixá, a fé, o verbo e o senso através de sua descida em terreiros, de sua transformação em vidas tem sido resultados mais do que suficientes no alcance de graças e causas. Atotô Obaluaê! 



     

Comentários

  1. Gostei muito... atotô Obaluaê... salve as almas...

    ResponderExcluir
  2. adorei trab.com preto velho de aruanda muit bom abs.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria muito de receber um benzimento k quebace feitiço! Pois sinto k estou enfeitiçada nada dá certo pra mim si alguém souber d alguém k desfaça feitiço eu agradeço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode