Pular para o conteúdo principal

PROPRIEDADES MEDICINAIS FITOTERÁPICAS DE ERVAS

A fitoterapia (tratamento de doenças através de ervas), etnobotânica (estudo do uso de ervas através dos povos), a medicina homeopata e outras ciências fornecem a população uma série de ervas com propósitos medicinais e de promoção de saúde, toda via é importante lembrar que no Brasil, em função das regras do ministério da saúde, conselhos de medicina e outros órgãos fiscalizadores, nenhuma erva ou remédio fitoterápico substitui o uso do remédio convencional. 

É por isso, que em um atendimento espiritual de Umbanda com o guia, geralmente quando o assunto é físico, ele não descarta que o consulente procure um "capa branca", vulgo médico. Neste artigo vamos conhecer algumas ervas e suas propriedades medicinais. Estas indicações são oriundas do manual "O poder das ervas, pedras, águas, benzimentos e simpatias" do espiritualista "Francisco Borges". Sua reprodução total ou parcial não pode ser feita sem a devida vinculação ao autor. 



ABORTIVAS

Portanto jamais podem ser indicadas para chá e/ou uso oral, são elas: Aroeira, ananás, babosa, folhas de café, cipó mil homens, folhas de amora, etc. 

ANTIABORTIVAS

São ervas usadas para evitar um aborto, seja ele espontâneo ou não: Espelina, lágrima de Nossa Senhora (farinha), unha de gato (cipó e folha), etc.

AFRODISÍACA

São ervas usadas para estimular a energia sexual: Abacate, agrião, amendoim, canela, catuaba, cipó cravo, cravo da índia, losna, manjerona, noz moscada, pimenta, etc.

ANALGÉSICAS

Combatem o sofrimento por dores: Açoita cavalo (chá), caruru bravo (chá), guiné (compressas), hortelã (chá e compressas), linguá de vaca (compressas), maracujá (chá), malva (banho, chá e compressa - malva é considerado a erva da saúde), etc.

ANTIBIÓTICAS

São ervas que apresentam princípios ativos antimicrobianos: alho, algas marinha, bardana (o pó de bardana é bom para combater furunculos), guapo (xarope e chá), ipê roxo, etc.

APERIENTES

São ervas que abrem o apetite. Geralmente sugeridas por guias aos pais que tem crianças que apresentam dificuldade para comer: Chá de arlecrin, chá de anis estrelado, dente de leão, hortelã, gengibre, limão, losna, quebra pedra, pau amargo, salsa e alimentos ricos em vitamina C. Esta é uma das vitaminas que favorecem o apetite. 

BÉQUICAS

São ervas que combatem a tosse: Agrião, arlecrin, cravo da índia, mel, guaco (xarope), erva cidreira, hortelã, dente de leão, malva, manjerona, rabo de arara, rainha da noite, etc.

CALMANTES

São ervas indicadas para acalmar as pessoas: Açafrão, camolila (chá e banho), alfazema (banho), raspas da casca de tangerina (banho e chá), malva, maracujá (fruta, chá e banho), papoula, sálvia, melissa (banho), canjica (banho).

CARDIOTÔNICAS

Fortalecem o coração: Cajá, cana-de-açúcar, colorau, erva mate, hortelã, inhame branco, limão, rainha da noite, etc.

CARMINATIVAS

Combatem gases: Arlecrin, abacate, alho, cominho, dorme-dorme, erva doce, erva cidreira, espinheira santa, gengibre, guaraná, hortelã, laranja do mato, losna, quebra pedra, salsa, etc.

CICATRIZANTES

São ervas que ajudam a recuperação de tecidos, geralmente ricas em vitamina C: arruda (compressa), babosa, camomila, carqueija, ingá (fruta), laranja (fruta, suco e chá), limão (fruta, suco e chá), acerola (fruta, suco e chá), erva de santa luzia, etc.

SONÍFERAS

Ajudam a regular o sono: raiz de alface, beladona, bardana, chá preto, cipó mil homens, coentro, gengibre, erva doce, limão, malva, maracujá, camomila, papoula, etc.

Há muitas outras propriedades medicinais de ervas como reguladoras de menstruação, tônicos, sudoríficas, vasodilatadores, resolutivas, estomacais, expectorantes, etc. Há muito o que se estudar e o conhecimento se difere de acordo com a prática de cada povo, templo, região, etc. Quando o assunto for ervas, banhos e chás, procure um pai de santo de sua confiança e/ou um fitoterapeuta de sua confiança. Novamente lembramos que o uso ervas NÃO substitui os medicamentos farmacêuticos disponíveis e muito menos uma avaliação médica. Devemos ter muito cuidado quando administrar e indicar o uso de ervas (sejam em banhos ou uso oral), pois a falta de conhecimento pode colocar em risco a qualidade de todo atendimento. ASé!
   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios